Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunicadores refletem sobre Clara de Assis

02/08/2019

Notícias

São Paulo (SP) – Para abrir o mês de agosto, no qual a Família Franciscana celebra com alegria a memória de Santa Clara, a Frente de Evangelização da Comunicação escolheu refletir os principais aspectos da vida e da vocação de Santa Clara de Assis no 4º Encontro de Formação Permanente, que aconteceu na quinta-feira, 1º de agosto.

Estiveram presentes na formação – através de videoconferência – os colaboradores envolvidos na comunicação do Grupo Educacional Bom Jesus, de Curitiba (PR); Convento da Penha, de Vila Velha (ES); Editora Vozes, de Petrópolis (RJ); Rede Celinauta, de Pato Branco (PR); Fundação Frei Rogério, de Curitibanos (SC); Seminário Frei Galvão, de Guaratinguetá (SP); Universidade São Francisco, de Bragança Paulista (SP); Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras); Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Sede Provincial, ambos na capital paulista.

O encontro contou com a assessoria de Karine Goulart de Almeida, estudante de História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora sobre os escritos de Santa Clara e também vocacionada das Irmãs Clarissas.

Ela fez um breve relato sobre a vida de Santa Clara, destacando os aspectos principais da vida desta grande santa, fundadora da Segunda Ordem Franciscana, a Ordem de Santa Clara (OSC). A assessora destacou a importância desta santa para a Igreja, pois foi a primeira mulher a escrever uma regra somente para mulheres. Para ela, o feito revela a força de Santa Clara dentro da Igreja Católica.

Segundo Karine, a mensagem de Santa Clara é extremamente atual. “Vivemos um momento muito difícil, onde precisamos olhar para o outro, praticar o amor e ver que somos iguais. O maior exemplo de Clara foi dedicar sua vida no acolhimento das pessoas. Olhando pelos olhos do mundo, ela era bonita, rica, tudo para ser uma grande personagem da nobreza. Mas abriu mão de tudo para se entregar aos pobres. A verdadeira caridade é amar o seu irmão”, destacou a jovem.

Clara: padroeira da televisão

Na biografia de Santa Clara, escrita por Tomas de Celano, há o relato em que certo dia, na manhã do Natal do Senhor, as irmãs deixaram Clara sozinha em casa para ir à missa na igreja São Francisco. Clara já estava muito doente e debilitada para sair e participar da celebração. Clara estava rezando, quando passa a ver e ouvir toda a celebração, que acontecia longe de onde ela estava. Quando as irmãs retornaram, Clara relatou tudo o que tinha acontecido na celebração. Por isso, em 1958, o Papa Pio XII declarou Santa Clara como a Padroeira da Televisão.

Para Karine, a comunicação é uma das melhores formas de divulgar o carisma clariano. “Quanto mais encontrarmos programas que falem de Santa Clara e divulguem o carisma, melhor. Santa Clara trouxe muitos ensinamentos e que ainda são atuais. São 20 mil religiosas clarissas em todo o mundo. Elas estão nos mosteiros e a comunicação é uma forma de levar a mensagem até onde elas não podem chegar. A comunicação busca atalhos e caminhos para chegar onde não podemos ir”, relatou a assessora.

A maior ordem feminina do mundo

A Ordem das Clarissas é a ordem feminina mais numerosa do mundo. Ao todo, são 20 mil religiosas em todo o mundo. Só no Brasil existem 20 mosteiros, com um número estimado de 300 religiosas, entre as Clarissas, Clarissas urbanistas e Clarissas capuchinhas. Para a estudiosa, que também é vocacionada clarissa, são muitos fatores que levam à diminuição de vocações na Igreja, como as diversas possibilidades oferecidas pelo mundo e a falta de influência religiosa nas famílias. Mas, embora o número de vocações tenha diminuído, elas sempre irão existir. “A vocação é da comunidade. Ela é muito maior que outros fatores, como o estudo, por exemplo”, relata Karine. Para ela, outro fator determinante é ter perseverança na caminhada vocacional.

Série “Nos passos de Santa Clara”

A partir desta sexta-feira, 2 de agosto, a Web TV Franciscanos dá início à série “Nos passos de Santa Clara”. Serão nove vídeos falando sobre os principais aspectos da vida e vocação de Santa Clara de Assis.