Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Fábio lança novo livro de espiritualidade franciscana

19/05/2022

Notícias

“A Espiritualidade Franciscana mostra-se muito atual, sobretudo em virtude da grande popularidade e do irresistível fascínio que a figura de Francisco de Assis exerce sobre os mais diversos tipos de pessoas, mesmo entre os que não professam alguma fé religiosa. Prova disso foi o fato de o Papa João Paulo II, em 1979, ter proclamado o Poverello‘ como o “celeste patrono dos cultores da ecologia”? e dele ter sido escolhido, numa enquete realizada pela revista Times, em 1992, como uma das dez mais importantes personalidades do segundo milênio’. Acrescente-se a isso, a inédita escolha que fez o cardeal Jorge Mario Bergoglio do nome de Francisco de Assis, quando foi eleito Papa, aos treze de março de 2013″. A constatação de Frei Fábio Cesar Gomes, mestre e doutor em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, está no seu mais novo livro: “Introdução à Espiritualidade Franciscana – Textos, contextos, atualidade e testemunhos”, lançado pela Editora Vozes.

Segundo o representante do Ministro Geral para as Irmãs Contemplativas Franciscanas ligadas à Ordem dos Frades Menores, a intenção precípua desta obra é iniciar no estudo da Espiritualidade Franciscana a tantos quantos se interessam pela mesma, oferecendo-lhes noções básicas e indicações fundamentais sobre esse campo específico da Teologia Cristã.

“Desse modo, já se anuncia o que entendemos quando, no título, falamos de ‘Espiritualidade Franciscana’, quer dizer: a experiência espiritual cristã do Santo de Assis expressa, ainda que parcialmente, nos seus Escritos e nas primitivas Hagiografias Franciscanas’, em outras palavras, nas chamadas Fontes Franciscanas”,  diz o autor do livro, também pela Vozes, “Perfeição Evangélica: a teologia dos conselhos evangélicos de São Boaventura”.

Frei Fábio explica que se delimitou a reflexão sobre a Espiritualidade Franciscana à pessoa de São Francisco, sem se estender às experiências realizadas e às doutrinas desenvolvidas posteriormente por aquela que, comumente, é chamada de Escola Franciscana de Espiritualidade. “Por outro, justificamos a presença das palavras ‘Textos e Contextos’ no nosso título. Os ‘Textos’ correspondem, fundamentalmente, à seção de cada capítulo intitulada ‘Escritos de Francisco’, vale dizer, os opúsculos cuja autoria é atribuída ao próprio Poverello e que, por isso, constituem a fonte primária; em outras palavras, a via por excelência de acesso à sua espiritualidade”, Os ‘Contextos’, por sua vez, correspondem à seção intitulada “Contextos biográficos”, na qual sempre destacaremos algum episódio significativo da vida de Francisco narrado pelos diversos textos hagiográficos franciscanos dos séculos XIII e XlV, uma vez que os mesmos nos ajudam a situar a Espiritualidade Franciscana dentro do percurso biográfico de Francisco e do ambiente histórico e cultural do seu tempo”, explica o frade desta Província da Imaculada.

“Desta vasta e preciosa documentação à qual temos o privilégio de acessar, individuaremos as seguintes temáticas que, no nosso entender, constituem como que a síntese da experiência espiritual de Francisco e que, por isso, consideramos como as mais representativas da sua espiritual idade: Espírito do Senhor, Seguimento de Cristo, Contemplação, Conselhos Evangélicos, Fraternidade, Minoridade, Evangelização e Ecologia. Para cada um desses temas será reservado um capítulo do presente livro, cada qual com quatro seções”, acrescenta Frei Fábio.

Além das seções ‘Escritos de Francisco’ e ‘Contextos biográficos’, na seção ‘Atualidade’, informa Frei Fábio, foi selecionado sempre um autor ou uma autora de espiritualidade dos séculos XX e XXI que tenha se inspirado, direta ou indiretamente, na experiência espiritual do Santo de Assis e elaborado alguma sugestiva reflexão sobre o tema em questão. “Alertamos, porém, que não se trata de estudos comparativos completos do pensamento de tais autores com o de Francisco, mas, simplesmente, de reflexões a partir de alusões feitas pelos mesmos à sua pessoa à espiritualidade”, ressalva o frade. “Já na seção “Testemunhos”, ofereceremos sempre o depoimento de alguém que, inspirado(a) em Francisco, esteja procurando traduzir em práticas os possíveis significados de cada um dos temas para os nossos dias”, observou.

“Trata-se, portanto, de um trabalho escrito com a colaboração de várias pessoas, pelo que agradecemos de coração a tantos quantos se dispuseram a partilhar, através de um testemunho, um pouco do que compreendem sobre Francisco e sua espiritualidade e da própria experiência de vida. De um modo muito especial, agradecemos a Frei Celso Márcio Teixeira, da Ordem dos Frades Menores, grande estudioso de franciscanismo que, muito gentilmente, prontificou-se a apreciar as seções relativas às Fontes Franciscanas, contribuindo com preciosas sugestões. Tributamos também nossa gratidão aos irmãos Etienne e Charles-Eugêne, da comunidade de Taizé, na França, pelas importantes indicações sobre a vida e o pensamento do irmão Roger Schutz. O mesmo vale para Frei Adriano Cézar de Oliveira, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e grande estudioso de Thomas Merton, pelo compartilhamento dos seus estudos comparativos sobre Francisco de Assis e o monge trapista”, reconheceu.

“Este trabalho não tem a pretensão de apresentar-se como uma grande novidade, mas, simplesmente, como uma contribuição a mais a respeito de assuntos já estudados por outros autores, alguns dos quais nos serviremos e citaremos”, complementou Frei Fábio.