Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei José Cambolo é ordenado presbítero no 30º aniversário da Missão de Angola

18/07/2020

Notícias

Frei Eduardo Camunha e Frei Abel Ndala Sahuma Nganji

 Luanda (Angola) – A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), que neste ano comemora 30 anos de criação, celebrou com muita alegria, neste sábado, 18 de julho, a ordenação presbiteral do sexto presbítero em três décadas. Frei José Morais Cambolo, frade Ordem dos Frades Menores e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e da Fundação Mãe de Deus de Angola, foi ordenado pelo Arcebispo Metropolitano de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira, durante a Celebração Eucarística, às 9h30, no Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus das Irmãs Clarissas de Angola. Sua ordenação deveria ter acontecido em 18 de abril, mas devido à pandemia que chegou a Angola, ela foi adiada para hoje.

A Santa Missa, animada pelos frades de profissão temporária, teve como concelebrantes o presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, Frei António Boaventura Zovo Baza; o vigário geral da Arquidiocese de Luanda, António Lunguieque; e o vigário geral da Diocese de Viana, José Filas.

Além das Irmãs Clarissas, que abriram as portas do seu Mosteiro para este momento histórico, e dos frades da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula de Viana e da Fraternidade de São Francisco de Assis do Palanca, fizeram-se presente familiares e amigos do recém-ordenado, religiosos (as), clérigos diocesanos, diáconos de várias entidades religiosas, obedecendo, contudo, o número limitado pelas normas sanitárias angolanas. Tendo em conta estas medidas de cuidado, frades de outras Fraternidades que se encontram fora de Luanda, não puderam participar, mas manifestaram sua grande alegria por meio de mensagens.

O rito da ordenação obedeceu a seguinte ordem: a eleição do candidato; homilia, propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Após o chamamento de Frei José Cambolo, Frei António Baza – delegado pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp – apresentou o candidato ao Arcebispo, que diante dos presentes, o acolheu. “Distribui a todos a Palavra de Deus que tu mesmo recebeste com alegria, meditando na Lei do Senhor; procura, como diz o ritual da ordenação sacerdotal, crer no que lês, ensinar o que crês e viver o que ensinas. E eu acrescentaria um dado de um teólogo do século passado: crês naquilo que lês; lê com a Igreja, lê como Igreja, lê no Espírito e na tradição da Igreja”, disse D. Filomeno durante a homilia, dirigindo-se a Frei José.

No propósito do eleito, diante da Igreja e no diálogo com o bispo, Frei José manifestou seu consentimento a respeito de seu chamado ao ministério presbiteral, suas funções e seu modo de vida.

Em seguida, foi cantada a Ladainha de todos os Santos, quando o eleito se prostrou, como sinal de sua total entrega a Deus. Veio, então, o momento central da ordenação com a imposição das mãos, um gesto de tradição bíblica e apostólica, e a prece da ordenação. O bispo e todos os presbíteros impuseram as mãos sobre Frei José, a fim de que o Espírito Santo possa iluminar e renovar o seu coração no serviço a Deus em favor de todo o povo de Deus.

Terminada a oração consecratória, ele recebeu as vestes do sacerdócio. As oferendas do Pão e do Vinho foram entregues pelo Arcebispo a Frei José, como sinal da oferenda do povo que de agora em diante ele irá apresentar em cada Eucaristia.

Ordenado, Frei José concelebrou no altar, quando teve início a Liturgia Eucarística. As oferendas do Pão e Vinho, sobre o altar, são apresentadas juntamente com a oferenda da vida e vocação de Frei José, que celebra pela primeira vez como presbítero.

AGRADECIMENTOS

Na nota de agradecimento, Frei José Cambolo expressou grande gratidão a Deus Pai Todo Poderoso, a seus pais, a Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, a Frei César Külkamp e à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a Frei António Boaventura Zovo Baza e à Fundação Mãe de Deus de Angola, às Irmãs Clarissas, aos demais confrades, àqueles que se fizeram presente na celebração e aos que não puderam estar devido às restrições. “Não recebi nenhum diploma ao mérito, mas um ministério sacrossanto”, proferiu Frei José, mostrando assim o real significado que este múnus tem para ele.

Frei António Baza fez a leitura da carta enviada pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, motivando o neo-sacerdote neste início de ministério:

ÍNTEGRA DA MENSAGEM DO MINISTRO PROVINCIAL A FREI JOSÉ

“Apascenta as minhas ovelhas” (João 21,15).

Amado irmão, Frei José Morais Cambolo, novo sacerdote da Igreja,

o Senhor lhe dê a Sua Paz!

