Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da semana

28/04/2015

Notícias

valorizacaoValorização pessoal e profissional – O poder inspirador do reconhecimento

Anselm Grün e Paul Ch. Donders

A valorização do ser humano é um fator básico da vida, indispensável no convívio entre pessoas, tanto no espaço familiar quanto no ambiente de trabalho. No entanto, no dia-a-dia, ela costuma ser pouco observada, ou simplesmente esquecida. O procedimento consiste em apreciar e aceitar cada pessoa tal como ela é.

Neste livro, Anselm Grün e Paul Ch. Donders mostram claramente o quanto a valorização é importante para todos nós e como é simples e espontâneo integrá-la à nossa vida. Por meio de exemplos comuns e práticos, os autores nos mostram como intensificá-la em nossa vida cotidiana, explicando também o que costuma nos impedir de valorizar os outros. A prática é auxiliada por sugestões concretas e exercícios práticos, apresentados ao longo do livro.

O que os autores pretendem é convidar você, não a refletir sobre a valorização humana, mas a praticá-la. Os pensamentos de Paul Donders e de Anselm Grün se complementam, eles partem de suas respectivas experiências concretas para estimular o leitor a valorizar a si mesmo e a demonstrar seu reconhecimento ao valor das pessoas com as quais convive e trabalha.

Segundo os autores, nesta obra eles não trazem grandes novidades, querem apenas lhe falar de coisas que a sua alma já conhece há muito tempo, pois para reencontrar a sabedoria de nossa própria alma, muitas vezes precisamos das palavras de outra pessoa.

Anselm Grün está entre os mais importantes autores espirituais da atualidade e, por meio de suas conferências e de seus seminários, é um orientador espiritual para muitas pessoas. É formado em teologia e administração de empresas. Como ecônomo da abadia beneditina de Münsterschwarzach foi, por mais de 30 anos, responsável por centenas de funcionários nos diversos empreendimentos do mosteiro.
Paul Ch. Donders é dirigente da organização de consultoria xpand International. Como treinador e conferencista, trabalha temas como liderança, visão e plano de vida, com base nos valores cristãos.

Nº DE PÁGINAS: 152

 

explorandoExplorando a cidade – Em busca de uma antropologia urbana

Ulf Hannerz

Em um período de tempo relativamente curto a antropologia urbana surgiu como um dos campos mais vitais da antropologia. Durante seu período formativo, no entanto, faltou-lhe coerência intelectual. Explorando a cidade é uma primeira tentativa ousada de fornecer exatamente essa coerência e uma compreensão teórica unificada do urbanismo.

Para fazer jus à sua pretensão de ser “a ciência da humanidade”, a Antropologia deve ser reconstruída para incluir uma consciência de vida urbana. Ela não pode tirar suas conclusões baseando-se apenas em pesquisas em comunidades pequenas, sem complicações, principalmente nas partes não ocidentais do mundo. A contribuição especial da parte urbana ao todo antropológico consiste na compreensão de uma série de fenômenos sociais e culturais, pouco ou nunca encontrados em outros locais, que sejam examinados tendo como fundo a variação humana em geral.

Baseando-se não só na antropologia, mas também nas perspectivas urbanas de outras disciplinas, tais como história, sociologia e geografia, Ulf Hannerz traz, nesta obra, unidade intelectual à história e ao desenvolvimento da antropologia urbana.

Ulf Hannerz é atualmente Chefe do Departamento de Antropologia Social na Universidade de Estocolmo. Seu livro Soulside: Inquiries into Ghetto Culture and Community (CUP, 1969) imediatamente estabeleceu sua reputação como um dos observadores mais perceptivos e ponderados da vida urbana.

Nº DE PÁGINAS:  408

 

exerc-simplic-felizCaderno de Exercícios de Simplicidade Feliz

Alice Le Guiffant e Laurence Paré

Este caderno de exercícios oferece dicas para descobrir e aplicar a simplicidade voluntária e feliz no seu cotidiano. Como essa filosofia de vida nos traz plenitude e felicidade, preferimos chamá-la de “simplicidade feliz”, em vez de “simplicidade voluntária”, que parece ser algo demasiado trabalhoso e chato. O livro explora diferentes maneiras de tentar substituir o TER, amplamente imposto por nossa sociedade, pelo SER, bem relegado ao pano de fundo de nossas vidas, a fim de alcançar um melhor equilíbrio entre ambos.

A simplicidade feliz é uma escolha de vida com o objetivo de se liberar de uma grande dependência de tudo o que é material e questionar os hábitos consumistas de nossa sociedade, no intuito de se aproximar de seus valores e necessidades reais.

Esse passo deve ser dado para si mesmo, para os outros, para o planeta, cada um andando em seu ritmo por caminhos que lhe sejam próprios e com suas prioridades pessoais. Portanto, está fora de questão renunciar a todos os prazeres da vida sob pretexto de estar absolutamente determinado a ir até o fim. Não se deve abandonar uma sociedade embrutecedora e coerciva por conceitos que aprisionam ainda mais.

Alice Le Guiffant é professora. Mãe de dois filhos, ela trabalha há vários anos com questões de ecologia ambiental, social, familiar e relacional. Ela é coautora do blog “Chroniques de deux consommatrices repenties” e do livro L’art du désencombrement e Caderno de Exercícios para se desvencilhar de Tudo o que é Inútil (Vozes).

Laurence Paré se interessa por ecologia, educação alternativa e simplicidade voluntária. Mãe de dois filhos, ela publicou artigos na revista Grandir Autrement, alimenta as “Chroniques de deux consommatrices repenties” e é coautora de L’art du désencombrement e Caderno de Exercícios para se desvencilhar de Tudo o que é Inútil (Vozes).

