Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Marcos será ordenado diácono neste sábado

12/02/2014

Notícias

No dia 15 de fevereiro, às 10 horas, Frei Marcos Prado dos Santos será ordenado diácono pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, na Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina. Nesta entrevista, esse mineiro de Carmo de Minas fala um pouco de seu discernimento vocacional que começou na antiga Paróquia franciscana de São Lourenço Mártir, em São Lourenço (MG). Segundo ele, o testemunho dos frades falou mais alto na hora de escolher entre os franciscanos e os redentoristas. Conheça um pouco mais o futuro diácono da Província, que escolheu como lema para a sua ordenação: “Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo que eu vos fiz”. (Jo 13,15)

Moacir Beggo

Site franciscanos – Como se deu o seu discernimento vocacional?
Frei Marcos – Era bem jovem quando comecei a participar dos encontros vocacionais com Frei Diamantino, hoje bispo da Diocese de Campanha, no Sul de Minas. Nessa época, buscando o discernimento vocacional, também estava em contato com os Redentoristas, já que, com apenas nove anos, tive contato com eles quando fui com minha avó Maria Aparecida ao Seminário Santo Afonso, na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba (SP). Fui, durante um longo tempo, assistido pelos Redentoristas, sem deixar de fazer todos os encontros vocacionais na Paróquia de São Lourenço Mártir, que era franciscana. Sempre ouvia falar de São Francisco de Assis e o admirava por seu exemplo de vida. Aos poucos, fui nutrindo certa paixão pela vida franciscana. Mesmo assim decidi entrar na Congregação do Santíssimo Redentor, e morei no Seminário Santo Afonso, em Aparecida. Mas não fiquei muito tempo. Saí em 1999 e, nos anos seguintes, continuei a fazer os encontros vocacionais com Frei Perceval Canuto Carvalho. Amadureci minha vocação franciscana e me decidi pelo carisma franciscano, bem diferente do carisma de Santo Afonso, principalmente em relação ao modo de vida, à vivência dos votos na vida religiosa. Para exercer tudo isso com gratidão de coração, decidi seguir os passos de Jesus Cristo, a exemplo de São Francisco de Assis.

Site franciscanos – Como São Francisco entrou em sua vida?
Frei Marcos – A minha catequese toda foi assistida por Frei Aymoré Dalmédico, que morava e trabalhava na Paróquia de São Lourenço. Portanto, sempre estive perto dos frades, sempre vivenciei a vida e os valores da fraternidade que conhecia. Mesmo durante a catequese, depois na época dos encontros vocacionais, com Frei Diamantino e, mais tarde, com Frei Perceval, aprofundei-me nos escritos e na vida de São Francisco, grande santo e patrono de todas as criaturas. Antes, ainda, conheci um São Francisco na escola que amava a natureza e cuidava de todos os animais. E quando era coroinha, na Paróquia de São Lourenço, sempre admirei a maneira como os frades celebravam e falavam dos valores da vida. Suas pregações e homilias eram cativantes. Era uma extensão da vida de São Francisco de Assis na sua simplicidade e amor a todas as coisas criadas por Deus.

Site franciscanos – Fale um pouco de sua família e de sua cidade, Carmo de Minas.
Frei Marcos – Em linhas gerais, quando era pequeno, minha família morava em Carmo de Minas. Meus pais, avós e todos parentes ainda estavam no campo, mas foram seduzidos por uma vida longe daquele lugar, talvez uma vida melhor. Eu tinha pouca idade quando minha família iniciara um êxodo de Carmo de Minas. Alguns decidiram ir para o Rio de Janeiro, e até hoje moram por lá, outros foram para São Paulo e alguns residem Triângulo Mineiro. Mas, escapei de morar no Rio de Janeiro, pois minha mãe achou que era muito longe. Fomos para a cidade mais próxima, São Lourenço. Meus pais se separaram. Meu pai continuou em Carmo de Minas e depois foi para Belo Horizonte e minha mãe com meus avós, uma tia e meu irmão, ficamos em São Lourenço. Desde pequeno, cresci em São Lourenço, onde minha família se dedicou ao trabalho no Hotel Beira Parque. Minha mãe e minha avó eram cozinheiras e meu avô trabalhava nos serviços gerais da Prefeitura. Eu e meu irmão fomos matriculados na escola Eurípedes dos Prazeres. Uma mudança grande, pois antes trabalhávamos no campo, cuidando dos animais e da lavoura, apanhando café. Hoje, meus familiares continuam morando em São Lourenço, com exceção de meu irmão que mora e trabalha em São Paulo. Minha família gosta muito de morar em São Lourenço, mas sente muitas saudades do lugar em que morávamos antes. É muito bom quando nos encontramos no período de férias, pois recordamos algumas estórias. É o momento de estarmos juntos e ajudar no cuidado da casa, na saúde de meus avós, de meus pais. Creio que a gratidão e o amor sempre se revelam nestas pequenas coisas, que se tornam uma obrigação amável por toda a vida: cuidar de quem nós amamos.

