Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Jefferson inicia o seu Ministério Presbiteral

30/01/2022

Notícias


Neste 4º domingo do Tempo Comum, 30 de janeiro, Frei Jefferson Max Alves iniciou o seu Ministério Presbiteral ao celebrar a primeira Missa, às 10 horas, na Capela Santíssima Trindade, no bairro Costeira, em Araucária (PR). Ele foi ordenado presbítero ontem, sábado (29/1), por Dom Celso Antônio Marchiori, bispo da Diocese de São José dos Pinhais (PR).

Frei Jeâ Andrade, animador do Serviço Vocacional da Província (SAV), fez a acolhida do povo e deu as boas vindas a todos nesta Eucaristia. Entre os confrades que concelebraram com Frei Jefferson, o Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição, Frei Paulo Roberto Pereira, o mestre de noviços Frei Samuel Ferreira, o pároco Frei Diego Santos de Souza, OAD, e os diáconos Frei Jhones Lucas Martins e Frei Josemberg Aranha.

Frei Jeâ explicou que é costume na Província que, na Primeira Missa, o neo-sacerdote convide outro irmão para fazer a pregação. Por isso, Frei Jefferson escolheu Frei Samuel Ferreira de Lima, o mestre dos Noviços da Província da Imaculada e que fez parte de seu processo formativo quando ele foi noviço.

Segundo Frei Samuel, a Palavra de Deus indica, de forma muito própria, a vocação que Frei Jefferson recebeu como dom e que, na primeira leitura, o profeta Jeremias assim expressa: “O Senhor me seduziu e escolheu desde o seio de minha mãe”.

“Toda vocação é um dom e graça de Deus. Uma vocação do sacramento da Ordem é um dom para serviço da Igreja. Você é sacerdote para a Igreja, para servir o povo de Deus. Por isso, Deus lhe dá o dom e a graça para anunciar essa Boa Nova sem medo”, disse Frei Samuel.

Citando o apóstolo São Paulo (segunda leitura), o pregador lembrou: “Não adianta ter muitas qualidades, não adianta fazer tantas coisas se não houver a caridade, o amor, que perpassa todas as nossas ações e atitudes”, observou.

Frei Samuel lembrou que Frei Jefferson segue para a Missão de Angola como neo-sacerdote. “Na missão nós precisamos sempre de muita fé e um pouco de loucura, porque o amor é que vai mover toda a sua atuação e disposição de ir ao encontro do outro”, disse, lembrando o exemplo de São Francisco de Assis como itinerante. “Uma itinerância que não é só mudar de lugar, mas que significa, a cada dia, ir ao encontro do outro. Do outro que está aflito, que está abandonado, que está acamado, o outro que está, de certa forma, caído”, acrescentou.

                                                      (clique nas imagens para ampliá-las)

“E o amor de Deus move a gente neste projeto. Por isso, você hoje está assumindo essa experiência com fé e como proposta de vida. Por isso, não tenha medo de se lançar, de se doar, de se gastar, de se entregar totalmente ao serviço do povo de Deus, com todo amor que tem no teu coração. Porque ao servir o povo de Deus você está amando o próprio Deus encarnado, que te ilumina e te envia”, ensinou.

Citando o Evangelho, Jesus enfrentou oposição, descrédito e cobranças. “Isso faz parte do humano. Nós sempre vamos enfrentar cobranças, desafios, entretanto, diante de tudo aquilo, Jesus fala com propriedade, sem medo e com firmeza, porque tinha claro a sua missão: fazer a vontade do Pai. No ministério de sua vida, coloque isso a cada dia: ‘Eu vim para fazer a vontade do Pai’. E a vontade do Pai é que a gente ame e que o Reino de Deus aconteça. Por isso, coloque toda a sua força na construção do Reino com os dons que Deus lhe concedeu”, exortou o Mestre dos Noviços.

Frei Samuel animou Frei Jefferson a não ter medo dos desafios e a lutar diante das contrariedades, das perseguições, das contradições e dos contratempos. “Jesus seguiu o seu caminho, mesmo quando queriam jogar ele no precipício. Tenha isso bem claro. Siga a cada dia o seu caminho, porque o caminho se faz passo a passo, pouco a pouco, nas pequenas coisas”, recordou o pregador.

