Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Idair fala do ‘segredo’ de Santo Antônio

13/06/2021

Notícias

                                                                                                                                            Imagem: captura de tela da transmissão digital

Concórdia (SC) – A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia, SC, celebrou neste domingo, 13 de junho, o franciscano Santo Antônio, que é o Padroeiro deste município catarinense. O pároco Frei José Idair Ferreira Augusto presidiu a Missa, às 8 horas.

Na sua homilia, Frei Idair disse que se olharmos para a figura de Santo Antônio, nele vamos encontrar um dos santos mais queridos da nossa Igreja, não somente no Brasil, onde os portugueses difundiram essa devoção, mas por todo o mundo. “Existem santos que calam fundo no coração dos cristãos e sua devoção se torna como que universal. É o caso de Santo Antônio. Por isso, o tema da nossa trezena, ‘Santo Antônio, o santo do mundo inteiro’. Por si só, o fato de ser santo não bastaria para que atraísse a atenção de todos. Mas nós sabemos que não é assim. Existem muitos santos canonizados, respeitados, venerados por toda a Igreja, mas não têm a popularidade. De onde vem a popularidade de certos santos, como Santo Antônio?”, indagou.

Segundo ele, o povo tem um sentido de fé, sentido de confiança para reconhecer onde está a santidade e quem praticou santidade de modo mais semelhante a Jesus. “É isso que faz a diferença: o modo de Jesus. O modo de Jesus encarnado, assumido no comprometimento da vida cristã. Jesus é o grande modelo de santidade. É o santo dos santos. É o santo de Deus. Existem santos que se distinguem pelo estudo, pelo esmero na liturgia, por defender a fé com seus escritos. Santos que construíram grandes obras e fundaram grandes ordens, como São Francisco. E, no entanto, apesar de todo o respeito do povo cristão, não conseguiram talvez entrar no coração do povo. O segredo da santidade – este é o segredo de santo Antônio -, está em assemelhar-se o mais possível com Jesus, não somente nas intenções, mas na vida prática”, explicou.

Frei José Idair apontou em Santo Antônio três grandes atitudes que o fazem ser semelhante a Jesus:

  1. 1. Sua grande humildade. “Antônio se guia por Aquele que disse: ‘aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração'”.
  2. Santo Antônio foi um missionário apaixonado por Deus. “Percorria cidades e lugares para anunciar o Evangelho. Santo Antônio foi o seguidor daquele que disse: ‘meu alimento é fazer a vontade do meu Pai que me enviou’. Não descansava, morreu jovem ainda, extenuado pelo zelo e pelos trabalhos sem fim. É o santo do mundo inteiro. É o santo de todas as causas, das coisas perdidas, dos negócios não resolvidos, é o santo casamenteiro, não porque tinha arranjado casamento para quem não tinha casado, mas foi um grande defensor da família no seu tempo, e no tempo em que a família estava em crise”.
  3. Santo Antônio foi um homem que amou profundamente os pobres e tudo fez por eles. “Não só no sentido assistencialista, mas trabalhando para mudar leis injustas que afligiam o povo de Pádua. Santo Antônio foi discípulo de Jesus, que diz: ‘tenho pena desse povo que anda como ovelha sem pastor'”.

“Então, a santidade de Santo Antônio se fez com a graça de Deus, mas também com a resposta das suas atitudes. A santidade de Santo Antônio se fez com a graça de Deus e com sua oração constante que predispunha a aceitar e realizar esta graça. A santidade de Santo Antônio é para nós todos um convite para que nossas orações sejam constantes, mais intensas e confiantes. Uma vez que a oração dá força e lucidez para que o cristão não se perca naquilo que é relativo, mas busque sempre o essencial, o absoluto”, ressaltou o frade.

Concluindo, disse: “Para Deus, não é a embalagem do presente que vale, mas o presente mesmo. O que está no coração e se traduz em gestos de amor. Por isso, o grande presente que Santo Antônio oferece para a humanidade toda está estampada nas suas imagens, em algumas com os lírios – sinal de sua pureza, simplicidade, da sua humildade, da sua limpidez diante de Deus e diante dos homens. A nossa imagem traz Santo Antônio, a Palavra e o Menino Jesus sobre esta Palavra. A Palavra anunciada por Santo Antônio é o próprio Jesus, o Verbo Encarnado, o Deus que se fez criança, o Deus que se fez homem, que veio habitar esse mundo. É esse Jesus que Santo Antônio quer levar não só aos ouvidos, mas aos corações de todas as pessoas”.


Texto Moacir Beggo, com a transmissão via Facebook da Paróquia