Site franciscanos –  Como foi este ano a serviço da evangelização em Santo Amaro da Imperatriz?
Frei Marcos – Um ano muito especial. Começo a falar pela nova fraternidade, que é uma bênção de Deus: Freis Nilton, Daniel e Faustino. É a minha primeira transferência, e a primeira vez que estou a serviço da evangelização atuando em uma Paróquia. Apesar de ser a primeira experiência, sinto-me feliz e bastante engajado na pastoral, principalmente colocando-me à disposição para o trabalho na catequese, equipes de cantos, as muitas celebrações nas diversas comunidades da Paróquia, no atendimento às quintas-feiras, nos diversos grupos pastorais existentes, como o Apostolado da Oração, entre outras atividades pastorais presentes na Paróquia. É um campo vasto e é preciso se lançar sem reservas, pois quando o trabalho pastoral é feito em conjunto e com alegria na fraternidade, compreende-se o dia a dia da vocação para uma vida religiosa. Na simplicidade deste quotidiano, todos os trabalhos são realizados com ternura e amor.

Site franciscanos –  Como foi seu processo formativo até esta ordenação diaconal?
Frei Marcos – Comecei a fazer os encontros vocacionais no ano de 2000 com Frei Perceval Canuto Carvalho, na Paróquia de São Lourenço Mártir. Fiz o estágio vocacional em Guaratinguetá em 2002 e, no ano seguinte, ingressei no Aspirantado, em Ituporanga, no Seminário São Francisco de Assis. Passada esta etapa, no ano seguinte, fiz o Postulantado em Guaratinguetá e, em 2005, o Noviciado em Rodeio, quando vesti o hábito de São Francisco no dia 8 de janeiro. Fiz a primeira profissão e fui transferido para o estudo de Filosofia em Rondinha na Fraternidade Franciscana São Boaventura, onde fiquei de 2006 a 2008. Em 2009 fui transferido para Petrópolis, na fraternidade São Benedito, onde iniciei o curso de quatro anos de Teologia. No segundo ano fiz a profissão solene e definitiva juntamente com os frades de minha turma. Em 2012 me formei em Teologia e, no seguinte, recebi a primeira transferência para a fraternidade Santo Amaro da Imperatriz.

Site franciscanos – Como é ser um religioso diante dos apelos para um mundo mais fácil e individualista?
Frei Marcos – É preciso ter discernimento e maturidade para não cair nas armadilhas de um mundo que cada vez mais é individualista e que se molda longe dos verdadeiros exemplos evangélicos, que nos foram ensinados pela família e Igreja. Tem-se, a todo o momento, que buscar uma fé madura e longe de conceitos infantis, para que se possa atender ao apelo que Deus faz no íntimo de cada um de nós. A cada dia abre-se uma nova porta iluminada pela Palavra de Deus, e devemos abrir o nosso coração para que Deus possa fazer morada em nós. Assim não cultivaremos os falsos valores, que o corpo muitas vezes deseja, mas iremos buscar, na simplicidade da oração, da devoção, de uma espiritualidade própria, uma luz nova renovada pelo desejo que nasce em nós de seguir a Jesus Cristo, fonte de vida e alimento eucarístico de cada dia. A nossa alma é a imagem e semelhança da bondade de Deus. Então, por que não devemos buscar realizar toda a benignidade, tornando assim, o mundo um lugar da vivência do amor mútuo, de gratidão a Deus, de solidariedade? Ou seja, devemos nos importar mais com os outros do que perder tempo egoisticamente, cultivando o nosso orgulho. Devemos sempre nos lembrar de que os prazeres são passageiros. Devemos buscar sempre  enxergar além, agarrar-nos e aprofundar-nos nas coisas de Deus:  fazer o bem e viver de toda a paz, seguindo os conselhos evangélicos.

Site franciscanos –  O que você diria a um jovem que quer seguir Francisco de Assis hoje?
Frei Marcos – Venha! E tenha coragem de ser um jovem franciscano. Se apaixone pela vida franciscana e siga os passos de São Francisco de Assis, bebendo da fonte verdadeira de água viva, enxergando a luz viva que nos renova na caminhada: Jesus Cristo. Vale a pena viver em fraternidade, evangelizar e levar Jesus Cristo a quem ainda não O conhece. A vida franciscana é rica em significados, e um dos maiores foi o amor fraternal. São Francisco é um modelo de simplicidade, pobreza e fraternidade. Valores vividos com alegria.