Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

D. Celso ordena Frei Jefferson e indica um itinerário para seu presbiterato

30/01/2022

Notícias

Araucária (PR) – “Ser um padre de palavra e da Palavra; ser um padre da Eucaristia e da caridade; e lembrar que o sacerdócio é um dom e, como dom, precisa ser cuidado”. Com esse itinerário e pela imposição de suas mãos, Dom Celso Antônio Marchiori, bispo da Diocese de São José dos Pinhais (PR), concedeu a Frei Jefferson Max Nunes Maciel o segundo grau do sacramento da Ordem durante a Celebração Eucarística neste sábado, 29 de janeiro, às 19h00, na Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Araucária (PR). Momento de fé e gratidão para o jovem presbítero franciscano, para a família, para a Província da Imaculada Conceição e para o povo de Deus.

Durante duas horas, o povo participou desse momento histórico na vida de Frei Jefferson, assim como seus confrades especialmente da região de Curitiba, o pároco Frei Diego Santos de Souza, OAD, familiares e amigos. Frei Jefferson teve ao seu lado, na procissão de entrada, o pai Valódio Tibes Maciel e a mãe Maria Enésia Nunes.

O Evangelho foi proclamado pelo diácono Frei Josemberg Cardozo Aranha, colega de turma de Frei Jefferson. Após o Evangelho, o ordenando foi chamado a apresentar-se diante do bispo e da comunidade. Com um abraço em seus familiares, como gesto de gratidão pelo dom da vida e do exemplo deles recebido, colocou-se diante do bispo: “Eis-me aqui, Senhor”, mostrando sua total disposição em servir ao reino de Deus.

A apresentação do candidato ao sacerdócio foi feita pelo Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição, Frei Paulo Roberto Pereira, focada na confiança e testemunho dos formadores da Província e nas consultas ao povo de Deus. Segundo o Ministro Provincial, Frei Jefferson  “era digno para ser ordenado presbítero”.

Pedida e aceita a ordenação, Dom Celso exortou o ordenando a colocar “a sua inteira confiança Naquele que o chamou, naquele que fez o convite para esta vocação tão sublime”, referindo ao lema sacerdotal escolhido por Frei Jefferson: “Sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em Vós confio desde minha juventude”.

“A minha saudação a todos e a todas com muito amor, carinho e ternura”, disse D. Celso, revelando que tem um apreço muito grande pela espiritualidade franciscana. Ele contou que quando estudante de Filosofia chegou a pensar em se tornar franciscano, mas que no seu discernimento viu que “a vontade de Deus estaria aqui ou lá”.

TRÊS PONTOS PARA VIDA SACERDOTAL DE FREI JEFFERSON

Dirigindo-se a Frei Jefferson, Dom Celso indicou três pontos para o seu presbiterato:

1º ponto: Seja um padre de palavra e da Palavra.

“Seja honesto consigo mesmo, com Deus, com a Igreja, com o povo de Deus. Seja um homem de Palavra, fiel, vivendo sempre em comunhão. Cuidado para não cair nas armadilhas das fake news. E olha, desculpe minha sinceridade, mas de fake news temos também pessoas travestidas de bispos, cardeais,  padres, religiosos e freis. Não vamos cair nessa armadilha. Permaneçamos em comunhão com o Papa Francisco, permaneçamos em comunhão com o bispo, com a sua congregação, com seus superiores, com seus confrades. Seja um homem de palavra. Seja um homem da Palavra de Deus. É a Palavra de Deus que deve estar sempre ressoando em nossos lábios para fazer ecoar no coração das pessoas”, ensinou.

O bispo alertou o ordenando que, no seu caminho, poderá encontrar muitas resistências. “Continue o seu caminho. Não se deixe abater pelas críticas, pelas maldades humanas – que existem muitas, inclusive dentro da própria Igreja. Você sabe em quem botou a sua confiança. O seu lema, tirado do Salmo 70, fala dessa confiança no Senhor. É no Senhor que você deve confiar. Ajude as pessoas a conhecerem a Palavra de Deus e a se transformarem por ela. Ajude a se habituarem na escuta da Palavra de Deus. Estamos no tempo sinodal e estamos exatamente na fase sinodal que é a base da escuta. Ajude as pessoas a escutarem o que o Espírito Santo tem a nos dizer. Ajude as pessoas a terem uma paixão pela Palavra de Deus. Ajude as pessoas a buscarem a Palavra de Deus. Que nós possamos experimentar o poder transformador da Palavra de Deus”, acrescentou.

                                                        (clique nas imagens para ampliá-las)

2º ponto: Seja um padre da Eucaristia e da caridade;

“Frei Jefferson, seja um homem da Eucaristia e da caridade. Celebre a Missa com muita devoção. Celebre a Missa diariamente. Celebre a Missa com muito amor pelo Deus Eucarístico. Além da Missa, busque frequentemente estar diante de Jesus na Eucaristia para conversar com Ele. Estar com Jesus. Não tenhamos medo de gastar tempo com Jesus. Seja um homem apaixonado por Jesus Eucarístico e a Ele leve suas alegrias, suas angústias, todos os seus sentimentos. Tenho certeza que Jesus nunca vai decepcionar você”, exortou.

“Seja um homem da caridade. Vá ao encontro do povo, especialmente dos mais vulneráveis. Não fique somente esperando que venham procurá-lo. Vá ao encontro das pessoas, de forma gratuita e generosa. Nós precisamos cuidar dos doentes, nós precisamos cuidar dos que vivem angustiados. Você está sendo ordenado para curar as feridas d’alma das pessoas. Mesmo cansado, mesmo fisicamente acabado, vá ao encontro de quem precisa”, animou.

