Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gabriel Dellandrea será ordenado presbítero no dia 20

15/05/2023

Entrevistas, Notícias

“Quero continuar anunciando o amor que um dia me atingiu”

Frei Gabriel Dellandrea será ordenado presbítero pelo bispo diocesano de Rio do Sul (SC), Dom Onécimo Alberton, no dia 20 de maio, às 16 horas, na Igreja São Virgílio do Rodeio 50, em Rodeio e a Primeira Missa ele vai presidir no domingo, 21 de maio, às 10 horas, na Igreja Matriz São Francisco de Assis de Rodeio.

“Concedei, meu Deus, que eu vos conheça muito, para poder agir sempre segundo os vossos ensinamentos e de acordo com a vossa Santíssima Vontade”. A oração de São Francisco de Assis foi escolhida como lema para a sua ordenação.

Frei Gabriel é natural de Timbó (SC), onde nasceu no dia 7 de outubro de 1994, porém a família sempre morou em Rodeio (SC). Em 2009, ingressou no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP) e vestiu o hábito franciscano em janeiro de 2013, em Rodeio (SC), onde fez a primeira profissão em 3 de janeiro de 2014. Concluiu o curso de Filosofia em 2016. Fez o Ano Missionário em 2017 e concluiu o curso de Teologia em 2021. Professou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de setembro de 2019. Foi ordenado diácono no dia 30 de julho de 2022. Atualmente reside no Convento São Francisco e é animador do Serviço Vocacional da Província (SAV), juntamente com o trabalho com as juventudes e o PVF. Frei Gabriel é irmão de Frei Daniel Dellandrea.

Conheça um pouco mais Frei Gabriel nesta entrevista a Moacir Beggo.

Site Franciscanos – Fale um pouco da história de sua vocação.

Frei Gabriel – É uma tarefa injusta falar sobre a nossa história. Injusto, pois nós sempre acabamos lembrando dos grandes momentos de nossas vidas, mas a verdade mesmo e o que teve mais sentido foi o cotidiano, o ordinário. E isso não dá para verbalizar, é o infinito particular. É claro que os dias especiais, com as datas importantes, sempre foram marcantes. Mas ao revisar minha vocação gosto de lembrar do dia a dia. Das tardes de missão, das louças lavadas em fraternidade, do cozinhar com os confrades, dos momentos de oração silenciosa, das conversas com os irmãos, dos cafezinhos, das formações. Estes momentos têm validade tanto quanto o dia da Ordenação Presbiteral de meu irmão, em 2008, onde vi os frades reunidos e senti forte em meu coração que as coisas mudariam a partir dali. Depois dessa data ingressei no processo formativo, em 2009, em Agudos. O Ensino Médio foi o tempo de no cotidiano perceber que o carisma franciscano era uma resposta cada vez mais ardente em mim.

O caminho foi sendo percorrido com o tempo do postulantado e do noviciado. Nestas ocasiões, eu me encantei ainda mais com o carisma franciscano através dos estudos e da convivência. Os frades daqueles períodos foram mestres de acompanhamento, entusiasmo, sonho e realidade. Muitos me ensinaram a fazer velas e a perdoar, me mostraram o caminho dos estudos e da busca por me conhecer, me superar.

O tempo da Profissão Temporária foi intenso. As novidades, os primeiros passos na vida religiosa franciscana, os encantos e a intensa vida fraterna foram presentes de Deus. A crise me veio com a dúvida: será que sou capaz? Por vezes pensei que não era. Meus limites, minhas imaturidades… mas os confrades me ajudaram muito a entender o caminho. O estudo, a oração, a atividade apostólica me mostrou que o Senhor capacita. Com as crises próprias da idade, todos os mestres da formação inicial, os colegas de turma, os amigos me deram indicativos de como superar os questionamentos e transformá-los em perguntas melhores para ir cada vez mais.

O tempo do Ano Missionário na animação vocacional redobrou o vigor. Com isso, a ocasião da Profissão Solene foi o recolhimento de toda essa história, assumindo com um sim o “não contentar-se de contente, é cuidar que se ganha em se perder, é estar-se preso por vontade, é servir a quem vence, o vencedor”, como expressa Camões.

Por fim, este período da vivência da Formação Permanente tem uma sanha de querer servir cada vez mais. No confronto com meus limites, vejo a vida franciscana como a resposta para as minhas inquietações. Cada dia, a busca de conversão. Em Cristo encontro minha resposta de humanidade!

Site Franciscanos – O seu irmão Daniel te influenciou nesta decisão?

