Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Valdecir lembra: São Francisco não amava só os animais

04/10/2016

Notícias

vila_041016_1

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – O Padroeiro da Ecologia e o santo protetor dos animais, São Francisco de Assis, foi celebrado na manhã desta terça-feira, 4 de outubro, com muitas bênçãos e Missas na capital paulista. Nas igrejas desta Província da Imaculada Conceição – Convento São Francisco (Centro), Paróquia São Francisco de Assis (Vila Clementino) e Paróquia Santo Antônio (Pari) – não foi diferente. Mesmo com a manhã nublada e chuvosa, o povo prestou sua homenagem a este querido santo que serviu de inspiração para o Pontificado do Papa Francisco.

Na Vila Clementino, a bênção dos animais se deu durante todo o dia, mas o grande momento foi ao meio-dia, quando as pessoas aproveitaram o horário de almoço para prestar homenagem ao Padroeiro. Em frente à igreja, o pároco Frei Valdecir Schwambach deu a bênção aos animais e presidiu a sua primeira Missa na Festa de São Francisco. Frei Raimundo Oliveira Castro foi o concelebrante.

Frei Valdecir explicou que assumiu este ano a Paróquia da Vila e que faz parte da Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis, o “santo que, como a gente pode ver pela imagem ao lado, está sempre associado aos animais, aos pássaros, aos peixes, enfim, aos seres da terra e seres do ar”.

Para o pároco, São Francisco tinha um “amor entranhado” por todas as criaturas. “E tinha um amor entranhado pelos seres humanos. Ele tinha consciência de que é um filho de Deus e, junto com ele, também toda a criação. A terra, a água, o ar, os animais, todos são filhos e filhas de Deus”, explicou.

O pároco lembrou que São Francisco nos ensina que devemos amar todas as criaturas, mas também amar os seres  humanos. “Assim como a gente gosta dos animaizinhos, somos a convidados a gostar dos seres humanos e fazer o bem a todas as criaturas”, disse.

vila_041016_2

Os voluntários trabalham no Salão Paroquial preparando o Bolo de São Francisco

“A sociedade de hoje, e vocês vão concordar comigo, nos ensina a nos defender de outras pessoas. Claro, há tanta insegurança, tanta violência, tanta injustiça, que nós praticamente precisamos construir muros, colocar grades para nos defender. E se não for assim, a gente fica com medo. Mas o sonho de São Francisco é que todos nós pudéssemos viver numa sociedade de paz, de bem. Uma sociedade de fraternidade”, acrescentou.

Segundo o celebrante, citando o Evangelho que fala do homem que reconstrói a casa de Deus, somos convidados a reconstruirmos a obra de Deus, a reconstruirmos o nosso passado. “São Francisco é homem da misericórdia. A gente só tem misericórdia se olharmos para o estranho e para quem está ao nosso lado com misericórdia”, refletiu, bem a propósito do Ano Santo da Misericórdia. “Viver e deixar viver. É isso que São Francisco pede a cada um de nós, cuidando daquilo que está a nossa volta”, completou.

BÊNCÃO DOS ANIMAIS

vila_041016_3O povo, com muita fé, procura os frades para abençoar seus animais e bichos de estimação. Como a mineira Marli Gonçalves, que residi em Santo Amaro e trouxe a “Betsy” e “Lady” para tomar a bênção. “Sou muito devota de São Francisco”, disse, pedindo que os animais sejam mais respeitados.

Já Andrea Marson veio do bairro das Perdizes com “July”. “Não perco nenhuma festa de São Francisco. Acho importante criar essa cultura do respeito por toda a criação”. Os cães são maioria na festa, mas gatos, coelhos e pássaros também não ficam para trás. Muitas pessoas trazem fotos de animais e parentes para serem abençoados.

A Paróquia está distribuindo ração abençoada, em pequenos pacotinhos, para cães, gatos, peixes e pássaros. O povo também pode saborear o Bolo de São Francisco com as medalhinhas abençoadas.

Em frente à igreja, uma feirinha de adoção de animais estará aberta durante todo o dia, com atendimento veterinário grátis.

Haverá Missas nos seguintes horários nesta solenidade:  15h, 17h, 18h e 19h30.

IMAGENS DA FESTA NA VILA CLEMENTINO

 IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DO MEIO-DIA