“E com este exercício, Deus vai te conduzir muito longe. Deus vai te fazer instrumento de paz e bem. Deus vai te fazer um homem de Deus. É isso que o povo espera: que o ministro seja um homem de Deus. Rogo a Deus neste dia, e todos nós, que o seu ministério seja fonte de vida e que sua vida seja essa expressão do amor de Deus encarnado. Que a fé, esperança e a caridade sejam as suas armas no exercício da sua função e o caminho de sua missão”, concluiu.

No final, depois do rito da Comunhão, a Comunidade entregou várias lembranças a Frei Jefferson, demonstrando o carinho que têm pelo novo sacerdote.

“A casa é mais sua do que minha. Você nasceu, cresceu aqui. Eu estou sendo adotado por essa comunidade agora”, disse o pároco Frei Diego Santos de Souza, OAD, que tomou posse recentemente na Paróquia. “Mas com grande alegria, a gente quer louvar a Deus pelo seu sim, pela sua vocação, pela sua família religiosa que tanto nos alegrou com a sua presença nestes dias. Foi uma festa simples, mas foi o melhor que pudemos oferecer. De coração, a Paróquia se sente muito feliz com sua primeira Missa aqui e na semana que vem com a sua primeira Missa na Igreja Matriz. Então, sempre que voltar para rever sua família, não se esqueça de sua família paroquial, para celebrar conosco, festejar conosco, partilhar a vida e os desafios da sua missão. E à Família Franciscana, o nosso obrigado pelo trabalho, pelo tríduo, pelo encontro com os jovens, pela preparação da ordenação”, agradeceu o pároco.

Os frades angolanos do tempo de Filosofia também fizeram uma homenagem, cantando o hino: “Como hei de agradecer a tamanha graça que o Senhor me concedeu”.

O Ministro Provincial Frei Paulo Roberto lembrou que a primeira Missa é chamada de Primícias e vem da tradição bíblica para simbolizar os primeiros frutos. “Então, a gente oferece a Deus, lembrando aquilo que o bispo falou ontem: a vocação não é minha, a vocação não é sua. A vocação é dom de Deus. A gente reconhece aquilo que Deus nos dá e devolve para Deus”, frisou Frei Paulo.

“Então, estamos vivendo aqui as primícias. A beleza, o vigor e o frescor das primícias do Frei Jefferson. Em nome da nossa Fraternidade Provincial, quero agradecer ao sim que ele dá à vocação que é de Deus. Através da Província Franciscana, ele vai exercê-la onde a Província o mandar e, certamente, será uma vocação frutuosa. Já é uma presença frutuosa e será ainda mais. Nós esperamos que ele tenha o vigor necessário e a prece da comunidade”, desejou.

Frei Paulo lembrou que esta foi a primeira semana do pároco Frei Diego. “A gente o acolhe e agradece. Somos irmãos no presbiterato e também na vida religiosa consagrada. Que suas primícias aqui na Paróquia sejam frutuosas também!”, disse, pedindo uma salva de palmas a Frei Diego.

Também foram as primícias de Frei Gabriel Dellandrea e Frei Jeâ Andrade no Serviço de Animação Vocacional. “É a primeira ordenação que preparam, já que foram nomeados para o serviço recentemente. A eles e a todos os frades do serviço vocacional a nossa gratidão”, ressaltou Frei Paulo.

Segundo o Ministro Provincial, os frades têm presença na casa Bom Jesus no centro de Curitiba, nos Colégios Bom Jesus e em Rondinha. “Então, o nome Araucária, para nós, não era desconhecido porque sempre víamos a placa da estrada indicando: ‘Araucária’. Mas a gente só passava e nem imaginava que fôssemos encontrar uma família tão bonita, tão acolhedora aqui neste lugar. Então, tenho certeza, que todos nós que participamos deste tríduo vocacional e dessas celebrações, toda vez que passarmos ali de novo vamos dizer: ‘ali é minha casa, é minha família’. Muito, muito obrigado a todos vocês que são da nossa Família Franciscana”, agradeceu Frei Paulo.

Frei Jeâ também destacou a acolhida que os frades receberam da Paróquia Senhor Bom Jesus. “Frei Diego está chegando aqui na Paróquia, mas foi muito aberto e solícito para tudo aquilo que os frades puderam realizar. Em nome dos frades, Frei Gabriel vai entregar uma lembrança a Frei Diego, em sinal da nossa gratidão em estar juntos e poder celebrar esta ordenação”, disse o animador vocacional. A mesma gratidão o neo-sacerdote também demonstrou nas suas palavras finais antes de dar a bênção final.


Frei Roger Strapazzon (fotos) e Comunicação da Província da Imaculada Conceição