Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Germano: “Em Antônio, testemunho e pregação andavam juntos”

14/06/2021

Notícias

Florianópolis (SC) – O pároco Frei Germano Guesser encerrou as festividades em honra ao Padroeiro da Paróquia Santo Antônio de Florianópolis, SC, neste domingo, dia 13 de junho, na Celebração Eucarística das 19 horas.

Durante treze dias, os devotos de Santo Antônio puderam participar das celebrações, observando as normas sanitárias para o bem da comunidade. Nesta missa, a igreja ficou pequena e o povo acompanhou a Santa Missa do lado externo.

Frei Germano lembrou que tomou a liturgia da Missa de Santo Antônio e o Evangelho de Marcos (16, 15-20), quando Jesus envia os discípulos: “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

“Jesus envia seus discípulos para proclamarem a Boa nova da salvação, que consiste não só em repetir as palavras – Santo Antônio dizia ‘a palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras’ -, mas sobretudo dar o testemunho do que eles viveram ao lado Mestre Jesus”, lembrou o celebrante.

O frade lembrou que nessa caminhada da Igreja nem tudo foram rosas. Nem sempre os discípulos que vieram em seguida foram obedientes aos ensinamentos de Jesus, mas a Igreja pôde contar com discípulos fiéis como Francisco de Assis e Antônio de Pádua para anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus! “Santo Antônio foi um dos maiores pregadores do Evangelho, tanto que recebeu o título de Doutor da Igreja, mas essa honraria não veio pelo conhecimento mas pela vivência do Evangelho”, ressaltou Frei Germano, recordando São Paulo: “Evangelizar não é para mim motivo de orgulho. É uma necessidade. Ai de mim se não evangelizar”.

Nesse testemunho de vida, Santo Antônio nunca esqueceu dos pobres. “Que os pobres sejam evangelizados e os povos sejam salvos pelo Evangelho. Assim, o Senhor ouvirá a glória do seu louvor na alegria do seu coração”, dizia o santo franciscano, discípulo fiel de São Francisco de Assis. Neste ano, a Ordem Franciscana comemora 800 anos do primeiro encontro de Antônio com Francisco no Capítulo das Esteiras, em Assis.

A festa de Santo Antônio também teve “galeto e massa” para os paroquianos retiraram no sistema drive-thru ou pessoalmente no Salão Paroquial.