Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Medella: “Três homens valentes, vocês não estão sozinhos!”

10/04/2021

Notícias

O sétimo dia do Oitavário da Festa da Penha, com a presidência de Frei Gustavo Medella, vigário da Província Franciscana da Imaculada Conceição, foi celebrado neste sábado, às 9 horas. Além do mistério Pascal e as intenções do povo que assistia a Eucaristia,  Frei Medella dedicou a sua prece à Fraternidade do Convento da Penha.

Na Oração da Coleta, o celebrante pediu que se colocasse à frente do altar, Frei Pedro Engel, Frei Alessandro Dias e Frei Pedro Oliveira. “Estes três confrades, na dor da perda de um irmão, administrando toda a situação de enfermidade que se instalou na Fraternidade, ainda levando adiante a missão de conduzir, de animar e de acolher na Festa da Penha, atender a imprensa, dirigir os momentos de prece e oração, estão sendo muito valentes. Então, por eles eu peço um instante da nossa oração silenciosa que a mãezinha do céu olhe para eles sempre com muito amor… Deus lhes pague queridos confrades, vocês não estão sozinhos, o olhar materno da Mãe, e a oração do povo. Muito obrigado”.

Dando sequência à Santa Missa, Frei Gustavo brindou a todos com uma bela reflexão. O tema do dia foi o ‘Olhar de Reencontro de Maria’. “Ao reencontrar o seu filho no templo, o sentimento de aflição some e dá espaço ao sentimento de tranquilidade, porque reencontrou algo precioso que estava procurando. Colocando-nos no lugar de Nossa Senhora, podemos perguntar que tipo de reencontro estou procurando, que tipo de reencontro eu estou precisando nesse momento da minha vida. Nesse tempo difícil que estamos vivendo, não é difícil pensar nisto”, disse.

Frei Medella continuou: “Nosso Brasil está tão carente de reencontros. Reencontrar a paz, entre os brasileiros que têm brigado tanto, se ofendido tanto por motivos tão banais, tão secundários. Brasileiros que têm cultivado tantos sentimentos de ódio. Temos que reencontrar a paz, a alegria e a generosidade que continua existindo dentro de nós. Vamos dar espaço para que os bons sentimentos venham à tona, vamos abandonar aquilo que nos divide, aquilo que nos aranha, que nos machuca, como os moralismos e, principalmente, os moralismos religiosos ou perigosos, quando em nome de Deus cometemos injustiças, quando o nome de Deus serve para mascarar a maldade que habita dentro de nós”.

“Não vamos perder do nosso horizonte este nosso desejo de nos reencontrarmos com o Senhor, que deixemos espaço para que o nosso coração se sinta preenchido, como se sentiu o coração de Maria ao reencontrar o seu filho. Cada um de nós precisa ser promotor desses encontros. Que sejam promotores de vida, pela generosidade pelo perdão, pela acolhida. Ainda que à distância, um tchauzinho de longe, para mostrar que não estamos sozinhos”, acrescentou o frade.

“Vá em socorro de quem precisa. Não perca essa oportunidade de ser vida e salvação”, pediu Frei Gustavo.

Imagem de Nossa Senhora da Penha visita hospital

Como uma surpresa preparada para o povo capixaba, em especial àqueles que estão doentes ou que trabalham no cuidado dos nossos irmãos enfermos, De surpresa, a Comissão Organizadora da Festa da Penha, preparou uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha até o Hospital Jayme dos Santos Neves na Serra – ES, numa homenagem aos enfermos e os profissionais de saúde.

A intenção da organização, com esse gesto, é pedir a bênção da Virgem da Penha a todos os doentes e aos profissionais de saúde. O hospital foi escolhido por ser a referência do Espírito Santo no tratamento da Covid-19. O gesto foi também uma forma de gratidão a todos que vêm trabalhando incansavelmente na luta contra a pandemia.

Frei Pedro Oliveira, da Fraternidade do Convento da Penha, acompanhou a imagem até o hospital, onde foi recebida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Frei Dario Campos; o governador Renato Casagrande com sua esposa; também a vice-governadora, Jacqueline Moraes; Sérgio Vidigal (prefeito da Serra), o responsável pelo hospital e alguns padres da Arquidiocese de Vitória.


Fonte: site do Convento da Penha