Nº DE PÁGINAS:: 64

 

exerc-generosidadeCaderno de exercícios dos fabulosos poderes da generosidade

Yves-Alexandre Thalmann

Quando dividimos nossas riquezas com os outros em vez de acumulá-las somente para uso próprio, contribuímos para formar uma sociedade na qual é mais agradável viver para cada um de nós. Sem falar em dinheiro, generosidade é agir pelo interesse dos outros, e não por interesse próprio, sem esperar nada em troca. É preciso então saber praticar carinhos invisíveis, saber dividir, retribuir, dedicar tempo – de modo geral, aprender a doar mais.

Este caderno de exercícios reúne um tesouro de ideias para desenvolver a sua generosidade e, à medida que você for praticando-a cotidianamente, se tornará uma verdadeira arte de viver. Com exercícios fáceis, observações e pensamentos positivos, dê palavras e cores ao seu cotidiano!

Yves-Alexandre Thalmann é psicólogo e especialista em desenvolvimento pessoal. Titular de um doutorado em física, ele faz questão de aplicar o mesmo rigor científico tanto em seu trabalho quanto nas relações humanas. Ele é autor de muitos livros de sucesso, dentre os quais Au diable la culpabilité!, Petit traité de contre-manipulation (editora Jouvence), Caderno de Exercícios para Aprender a Ser Feliz e Caderno de Exercícios para Ver Tudo Cor-de-Rosa (editora Vozes).

Nº DE PÁGINAS:: 64

 

exerc-o-que-e-inutilCaderno de exercícios para se desvencilhar de tudo o que é inútil

Alice Le Guiffant e Laurence Paré

Desvencilhar-se é uma iniciativa voluntária e pensada, que conduz a se desapegar de suas convicções e medos, bem como recusar tudo o que é supérfluo, privilegiando o que é essencial para você. É um processo de desenvolvimento pessoal que ajudará você a simplificar a sua vida e, sobretudo, avaliar suas verdadeiras necessidades para, enfim, realizar-se plenamente.

Este caderno tem o objetivo de ajudar você a se desvencilhar e refletir sobre o consumo, através de exercícios práticos e concretos. No final da sua caminhada, você finalmente se sentirá mais leve!

Alice Le Guiffant é professora. Mãe de dois filhos, ela trabalha há vários anos com questões de ecologia ambiental, social, familiar e relacional. Ela é coautora do blog “Chroniques de deux consommatrices repenties” e do livro L’art du désencombrement (editora Jouvence).
Laurence Paré se interessa por ecologia, educação alternativa e simplicidade voluntária. Mãe de dois filhos, ela publicou artigos na revista Grandir Autrement, alimenta as “Chroniques de deux consommatrices repenties” e é coautora de L’art du désencombrement (editora Jouvence).

Nº DE PÁGINAS: 64

 

exec-parar-de-culparCaderno de exercícios para viver livre e parar de se culpar

Yves-Alexandre Thalmann

A Culpa é algo que nos impede de aproveitar os bons momentos! Ela vem chegando de mansinho justamente quando estamos nos deleitando.

Você já reparou?  Quando nos culpamos, temos a tendência de falar conosco mesmo na segunda pessoa, usando o você! É como se o juiz que existe dentro de nós criticasse uma outra parte de nós mesmos, como em um processo interior…

Mas podemos nos livrar desse sentimento e é esse o objetivo deste caderno de exercícios. Trazer atividades práticas, introspecções e conscientizações que permeiam o caminho para superar e se liberar da culpa.

Yves-Alexandre Thalmann é psicólogo e especialista em desenvolvimento pessoal. Titular de um doutorado em física, ele faz questão de aplicar o mesmo rigor científico tanto em seu trabalho quanto nas relações humanas. Ele é autor de muitos livros de sucesso, dentre os quais Au diable la culpabilité!, Petit traité de contre-manipulation (editora Jouvence), Caderno de Exercícios para Aprender a Ser Feliz e Caderno de Exercícios para Ver Tudo Cor-de-Rosa (editora Vozes).

Nº DE PÁGINAS: 64

 

exerc-forma-positivaCaderno de exercício para viver sua raiva de forma positiva

Yves-Alexandre Thalmann

A raiva tem uma péssima reputação, pois frequentemente está associada à violência e agressividade. No entanto, a raiva também tem lados positivos que devem ser levados em consideração, pois sem ela é difícil fazer com que nossos direitos sejam respeitados e suscitar mudanças ao nosso redor!

A questão está em saber como domar a raiva e aprender a usar sua energia sem sucumbir à violência. E, sobretudo, aprender a neutralizar as múltiplas contrariedades que permeiam o cotidiano e varrer todos os aborrecimentos inúteis que estragam a nossa vida. É neste sentindo que este caderno de exercícios vai ensinar você a aprender a se reconciliar com a raiva

Yves-Alexandre Thalmann é psicólogo e especialista em desenvolvimento pessoal. Titular de um doutorado em física, ele faz questão de aplicar o mesmo rigor científico tanto em seu trabalho quanto nas relações humanas. Ele é autor de muitos livros de sucesso, dentre os quais Au diable la culpabilité!, Petit traité de contre-manipulation (editora Jouvence), Caderno de Exercícios para Aprender a Ser Feliz e Caderno de Exercícios para Ver Tudo Cor-de-Rosa (editora Vozes).

Nº DE PÁGINAS: 64