USF realiza evento de Pesquisa Acadêmica inspirada no tema da CF 2024
14/05/2024
A Universidade São Francisco (USF) realizou no dia 9 de maio a abertura oficial do evento institucional de Pesquisa Acadêmica, no Câmpus Itatiba, que teve como temática “Vida, Inteligência e Gerações Futuras”, inspirada a partir do tema da Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social”. A atividade também reuniu cinco importantes encontros que acontecem tradicionalmente, sendo eles, 29° Encontro de Iniciação Científica, 22° Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, 18° Encontro de Extensão Universitária, 16° Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo, e o 3° Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da USF, no Câmpus Itatiba.
A temática “Vida, Inteligência e Gerações Futuras” está alinhada com as áreas estratégicas para pesquisa na universidade, as quais foram definidas levando em consideração os desafios globais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, as competências internas, o planejamento e a missão institucional: Educar para a paz e o bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade. O evento teve como objetivo central fomentar espaços para discussão de temáticas emergentes nas diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista o princípio da interdisciplinaridade.
O diretor-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP – ASF), Frei Daniel Dellandrea, estava presente no evento. Durante a abertura, o frade destacou o fato de ser seu primeiro evento oficial na Universidade e a alegria de poder caminhar junto e vivenciar momentos tão bonitos com a USF e entidades da CNSP que promovem estudos em vista da cidadania e o bem da humanidade. “Diante do atual contexto histórico caracterizado pela pluralidade cultural, étnica, política, econômica e até mesmo religiosa, somos chamados, conforme alguns objetivos indicados pela Campanha da Fraternidade de 2024, a analisar as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, como também aprofundar a compreensão de que somos todos irmãos interligados entre si. E conscientizar, a partir da nossa missão como educadores, sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões que impedem a edificação da Fraternidade” destacou Frei Daniel.
Participaram também do encontro o diretor-vice-presidente da CNSP, Frei Alvaci Mendes da Luz, o Vice-Reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi e o pró-reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral. Além de docentes da Universidade, docentes externos e estudantes do ensino, da pesquisa e da extensão.
Ana Paula Moreira- assessoria USF