Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

9° Dia da Novena de Pentecostes: “Espírito Santo: 1° Dom da Ressurreição de Jesus”

05/06/2022

Notícias

Vila Velha (ES) – Na caminhada em preparação para a grande Solenidade do Espírito Santo, a comunidade do Santuário do Divino Espírito Santo de Vila Velha celebrou o nono dia da Novena de Pentecostes! No dia 04 de junho (sábado), diversas pessoas, se reunimaram para celebrar tamanha graça. Além do fim da Novena, o que fez o fogo do Espírito Santo se fazer presente, nos corações dos canelas verde, fora o Sacramento do Crisma de 44 adultos da Paróquia do Rosário. Data mais propícia para este momento, não poderia existir!

A Santa Missa, presidida pelo Pároco Frei Vanderlei Neves, contou com a concelebração de Frei Adriano, Frei Clarêncio (responsável e entusiasta da Catequese de Adultos) e Frei Leandro Costa, que mora no Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá – SP. Na assembleia estavam os 44 crismandos e seus padrinhos, a comunidade local, visitantes, incluindo o Governador Capixaba, Renato Casagrande.

Em sua homilia, o pároco lembrou que Jesus é morto, ressuscita e sobe aos seus, não deixa seus filhos órfãos de jeito nenhum. Por isso ele manda o Espírito Santo, nosso advogado e defensor, que anima e encoraja, se não fosse ele nem teríamos fé!

“O Espírito Santo nos faz perceber que devemos partilhar os dons com as outras pessoas. Que somos um canal com a graça de Deus. Olhando a Igreja aqui fica muito bonito, temos os idosos com toda a sua sabedoria, que faculdade nenhuma fornece, é uma sabedoria de quem liga com o tempo. Os jovens com toda a sua vitalidade, a vontade de fazer a diferença, de ter uma experiência profunda com Deus, de que ele possa direcionar no caminho do bem. A missão de vocês jovem, e de vocês que receberam hoje o Sacramento do Crisma, vocês serão instrumentos de Deus e da sua mensagem. As crianças com a sua docilidade, o seu jeito simples, nos encantam, por isso Cristo queria estar perto delas. Todo mundo é importante para Deus, eu sou importante para o mistério da salvação.”

No Sacramento que vocês vão receber hoje, podemos destacar o Temor de Deus. Não tocamos em Deus, não vemos Ele, mas o sentimos. O Espírito Santo, vem de forma sutil… A nossa fé é uma planta frágil, que precisa ser cuidada, ela pode ser machucada, pisoteada e isso não queremos.

Temos também o dom da sabedoria. O dom da sabedoria nos ajuda a dizer a Palavra certa, na hora certa, no jeito certo. As palavras não se invertem, elas podem atingir os corações de forma positiva, ou levar o próximo a uma profunda tristeza… E a isso está associado o dom do Entendimento e da Ciência. De saber discernir.

O dom da Piedade é o desejo de sempre ter Jesus em nossas vidas. Tudo o que fazemos devemos agradecer e pedir a Deus, por todos os benefícios.

Por fim ele incentivou a todos: devemos abrir os nossos corações para ouvir a Deus, estando em comunidade, um ajuda o outra a ter uma comunhão mais profunda com Deus e com certeza ele vai nos ouvir!

Logo após a missa, aconteceu a Festa com barracas, diversão e música após dois anos sem poder reunir os fiéis.


Pascom da Paróquia do Rosário