Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gilberto é eleito presidente da Câmara de Educação Superior do CNE

13/07/2012

Notícias

O ex-reitor e professor da Universidade São Francisco (USF), Frei Gilberto Gonçalves Garcia, foi eleito Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). A cerimônia de posse foi realizada em Brasília no dia 3 de julho, com a participação do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante.

O cargo, que ultimamente tem sido ocupado por reitores de instituições públicas, foi destinado ao Frei Gilberto por unanimidade entre os 12 conselheiros da Câmara. Anteriormente, o ex-reitor da USF ocupava o cargo de vice-presidente. “A nomeação é motivo de orgulho para uma instituição comunitária como a USF, que passa a ter o privilégio de contar com um ex-reitor presidindo o principal fórum do ensino superior brasileiro”, declara o Prof. Hector Escobar, atual reitor da instituição.

As principais funções no novo cargo de Frei Gilberto serão: dirigir reuniões para definição das diretrizes das propostas para o ensino superior brasileiro, nomear comissões para colocar esse trabalho em prática, presidir sessões de julgamento de processos sobre assuntos da educação superior, além de participar da reunião mensal dos dirigentes das Câmaras com o Ministro da Educação para conduzir trabalhos do Conselho.

O Conselho Nacional de Educação é um órgão de Estado com funções normativas, consultivas e deliberativas, composto por 24 membros, divididos entre as Câmaras de Educação Básica e Superior. Os membros do CNE são nomeados pelo Presidente da República e tem mandato de quatro anos, podendo ser reconduzido por mais quatro anos, no período imediatamente subsequente. Tem como missão auxiliar na formulação de políticas públicas e diretrizes nacionais para organização dos sistemas de ensino. Seis conselheiros da Câmara de Ensino Superior (CES) terminaram seu mandato e foram substituídos. Já a Câmara de Educação Básica (CEB) teve três novos conselheiros nomeados.

Frei Gilberto tem graduação, mestrado e doutorado em filosofia, foi reitor da USF entre 2002 e 2009. Também foi Presidente do Conselho de Reitores das Universidade Brasileiras (CRUB) e da Associação Brasileira das Universidade Comunitárias (ABRUC); tomou posse como Conselheiro no CNE em maio de 2010 e, no ano seguinte, tornou-se Vice-Presidente da Câmara de Educação Superior, onde assume a presidência.