Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gabriel renova as promessas batismais no primeiro dia do Tríduo

17/05/2023

Notícias

Rodeio (SC) – O primeiro dia do Tríduo em preparação para a Ordenação Presbiteral de Frei Gabriel Dellandrea voltou 28 anos na linha do tempo. Nesta mesma Igreja Matriz São Francisco de Assis, em Rodeio (SC), Dª Terezinha e o sr. Sérgio Dellandrea traziam o pequeno Gabriel para ser batizado e, como disse o Papa Francisco, “para tornar-se aquele que difundi a luz da esperança de Deus neste mundo sem esperança”. O frade que o batizou foi Frei Valdir Laurentino, que presidiu nesta quarta-feira (17/05) este momento simbólico em que Frei Gabriel renovou suas promessas batismais. O Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, chegou hoje e participou da Celebração.

Graças ao encontro com Cristo, na fonte batismal, Frei Gabriel amadureceu a escolha de seguir a Cristo mais de perto. Foi na Igreja Matriz e Noviciado que ele iniciou essa caminhada franciscana, feita por muitas gerações de frades desde 1901.

Deste modo, no início da celebração, Frei Jeâ Paulo Andrade, do Serviço de Animação Vocacional (SAV), apresentou como símbolo para esta celebração a roupa de batismo de Frei Gabriel, que foi trazida pelos seu padrinho e madrinhas.

Frei Valdir mostrou a Certidão de Batismo de Frei Gabriel, onde consta que foi batizado nesta Igreja no dia 8 de janeiro 1995.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Frei Valdir lembrou que participamos da vida divina pelo batismo. “Essa é a vocação essencial de todo o cristão”, disse. Recordando o encontro de Jesus com Nicodemos, citou a passagem do Evangelho que Jesus diz que é “preciso nascer de novo. É preciso nascer do alto”.

“Batismo para nós é esse grande momento: Nascer do alto. Nascer da força do espírito do Cristo Ressuscitado”, enfatizou.

Segundo o celebrante, nessa comunhão com Deus somos chamados a ser santos. “Nós temos a maior lista de santas e santos no início do cristianismo vivendo apenas do batismo. Ser religioso, padre, bispo, papa, são desdobramentos da nossa vocação batismal, desdobramentos daquele chamado à santidade. Não adianta ter uma nomeação em documentos se a pessoa não chegou ao caminho da santidade. O que vale é viver radicalmente o que é próprio do batizado”, disse.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Frei Valdir recordou que quando era estudante, numa aula de Frei Ildefonso Silveira, ele provocou a turma ao dizer que São Francisco de Assis não foi nada original. “Aquilo foi só para prender a nossa atenção porque ficamos muito bravos. Ele concluiu seu raciocínio dizendo que Sao Francisco viveu aquilo que é próprio de todo o batizado. Ele viveu radicalmente o seu batismo, assumiu viver o seu batismo como cristão. Isso de uma maneira tão bem vivida que se tornou algo original”, recordou o frade. Segundo ele, a consagração, a ordenação são desdobramentos da vocação batismal.

Ele também citou Frei Egídio, o quarto frade a entrar na Ordem, quando numa passagem ele fala de Maria. “Ela nunca entrou em um convento. No entanto ela é o que é. A grande santa Mãe de Deus”, contou. É no momento do batismo, a partir dele, que a pessoa assume a sua verdadeira identidade de cristã, tornando-se servidora do Reino. “Que Frei Egídio nos ajude a compreender a grandeza do nosso ofício, como Maria na comunhão com a Deus”, pediu.

Na profissão de fé, Dona Terezinha recebeu de Frei Daniel a vela acesa no Círio pascal. Com a vela acesa, Frei Gabriel levou a luz até a assembleia. Em frente ao altar, com seus pais e padrinhos, professou a fé publicamente iluminado por essa luz, que também recorda o momento das promessas batismais. Em seguida, ele assinou o documento da Profissão de Fé.

Ao final da celebração, Frei Gabriel recordou que Frei Valdir não só o batizou. “Com certeza tomar uma decisão é uma coisa difícil. Teve uma vez que estava numa crise muito grande no Noviciado e pensava: ‘Será que é isso que quero para minha vida?’ Fui conversar com Frei Valdir e perguntei: ‘O que eu devia fazer?’. Ele disse: ‘A decisão é tua’. A vocação batismal era minha e eu deveria responder. Você me ajudou a decidir. Por isso, agradeço a sua presença”, disse, agradecendo também os missionários, o pároco Frei  João Miguel Silva da Cruz  e o povo que veio participar desta celebração. Frei Gabriel aproveitou também para convidar a todos para a sua ordenação.

O dia começou às 8h30 no Noviciado, com a Oração da manhã, presidida por Frei Jeâ, momento importante para o dia dos missionários. Após o momento devocional, os trabalhos foram distribuídos e os missionários partiram em grupos pelos bairros do município de Rodeio.

SEGUNDO DIA DO TRÍDUO

Nesta quinta-feira, Frei Gabriel vai renovar a sua profissão religiosa como frade menor. Se neste primeiro dia o destaque foi a vocação cristã, neste segundo dia é a vocação religiosa que vai pautar as reflexões. Para tanto, a equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV), da qual faz parte Frei Gabriel, escolheu como local para este segundo dia do Tríduo a Casa das Irmãs Catequistas Franciscanas. Será uma Celebração Mariana, às 19 horas.

A partir das 8h45, os missionários continuam suas atividades nos bairros de Rodeio 50, Glória, Pico, Ipiranga, Centro. Almoçam nas comunidades e só retornam para o Tríduo. A visita deverá priorizar os doentes, idosos, pessoas afastadas das comunidades e atingidas pela enchente no início do ano. “Isso, com certeza, levando muitas alegrias a essas comunidades”, disse Frei Gabriel.


Moacir Beggo