Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Concórdia celebra Santo Antônio com muita gratidão

14/06/2022

Notícias

 

“Ela nasceu pequenina e cresceu

Cheia de belezas mil

Grande será, pois seu nome já está

Na geografia do Brasil

Deus a proteja

Sempre que esteja em perigo

A fartura de pão

Mesmo a criança que brinca no chão

Sabe de cor a canção

Só em Concórdia se canta e se diz

Nossa gente é contente é feliz”

Assim diz um trecho da já tradicional e querida Valsa Concórdia[1], praticamente um hino popular da cidade. Santo Antônio é celebrado com honras de padroeiro, inclusive, antes da missa da festa, é costume o prefeito e primeira-dama entrarem com a bandeira da cidade ao som da música. Em seguida, iniciando a missa, os padroeiros das comunidades vêm em procissão.

Mas a festa de Santo Antônio começa bem antes. Muitos meses antes de 13 de junho os preparativos já começam. Equipes de voluntários começam a se mobilizar. Escalas, logística, compras… tudo em quantidades surpreendentes. Principalmente a satisfação de nesse ano podermos voltar com força total, após dois anos restritos pela pandemia de Covid19.

A Trezena começou dia 31, e convidou a refletir sobre o Mistério da Encarnação, da vocação cristã, missionária, pedindo benção para as crianças, para os avós, para as pastorais… e, claro, encerrando com o compromisso que vem da fé e a celebração do amor trinitário de Deus, com a tradicional e esperada bênção para os casais e namorados.

Teve bolo de Santo Antônio? Claro que teve! Como não teria… mas teve muito mais! Só em bolachas, foram cerca de 5 mil quilos! Fora os mais de 3 mil rocamboles, as cucas, pães e o tradicional mondongo! Tudo temperado com muita dedicação, doação e alegria das dezenas de voluntários, senão centenas…

No final de cada dia, além do cansaço, a satisfação estampava o rosto de cada um. A vida está voltando… não ao normal… mas sim ao extraordinário que é cada dia!

De fato, até a criança sabe a canção:

“Só em Concórdia se canta e se diz

Nossa gente é contente é feliz

Lá lá lá

lá lá rá

Gente tão boa jamais nascerá

O filhinho, a mamãe e o papai

Quanta felicidade”

[1] Música de: IRMÃOS CASAGRANDE (Adelmo Casagrande e Wilson Cancian) de 2008. Cf.: https://youtu.be/YNRWn6Vk_AI.


[1] Música de: IRMÃOS CASAGRANDE (Adelmo Casagrande e Wilson Cancian) de 2008. Cf.: https://youtu.be/YNRWn6Vk_AI.


Frei Clauzemir Makximovitz