Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Sandro: “Pensar diferente é um desafio”

18/09/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Os 800 anos do encontro entre Francisco de Assis e o Sultão foi o tema do 5º encontro da Formação Permanente da Frente de Evangelização da Comunicação, ocorrido na terça-feira (17). De Petrópolis (RJ), onde leciona no Instituto Teológico Franciscano (ITF), Frei Sandro Roberto da Costa assessorou o encontro por videoconferência.

Participaram da formação os colaboradores do Grupo Educacional Bom Jesus, de Curitiba (PR); Convento da Penha, de Vila Velha (ES); Editora Vozes, de Petrópolis (RJ); Rede Celinauta, de Pato Branco (PR); Fundação Frei Rogério, de Curitibanos (SC); Seminário Frei Galvão, de Guaratinguetá (SP); Universidade São Francisco, de Bragança Paulista (SP); Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), Pró-Vocações e Missões Franciscanas (PVF), Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Sede Provincial, ambos em São Paulo, capital.

A coragem da não conformidade por causa do Evangelho”, artigo publicado por Frei Sandro na Revista “Grande Sinal”, publicada pelo ITF, foi a base da formação. Para o assessor, é importante ressaltar que o encontro entre Francisco e o Sultão foi relatado por muitas fontes, de dentro e fora da Ordem Franciscana. Entre elas, destaca-se Jacques de Vitry, bispo de Acre, e o cronista Ernoul. Pertencentes à Ordem, Tomás de Celano e São Boaventura. “Cada autor acrescenta elementos de acordo com seus interesses. Por isso, é interessante compararmos os textos”, explica Frei Sandro.

Para ele, o tema do encontro de Francisco e o Sultão é muito atual, pois pressupõe abertura ao diálogo. “Hoje em dia, falar de diálogo com o islã é difícil, pois o estereótipo que temos é o radicalismo, aquilo que a mídia nos transmite. Pensar diferente é um desafio. Sobretudo pensar de modo diferente sobre o diferente, ser capaz de me abrir, numa posição de alteridade, é desafiador. Hoje, precisamos nos abrir ao diferente. Não ficarmos presos às concepções que as mídias nos passam, e nas quais somos formados. Ter inteligência e sabedoria é ser capaz de dar um passo à frente. Francisco foi um homem sábio, um homem de uma profunda abertura de mente”, observa o frade.

Igreja aberta ao diálogo hoje

Nos dias atuais, o Papa Francisco atualiza esta abertura ao diálogo protagonizada por São Francisco. Frei Sandro destacou a ida do Papa ao Egito, aos Emirados Árabes e ao Marrocos. “São três locais que são grandes paradigmas do mundo islâmico hoje. E o Papa Francisco foi a estes lugares”, ressaltou o frade, recordando o documento “A Fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum”,  assinado pelo Papa nos Emirados Árabes. “Sem dúvida, o Pontífice se compromete com toda pauta fundamental de Francisco de Assis, para um mundo que precisa de mais cortesia entre as pessoas. Assim como São Francisco em seu tempo, o Papa vive num contexto extremamente desfavorável ao diálogo com o islã. Ele está indo na contramão do senso comum, assim como Francisco, da não conformidade, de não se conformar com aquilo que todos acham e pensam”, destacou Frei Sandro.

Em outubro, os frades e colaboradores envolvidos com a Frente de Evangelização da Comunicação promoverão o encontro presencial, que será realizado nos dias 17 e 18, no Convento São Boaventura, em Rondinha (PR).