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Frei Claudino Gilz fala sobre Educação Franciscana

23/03/2022

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“Educação franciscana” é o tema deste oitavo episódio da Série da Campanha da Fraternidade, promovida pela Província da Imaculada Conceição, no formato podcast. O professor coordenador da Frente de Evangelização da Educação, Frei Claudino Gilz, conversou com Frei Gustavo Medella sobre este assunto, tendo em vista o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26) da CF 2022.

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Segundo o professor Frei Claudino, a educação franciscana é uma questão que nos remete para os aspectos da vida de todo ser humano, de toda a criança, adolescente, jovem e adulto. “Mas especificamente, no meu entender, a educação franciscana consiste em escolhas para a uma vida fraterna, uma vida solidária e feliz. Em que se fundamenta essa educação franciscana? Antes de tudo, nós nos baseamos na trajetória de vida de São Francisco de Assis, cujos gestos, cuja mensagem, discernimento e escolhas que ele fez ao longo da sua trajetória de vida, são para nós ponto de partida para educarmos a nós mesmos e as atuais gerações escolares, universitárias. Nessas escolhas que podem também nos granjear uma vida fraterna, solidária e feliz”, explicou Frei Claudino.

Segundo o número 6 do texto-base da CF, a educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade. Para o frade, há várias iniciativas que uma instituição de ensino franciscana, tanto no âmbito da educação básica como no ensino superior, pode de fato contribuir para isso que o texto-base afirma nessas duas frases do nº 6. “No meu entender pode se dar assim por meio de iniciativas, por exemplo, com o objetivo de instaurar nas atividades acadêmicas entre os alunos de diferentes etapas do ensino, uma cultura baseada no respeito às diferenças, na inclusão, na tolerância, no cuidado com a casa comum, na solidariedade com os mais pobres e principalmente na promoção da paz”, orienta Frei Claudino.

“Para que isso aconteça, entendo que é necessário – juntamente com as atividades acadêmicas, o ensino dos diferentes componentes curriculares -, que haja da parte de uma instituição de ensino franciscano – de qualquer instituição de ensino -, a predisposição de oportunizar aos alunos uma educação baseada em virtudes. São Francisco de Assis se notabilizou muito pelas virtudes que ele praticou em diferentes situações do seu cotidiano, na convivência com a natureza, no cuidado da vida, na relação com seus irmãos. Então, uma educação em virtudes, gradativamente, a cada ano, a cada turma de alunos, possa estar sempre se ocupando, refletindo, e também progredindo na prática de determinada virtude. Após um determinado período escolar, universitário, esses alunos terão agregados ao seu modo de ser, ao seu estilo de vida, virtudes e também farão deles pessoas que, nos dias dias de hoje, ajudem a instaurar uma vida fraterna, uma vida solidária e, principalmente, alegria interior no que fazem e no que escolherão fazer ao longo de suas vidas”, ressaltou Frei Claudino.

Além de uma educação em virtudes, o professor explica que para se levar a bom termo o que afirma o nº 6 do texto-base da Campanha, é necessário também uma educação voltada para, de fato, oferecer à comunidade, principalmente às pessoas mais pobres da comunidade, práticas ligadas ao humanismo solidário. “A cada semana, a cada mês, sempre de novo a vida traz situações em que é necessário, principalmente para quem está no espaço escolar, universitário, demonstrar, deixar transparecer a sua solidariedade para quem ainda não chegou os benefícios do progresso, para quem não tem acesso àquilo que pode constituir a eles, mesmo que minimamente, a dignidade humana, que no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, nós todos identificamos como ponto de partida para a realização do Reino de Deus”, observou.


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