Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em Florianópolis, Frei José Lino celebra 50 anos de sacerdócio

21/12/2020

Notícias

“Hoje a nossa Província Franciscana está duplamente em festa. Além dessa celebração dos seus 50 anos de vida sacerdotal, na manhã de hoje, 19 de dezembro, nove jovens frades ofereceram o seu ‘sim’ ao serviço a Deus como diáconos da Igreja. Com certeza, eles olham para você, Frei José Lino, como uma inspiração de que é possível, sim, realizar-se nessa vocação. E nós, que já estamos vivenciando o ministério sacerdotal, ao olharmos para eles, podemos nos reanimar com a alegria e a esperança com que se lançam ao serviço do Reino de Deus”. Foi assim que o Definidor Frei Daniel Delandrea rendeu graças a dois momentos importantes na Província: o jubileu de 50 anos de vida sacerdotal de Frei José Lino Lückmann e o ‘sim’ de nove jovens frades ao diaconato.

Frei José presidiu este momento histórico em sua vida, tendo como concelebrantes seus confrades Frei Daniel, o guardião e pároco Frei Germano Guesser, Frei Diego de Melo, Frei Clauzemir Makximovitz, o pároco da Catedral de Florianópolis, Pe. David Antônio Coelho, e o Reitor do Seminário de Teologia de Florianópolis, Pe. Vânio da Silva. Animaram os cantos Mateus Hofmann e sua mãe Ana. Amigos, familiares e o povo guardaram o distanciamento necessário durante Celebração, seguindo as normas sanitárias catarinenses.

Frei Daniel falou da alegria de celebrar os 50 anos de ministério sacerdotal de Frei José e lembrou que ele escolheu como lema para sua ordenação, ‘Eu vim para servir’, que coincidiu com a liturgia do quarto domingo do Advento, “onde nos é apresentada aquela que se fez modelo de serviço aos planos de Deus: a Virgem Maria. É Maria, tão jovem, humilde e cheia de fé, que nos inspira na vida sacerdotal a também a acolher o chamado de Deus e oferecer nosso sim para o anúncio da Boa Nova”, lembrou o Definidor.

“Na vida sacerdotal temos duas maravilhas a agradecer a Deus. A primeira, assim como Maria, temos a graça de também recebermos o anúncio, o convite de Deus. É a nossa experiência tão própria e íntima da anunciação. Através de um mensageiro de Deus (que pode ser uma pessoa, um fato ou alguma outra experiência da vida), recebemos um convite, um toque de Deus, que nos levou a buscar conhecer mais intensamente a Jesus Cristo e futuramente dar o nosso Sim a serviço da Igreja como sacerdotes. Outra maravilha, é fruto desse serviço, do nosso Ministério. Como sacerdotes muitas vezes somos nós os instrumentos de Deus, seus mensageiros. Quantas vezes levamos o anúncio de Jesus Cristo aos corações das pessoas! Quantas experiências de Deus proporcionamos àqueles e àquelas que nos procuram em busca de uma bênção, no aconselhamento, na compaixão e na misericórdia. É isto que hoje nos faz recordar e agradecer o quanto a vida religiosa e sacerdotal nos realiza, nos torna felizes”, ressaltou o frade.

“Hoje é o dia do sim. Com Maria somos convidados a olhar hoje as maravilhas que o Senhor Deus realizou nos seus 50 anos de sacerdócio. E unir nossa prece e oração para que você, Frei Joselino, possa novamente oferecer o seu sim, permanecendo fiel ao propósito do lema de sua ordenação: Servir!”, concluiu.

O pároco Frei Germano falou em nome da comunidade e começou lembrando o salmista: “Como é importante saber agradecer, saber louvar por tudo aquilo que o Senhor faz por nós!”

 

“Frei José Lino, quem poderia imaginar que hoje – Frei José foi o meu professor de Português no Seminário de Agudos, em 1982 – estaríamos juntos celebrando o seu jubileu de ouro?! Já desde aquela época sua presença era muito marcante em nosso meio: na sala de aula, no esporte sempre presente, no basquete e até no polo aquático… Da formação, o sr. seguiu para o trabalho pastoral ao assumir uma paróquia, com uma realidade muito difícil. Com seu jeito acolhedor e fraterno, conquistou o povo e até hoje lembram com carinho e saudades do sr.”, recordou Frei Germano.

Essa característica fraternal foi destacada pelo pároco em outros lugares, segundo ele, como um legítimo filho de São Francisco. “Que o digam o povo de Agudos, Cabrália Paulista, Luzerna, Ibicaré, Gaspar, Forquilhinha, Angelina, Lages, e agora Florianópolis!”, acrescentou.

“Inclusive, a minha família nutre um grande carinho pelo sr. Minha irmã não esquece do sr. quando presidiu a sua cerimônia de casamento. Ela lembra com gratidão”, contou Frei Germano. Logo no início do seu Pontificado, o Papa Francisco disse que o sacerdote deveria ter o cheiro de suas ovelhas. “O senhor traz consigo o cheiro das ovelhas que nutriu com um carinho muito especial em todos os lugares por onde passou e onde perdeu a conta dos amigos que fez. Este cheiro das ovelhas lhe faz lembrar sempre que, no dia 19 de dezembro de 1970, deitado no chão da igreja de Santo Estêvão de Ituporanga (SC), ali não teve dúvidas que sua vida era ao lado do Bom Pastor. ‘Eu vim para servir’ não foi só um lema, mas uma prática nestes seus 50 anos de sacerdócio”, completou Frei Germano.

Antes da bênção final, Frei José Lino disse que estava muito feliz pelos 50 anos, por todos os lugares por onde passou e disse ser muito grato a seus pais, que tiveram 13 filhos, sendo ele o sétimo. E brincou: “Se tivessem parado nos seis filhos, eu não teria nascido”.