Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei James Girardi celebra 25 anos de Ordenação Sacerdotal

22/02/2021

Notícias

Duque de Caixas (RJ) – No primeiro Domingo da Quaresma (21/2), abrindo um tempo de escuta da Palavra e de reconciliação com Deus e com os irmãos, Frei James Luiz Girardi presidiu a Celebração Eucarística do seu Jubileu de 25 anos de Ordenação Sacerdotal. Devido ao distanciamento social e proporcionando a participação de mais pessoas, foram preparadas três celebrações, durante o dia, uma em cada área pastoral da Paróquia São Francisco de Assis, em Duque de Caxias. Além dos irmãos de fraternidade, contou-se com a presença de Frei Toni Michels, grande amigo de Frei James.

Em sua homilia, Frei James ressaltou que “a fé nos ajuda a sermos melhores e a responder às questões que o tempo atual nos apresenta. Interpela-nos e provoca mudanças, transformando-nos em pessoas melhores. Renova a esperança, a fé e o compromisso. E se torna uma oportunidade de ser feliz. No meio do turbilhão, que é o nosso dia a dia, devemos superar as tentações que hoje são muitas”, disse o celebrante.

“Buscar o equilíbrio, perdoar e praticar a oração, a esmola e o jejum. O que é jejuar hoje? Quando se vive numa sociedade de consumo exagerado, com um descarte de tantas coisas, o que significa jejuar diante dessa verdade? O que significa viver a esmola, a caridade a dimensão solidária, fraterna, afetuosa que todo cristão deve ter? O que significa viver a esmola em um mundo que mata, que destrói, que descarta o ser humano? O Papa Francisco fala muito que vivemos cheios de muros, que separam, distanciam, excluem, faz com que não possamos nos encontrar. Ele diz que devemos construir pontes. Isso é viver a caridade e a solidariedade, é se empenhar para que a vida seja mais forte que a morte. O que é viver a dimensão contemplativa da oração em um tempo em que ninguém tem tempo, vive correndo, vive agitado?… Deixemo-nos interpelar pelo espírito Santo de Deus para que nos tornemos pessoas mais felizes, mais renovadas, cheias de esperança, mais comprometidas…”, observou.

Na sequência, foi lida a história da vida de Frei James e, logo após, o aniversariante renovou o seu compromisso como sacerdote diante de toda comunidade.

Foi lembrado, pela equipe litúrgica, durante a celebração que “há 25 anos Frei James escolheu como tema para a sua ordenação o versículo do Evangelho de Mateus (5,6), que afirma: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”. Esse versículo revela a realidade imposta pela sociedade desumana, que gera pessoas injustiçadas, empobrecidas e escravizadas. Frei James busca vivenciar, em sua vida e sacerdócio, a inversão dessas atitudes: elas devem ser libertadoras, acolhedoras e abençoadas pelo Deus da vida mediante a prática comunitária da misericórdia, da justiça e da solidariedade. Ele também procura viver, em seu dia a dia, a mística e ações de São Francisco. O mesmo Francisco ressalta que o sacerdote é aquele que traz a presença do Senhor ao altar. Que aproxima Deus do ser humano. As mãos do sacerdote tocam a Palavra da vida e o Pão que sacia a fome de esperança e neles enxergamos o Filho de Deus. E é assim que se revela Frei James, aquele que é presença de Cristo, que pensa, fala e age como Cristo. E essa experiência de Deus faz com que sua própria vida seja um anúncio para aqueles que estão sedentos do Salvador, sedentos de esperança e de justiça social e se transforma em amor concreto ao irmão, tornando-se um homem de Deus para os outros”.

Frei James recebeu de cada área pastoral um presente: Uma sandália franciscana, uma estola e uma túnica que simboliza o ministério sacerdotal. Nos momentos de homenagens, Frei Toni ressaltou que o amigo é uma pessoa profundamente humana, tem o dom do diálogo e que tem um olhar carinhoso com o irmão mais pobre. Foram apresentados alguns vídeos de felicitações de amigos da Fraternidade e familiares. D. Evaristo, bispo de Marajó, em vídeo, destacou que o amigo é uma pessoa muito solidária, bem-humorada, de bem com a vida… Frei Atílio, em vídeo, lembra do entusiasmo e contribuição do amigo de Fraternidade no início do seu ministério. E muitos outros testemunhos foram apresentados que muito emocionaram Frei James. As funcionárias dos Centros de Convivência Infantil também presentearam o celebrante com um lindo quadro com fotos da sua vida sacerdotal. Frei James, ao final da celebração, agradeceu a Paróquia pelas belíssimas celebrações e a todos que contribuíram com o seu ministério. Frisou que foi um dia de alegria e gratidão a Deus pelo seu chamado à vocação sacerdotal e por ser força e sustento em sua missão.

Frei James Luiz Girardi, OFM, nasceu no dia 13 de agosto de 1967, na cidade de Rodeio, Santa Catarina, filho do casal Arcângelo e Eleonora Girardi. É o mais novo de seis irmãos. Seu pai exercia o ofício de estofador e sua família morava aos pés da colina onde se localiza a Igreja Matriz de São Francisco e o Noviciado Franciscano. Desde criança, a proximidade física com os frades também foi se tornando proximidade afetiva. O fato de ter sido coroinha na igreja matriz também motivou sua vocação. Ingressou, com 13 anos, em 1980, no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, SC, onde concluiu, em 1983, o Ensino Fundamental. De 1984 a 1986, morou no Seminário Santo Antônio, em Agudos, SP, onde concluiu o Ensino Médio e também fez o Postulantado. De 1987 a julho de 1988, fez o Noviciado em Rodeio, sua terra natal, realizando a Profissão Simples no dia 2 de julho de 1988. Entre os anos de 1989 e 1991, viveu na Fraternidade Franciscana São Boaventura, em Campo Largo, Paraná, onde cursou Filosofia. A Teologia fez em Petrópolis, RJ, no Instituto Teológico Franciscano, entre 1992 e 1995.

Fez a Profissão Solene em 5 de novembro de 1994, em Duque de Caxias, onde também foi ordenado diácono, a 19 de agosto de 1995, pelo Bispo Dom Mauro Morelli. Ordenou-se sacerdote em 17 de fevereiro de 1996, em Rodeio, sua terra Natal, pelo Bispo de Rio do Sul, SC, Dom Tito Buss. Desde o tempo de estudante, conheceu e aprendeu a amar a Baixada Fluminense e o Rio de Janeiro, especialmente o povo que vive nesta região. Dos seus 25 anos de padre, 22 deles esteve morando em terras fluminenses. Passou por Venda das Pedras, em Itaboraí, Imbariê, Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, Rocinha, Petrópolis, na Fraternidade São Francisco de Assis, em Campos Elíseos. Ele também atua como professor do Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, lecionando Eclesiologia.


Pascom da Paróquia São Francisco – Campos Elíseos