Frei Raimundo e Professor Hector são renomeados na USF
15/10/2014
O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, chanceler da Universidade São Francisco, renomeou Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro como diretor-presidente da Casa Nossa Senhora da Paz, mantenedora da Universidade São Francisco, e o professor Hector Edmundo Huanay Escobar como Reitor desta mesma Universidade para a gestão 2014-2018. O anúncio foi feito no dia 6 de outubro na Fraternidade de Bragança Paulista por ocasião das festividades de São Francisco de Assis e pelos 38 anos de presença franciscana na USF.
“Juntamente com a Chancelaria da USF, frades da Província e da Mantenedora, freis a serviço na instituição e membros da Reitoria, queremos dar continuidade ao trabalho de posicionamento da Universidade no cenário educacional, norteados, sempre, pela missão franciscana. Em uma casa de aprendizado e saber, queremos trazer aos discentes e docentes os valores do patrono São Francisco de Assis”, disse Frei Raimundo.
A Diretoria da CNSP é composta também por Frei Estêvão Ottenbreit, vice-presidente; Frei Walter de Carvalho Júnior, diretor-secretário e Frei Mário Tagliari, diretor-administrativo.
O Professor Hector, que ocupa o cargo desde 2010, agradeceu a confiança e o respaldo dado ao seu trabalho. “Renovo e reafirmo meu compromisso de honrar a tarefa e a responsabilidade a mim delegadas pelo Governo da Província Franciscana. Ciente de contar com a mesma dedicação e competência do grupo gestor acadêmico e administrativo, movido pelo entusiasmo e pela esperança”, disse o reitor.
Hector é o quarto reitor da Universidade e o primeiro leigo a gerir a USF. Durante dezessete anos na instituição, Prof. Hector ocupou cargos de Coordenador de Curso, Diretor de Campus, Diretor de Pós-Graduação Lato Sensu, Diretor de Marketing e Relações Corporativas e Pró-reitor de Administração. Junto com o Prof. Hector Escobar, também, continuarão na reitoria o vice-reitor, Prof. Joel Alves de Souza Jr., o pró-reitor de Administração e Planejamento, Prof. Adriel de Moura Cabral e a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Profa. Iara Andrea Alvares Fernandes. A escolha do reitor, na USF, é realizada conforme o Estatuto da CNSP-ASF, Mantenedora da universidade. A Assembleia Geral (órgão soberano da CNSP-ASF), dentre suas atribuições, elege o reitor da Universidade para um mandato de quatro anos e permite a recondução. A Assembleia Geral Extraordinária que reconduziu o prof. Hector Edmundo Huanay Escobar ao cargo foi realizada no dia 15 de setembro de 2014 e decidiu o mandato com vigência de 15/10/2014 a 14/10/2018.
CRESCIMENTO COM QUALIDADE
Nos últimos quatro anos, a USF, como resultado de uma estratégia de reposicionamento da instituição que visou a oferta de novos cursos de graduação e a abertura de uma segunda unidade na cidade de Campinas, registrou um crescimento de 141% no número de alunos ingressantes. Hoje, a instituição conta com cerca de 10 mil estudantes matriculados nos cursos de graduação e aproximadamente 600 professores.
Para o Prof. Hector, “O crescimento não é só quantitativo. As avaliações realizadas por órgãos externos, oficiais ou independentes, indicam enormes ganhos de qualidade da USF, que podem ser constatados pelos excelentes conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação. Possuir programas Stricto Sensu com conceito 6 e obter avaliações de cursos de graduação pelo MEC com conceito máximo são consequências de um trabalho sério e coletivo. A USF também foi destaque no Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, uma importante avaliação externa do ensino superior brasileiro, conquistando o 2º lugar no ranking geral das universidades privadas do Estado de São Paulo e o 9º lugar entre todas as privadas do Brasil; 1º lugar na categoria Internacionalização, entre todas as instituições privadas do país e, na categoria Pesquisa, entre as instituições privadas, obteve o 3º lugar nacional e o 1º lugar no Estado de São Paulo.
“Esses resultados, além de nos trazer confiança e esperança, nos mostram que estamos conseguindo alcançar as principais linhas de ação da gestão dessa Reitoria: A construção de uma gestão moderna e dinâmica, capaz de responder às demandas no ritmo que se apresentam; o crescente aprimoramento do ensino de graduação, voltado para a formação integral e para a inserção profissional dos egressos, na perspectiva do protagonismo empreendedor e cidadão; o especial zelo pela sustentabilidade econômica; uma gestão dialogal, em que o desenvolvimento da USF possa ser participativamente construído e uma gestão comprometida com a missão e os valores franciscanos a serviço da educação de qualidade e do desenvolvimento humano integral”, falou o reitor.