3º ponto: O sacerdócio é um dom;

“Não somos nós que queremos, não somos nós que adquirimos. É um dom, um presente de Deus. E como dom devemos ser como Nossa Senhora: ter uma atitude eterna de gratidão. Por isso, agradecer sempre a Deus. Depois como dom, ele precisa ser cuidado, precisa ser cultivado. Assim como nós cuidamos da nossa vida física, também precisamos cuidar da nossa vocação. Também do matrimônio, da vida religiosa, da vida sacerdotal. O matrimônio é um dom, o sacerdócio é um dom, a vida religiosa é um dom.  É preciso cuidar, regar diariamente com muito carinho, com muito amor, com muita humildade”, estimulou.

“O sacerdócio é um dom. Não é algo que eu quero para mim. É Deus que me chama. Eu posso pensar que estou sendo chamado, mas não estou. Muitas pessoas pensam que são chamadas, mas não são. A Igreja tem essa graça de discernir e confirmar”, observou.

“Certamente, você já colocou dentro do seu coração sentimentos de humildade do próprio fundador São Francisco de Assis. Pela humildade, você alcançará grandes graças para si mesmo, para a Igreja e para o povo de Deus. Que Nossa Senhora, Mãe de Jesus, e São José intercedam sempre por você para que possa, com muita força e coragem, perseverar na sua missão. E como Maria, junto aos apóstolos, saiba que ela está junto de você também. Então, permaneça sempre com Maria em oração, especialmente através da oração do santo Terço”, concluiu.

O RITO

Após a homilia, em diálogo com Dom Celso, Frei Jefferson afirmou e prometeu desempenhar a missão de presbítero com fidelidade, sabedoria e devoção, firmado na oração e no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Prometeu ainda obediência e respeito aos bispos. Logo em seguida, em sinal de humildade e reverência, Frei Jefferson prostrou-se por terra e todo o povo entoou a Ladainha de Todos os Santos e Santas para que Deus possa abençoar, santificar e consagrar o serviço ministerial de Frei Jefferson.

(LEIA MAIS SOBRE O RITO DA ORDENAÇÃO PRESBITERAL)

O rito, então, chegou no momento central com a imposição das mãos, um gesto de tradição bíblica e apostólica, e a prece da ordenação. O bispo e todos os presbíteros impuseram as mãos sobre Frei Jefferson, para que o Espírito Santo possa iluminar e renovar o seu coração no serviço a Deus em favor de todo o povo de Deus.

Terminada a oração consecratória, os pais trouxeram a estola e a casula, vestes que representam o trabalho assumido pelo neo-sacerdote. O Ministro Provincial e o Definidor Frei Daniel Dellandrea ajudaram Frei Jefferson a se vestir com os paramentos e, na sequência, pôs-se de joelhos diante do bispo para que este ungisse suas mãos com o Óleo do Crisma e as atasse com uma fita que foi desamarrada pelo pais Valódio e Maria Enésia. Eles tiveram a graça de receber a primeira bênção do filho presbítero.

As oferendas do Pão e do Vinho foram trazidas por seus tios Almerindo Rodrigues Nunes e Luzia Celeste Borim Nunes. Dom Celso Antônio as entregou a Frei Jefferson como sinal da oferenda do povo que, de agora em diante, ele irá apresentar em cada Eucaristia: “Recebe a oferenda do povo para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor”, rezou. Num gesto de comunhão fraterna, representando a acolhida do neo-sacerdote entre os presbíteros, Frei Jefferson recebeu o abraço da paz de Dom Celso, de seus confrades, dos sacerdotes presentes e dos pais.

                                                             (clique nas imagens para ampliá-las)

Ordenado, Frei Jefferson concelebrou no altar pela primeira vez como presbítero. A Primeira Missa que Frei Jefferson vai presidir será neste domingo, 30 de janeiro, às 10 horas, na Capela Santíssima Trindade, no bairro Costeira, em Araucária (PR).

AGRADECIMENTOS

Nos seus agradecimentos, Frei Jefferson lembrou primeiro de Deus Pai. “Glorifico aquele que é a fonte de toda a graça, pelas inúmeras bênçãos que recebi”, disse. Depois agradeceu a seus pais, a Dom Celso, a seus familiares, a seus confrades da Ordem dos Frades Menores, à Paróquia Senhor Bom Jesus de Costeira, aos Freis Agostinianos Descalços, aos Padres Vicentinos, ao Coral Vozes da Paz que animou a sua ordenação, ao povo de Deus, aos amigos e benfeitores, “por vossas orações, auxílio espiritual e material”.

“Como o salmista, rezo agradecido: ‘Sois, Senhor Deus, minha esperança. Em vós confio desde a minha juventude’. Peço vossas orações para que eu possa servir com amor a Deus, à Igreja e à toda humana criatura”, pediu o novo presbítero.

Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior, missionário há oito anos em Angola, falou da alegria e graça de receber seu confrade ordenado na Missão de Angola. “As missões ultramarinas, que o aguardam, exigem sim, muito amor, muita paixão. Esse nosso irmão é muito bem-vindo assim como outros irmãos a Angola. Frei Jefferson, bem-vindo ao presbiterato e à grande missão ultramarina que nós temos em Angola”, desejou Frei Laurindo.

Ao término da celebração, Dom Celso estendeu suas mãos sobre o ordenado, dizendo: “Deus, pastor e guia da Igreja, te guarde constantemente com sua graça para cumprir com fidelidade os deveres de presbítero”.


Frei Roger Strapazzon (fotos) e Comunicação da Província da Imaculada Conceição