                A situação de isolamento e distanciamento necessários pela atual pandemia fez com que eu não pudesse estar ao seu lado neste dia em que você é consagrado e ungido para o serviço a Deus e a sua Igreja como sacerdote do Altíssimo. Entretanto, a distância e o oceano que nos separam são vencidos pela proximidade do amor fraterno!

                A partir do amor que já nos fez irmãos, posso afirmar que você é um grande frade menor, não apenas em estatura, mas que vive com alegria a sua vocação religiosa e franciscana! Esta vocação é alimentada pela fé que procura o seu centro em Deus e se traduz na entrega de vida, sempre por amor.

                Como franciscanos, somos chamados e enviados a participar no Amor que se encarna no mundo, que vai ao encontro dos homens e das mulheres de boa vontade, mas também da ovelha desgarrada e perdida, do sofredor caído à margem do caminho, dos pequenos, dos doentes e dos mais pobres. Isto foi o que fez Jesus, revelando o amor misericordioso de Deus e vivendo este mesmo amor até a cruz.

                Você hoje foi ordenado presbítero, e com isso se tornou um ministro da Eucaristia, da Palavra, da caridade e da reconciliação. Em tudo isto você é servo da missão e do serviço que é sempre de Jesus: você é designado para “apascentar as ovelhas” que são sempre d’Ele. É Ele “o bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11).

                Frei José Cambolo, aí está o sentido do seu ministério ordenado. Busque todos os dias a centralidade de Cristo, como nos pede insistentemente o nosso pai, São Francisco de Assis, especialmente na vida de oração. Que, nesta contemplação, o próprio Cristo o conduza ao amor generoso que Ele e o Pai têm para com a humanidade. E deixe que Ele mesmo ame através de você e do seu serviço ministerial!

                Você tem hoje ao seu lado muitos irmãos de fraternidade. E você, agora, é o guardião de uma grande fraternidade, aí na Sede da Fundação. Faça valer esta dimensão fundamental da nossa vida franciscana e busque na fraternidade a força e o testemunho para a sua missão sacerdotal!

                Receba hoje o abraço e as preces de cada irmão desta Província para que você testemunhe com muita alegria a sua consagração a Cristo e à Igreja, o Seu povo santo! 

                Peço sobre você a proteção maternal de nossa Mãe Imaculada, Rainha da Ordem dos Frades Menores, da Província e da Fundação Franciscana em Angola! Que ela consiga de Deus bênçãos abundantes para a sua vida e para a sua missão!

                Abraço fraterno deste seu irmão, Frei César Külkamp, ofm.

ALEGRIA DAS CLARISSAS

Representando as Irmãs Clarissas, a Abadessa do Mosteiro, Irmã Maria Anuarite do Espírito Santo, demonstrou sua alegria pela ordenação de Frei José. “Foi uma honra termos acolhido as celebrações da Profissão solene e da Ordenação Diaconal, mas agora, com a celebração presbiteral, sentimos que ganhamos algo novo e que o Mosteiro não será o mesmo daqui em diante”, disse.

“Quando soube que a Missa da ordenação seria realizada no nosso Mosteiro, até me esqueci da pandemia”, disse Irmã Sofia Maria do Santíssimo Nome de Jesus.

Dom Filomeno agradeceu a presença dos Padres Josefinos, que enviaram o ordenando ao Seminário Franciscano e encorajou a FIMDA a continuar com o seu trabalho de formação.

Por fim, Frei João Alberto Bunga fez a leitura da ata da celebração que foi assinada pelo arcebispo Dom Filomeno; o delegado do Ministro Provincial, Frei António; Frei José Cambolo e por ele, que a secretariou.

Terminada a celebração, o recém-ordenado saudou o povo com gestos, respeitando assim o distanciamento social. Daqui em diante, Frei José Cambolo segue exercendo o serviço de guardião da Fraternidade São Francisco de Assis, responsável do Kimbo São Francisco e dos projetos sociais, conforme foi nomeado na última reunião do Definitório Provincial.

Sua primeira Missa será celebrada na Paróquia São José Operário, na Comunidade Sagrada Família, em Cazenga, Luanda, neste domingo, às 9 horas.

Frei José nasceu em Luanda, Angola, em 26 de janeiro de 1989. É filho de José Mateus Cambolo e Josefa Antônio Morais, e tem seis irmãos: três meninos e três meninas. Ele é o quinto. Com a conclusão do curso de Teologia, Frei José foi ordenado diácono no dia 30 de junho de 2019, em Petrópolis (RJ).

Frei José escolheu como lema de sua ordenação presbiteral um versículo tirado do Evangelho de São João: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21,15).


VEJA MAIS IMAGENS DA ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE FREI JOSÉ