Frei Gabriel – Com toda certeza. A sua influência foi justamente mantendo a distância necessária para que eu fizesse a minha caminhada. Porém, eu sabia que em tudo ele estava lá, apoiando. O Daniel é muito centrado, bem intencionado no que faz, correto. Não poderia ter sido diferente. Nós moramos juntos, pela primeira vez na vida, na mesma casa, quando eu entrei em Agudos. Lá ele soube me ajudar, mas garantindo que eu fizesse a minha caminhada. E até hoje é assim: ambos temos o mesmo desejo de seguir a Cristo ao modo de São Francisco, compartilhamos os sonhos um ao outro, tendo clareza que cada um tem a sua resposta, o seu tempo, as suas escolhas. É uma grande graça, um grande presente, um grande dom ter um irmão de sangue e de Ordem!

Site Franciscanos – O que significa para você a ordenação presbiteral?

Frei Gabriel – Serviço. Num tempo fiquei meio frustrado porque todo mundo tinha carteira de trabalho e eu não. Ao ser eleito para este trabalho, sei que minha carteira será assinada para continuar a servir a Igreja, agora, nesta missão. Tenho consciência dos meus limites, mas sei que o apoio de Deus, dos confrades e do povo será meu amparo. Quero continuar anunciando o amor que um dia me atingiu, para que eu possa levá-lo a outros corações, através daquilo que compete a um presbítero. Faço minhas as palavras do grande Ariano Suassuna: “Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe, me doando por inteiro”.

Site Franciscanos – Como está a expectativa na família e na cidade?

Frei Gabriel – Somos uma família muito unida. As férias são sempre uma ocasião de encontro, partilha de vida, dias intensos. Além disso, sempre estivemos juntos, à medida do possível, nos momentos de necessidade, crise… isso através dos conselhos um para o outro, das orações… e agora estaremos juntos nesta ocasião que me conferirá este ministério. Este ano também vivemos a chegada de mais uma sobrinha, a Anita, que com a Clara vêm somar nossas alegrias. Em Rodeio há um clima alegre, depois da tormenta das enchentes. O povo está animado porque vamos aproveitar a ocasião para fazer uma missão na cidade, levando esperança depois da tempestade. Além disso, será ocasião de revisitar junto com o povo a importância de cada “sim”, de cada pessoa, de cada liderança da paróquia!

Site Franciscanos – Em meio a tantos apelos da sociedade moderna, o que leva um jovem como você a atender ao pedido de Jesus: “Vem e segue-me”?

Frei Gabriel – O filósofo Nietzsche critica o cristianismo, até onde eu entendi, nos acusando de invertermos os valores mais radicalmente humanos. De que os cristãos subverteram o sentido da vida e são negadores dela. Colocamos um ideal e temos que alcançá-lo. Por isso, muitos se frustram e tal. Bem, eu vejo que Cristo, na verdade, ao me convidar, me ajuda a ser ainda mais humano. Sem dúvida, ao atender o pedido de Jesus eu não aniquilo o meu eu, mas encontro a razão pela qual quero ser! Obviamente, atingir o Cristo não é um trabalho acabado agora, mas “Caçador de Mim” busco-O.

Site Franciscanos – Deixe uma mensagem para os jovens que são vocacionados à vida religiosa franciscana?

Frei Gabriel – Acredito que ao longo da nossa caminhada, devemos observar o dia a dia como fonte de aprendizado. Um bom exemplo de um irmão, um conselho de um amigo, um trecho da Palavra, uma história de Francisco, um convívio com os que estão próximos a nós em nossas atividades apostólicas sempre são fonte de reflexão, sabedoria… além disso, se eu pudesse indicar, sugeriria que possamos repetir em nossos corações a oração diante do Crucifixo de São Damião, feita por Francisco, e que utilizei como lema para esta ocasião, pois sempre me marcou muito por sua singeleza, simplicidade e entusiasmo: “Grande e magnífico Deus, meu Senhor Jesus Cristo, iluminai o meu espírito e dissipai as trevas da minha alma. Dai-me uma fé reta, uma esperança certa é uma caridade perfeita. Concedei meu Deus, que eu vos conheça muito, para poder agir sempre segundo os vossos ensinamentos e de acordo com a vossa Santíssima Vontade”.

P.S.: peço que este trecho permaneça: agradeço a todos os colaboradores da Província. Inclusive ao Moacir Beggo. Em 2009, no Capítulo das Esteiras, ele me deu valiosas dicas de escrita. Ainda não aprendi tudo, mas ele aguçou meu desejo de acertar mais nas palavras. Com certeza ele e os demais sempre nos são ocasião de aprendizado!