Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Valdemiro toma posse na Paróquia de Viana

22/01/2018

Notícias

valdemiro_220118Viana (Angola) – Há seis anos que a comunidade Nossa Senhora de Fátima foi elevada à Paróquia. Desde então, esta comunidade foi assistida pelos Frades Menores da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Teve como o primeiro pároco Frei António Boaventura Zovo Baza, OFM. No domingo, dia 21 de janeiro, assistiu à tomada de posse do seu novo pároco, Frei Valdemiro Wastchuk.

Esse momento importante na vida do povo de Deus aconteceu na sede paroquial, durante a solene Celebração Eucarística das 9 horas, presidida pelo bispo franciscano capuchinho, Dom Joaquim Ferreira Lopes, e contou com a presença de religiosos e religiosas, padres das paróquias vizinhas e o povo de todas as comunidades que constituem a Paróquia. Após a saudação inicial do presidente da celebração, fez-se a leitura do decreto de nomeação, seguido da profissão de fé proferida pelo neopároco. Depois, seguiu-se o rito normal da Missa.

valdemiro_2201Na homilia, o bispo começou agradecendo, de modo geral, aos Frades Menores, na pessoa do Frei António Boaventura Zovo Baza e de outros confrades que compõem a Fraternidade Nossa Senhora da Porciúncula, pelo serviço que têm prestado à sua Diocese em favor do povo de Deus. E em seguida, deu as boas-vindas ao novo pároco. E terminou falando da missão e do papel do Pároco dentro de uma determinada comunidade. Tudo isso à luz das leituras desse dia. Terminada a homilia, Frei Valdemiro renovou suas promessas sacerdotais, respondendo as questões a ele formuladas pelo presidente da celebração; e o mesmo o entregou as chaves da igreja, dizendo: “Recebe as chaves da Igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando agradar a Cristo, Bom Pastor, do qual foste constituído ministro”. O pároco proferiu a fórmula de juramento, prometendo fidelidade tanto à Igreja universal quanto à Igreja particular. E enfim, após a comunhão, foi empossado pelo Bispo como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

valdemiro_220118_1

Por Frei Evaristo Seque Joaquim