Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

CF 2022: Província lança série de podcasts. Acompanhe!

20/04/2022

Notícias

Como vem realizando tradicionalmente desde 2013, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil oferece, mais uma vez, uma série de entrevistas de rádio sobre a Campanha da Fraternidade 2022, agora também no formato de podcast. Neste ano, a produção conta com a parceria entre as Frentes de Evangelização da Comunicação e da Educação. São ao todo 14 episódios que buscam aprofundar o tema (Fraternidade e Educação) e o lema (Fala com Sabedoria. Ensina com Amor (cf. Pr 31,16) da CF 2022.

Na condução dos episódios, Frei Gustavo Medella, Secretário para a Evangelização da Província, conversa com profissionais das áreas de Pedagogia, Sociologia, Filosofia, Teologia e artes. Os episódios serão levados em programas das emissoras Rádio Celinauta, de Pato Branco, PR e Coroado, de Curitibanos, SC. Ficarão também à disposição para serem ouvidos ou baixados no site da Província (franciscanos.org.br), na área reservada ao Spotify. Os episódios serão postados aos domingos e às quartas, a partir do próximo domingo, dia 27 de fevereiro, até a quarta-feira, dia 17 de abril. O conteúdo é oferecido livremente para ser utilizado, em parte ou na íntegra, por emissoras de rádio, sites ou outros veículos de comunicação que tenham interesse em replicá-lo.

Para o Secretário de Evangelização e apresentador da série, Frei Gustavo Medella, a iniciativa, consolidada há quase 10 anos na Província, é expressão do reconhecimento da Fraternidade Provincial de caminhar em comunhão e sintonia com a Igreja do Brasil. “Participar ativamente cada ano da Campanha da Fraternidade com a produção deste conteúdo é uma maneira que nossa Província encontrou para colaborar, ainda que de forma muito simples, na promoção da justiça, da paz e no cultivo da esperança. Queremos sonhar como irmãos na Igreja e com a Igreja, buscando propor as transformações necessárias para que o Reino de Deus se torne cada vez mais presente e real entre nós”, explica o frade.

No primeiro episódio, o Coordenador da Campanha da Fraternidade, Padre Patricky Samuel Batista, faz uma apresentação geral do tema, lema, objetivos e metodologia adotados para este ano. Abaixo, a tabela com a descrição dos outros episódios e as datas previstas para postagem.

 

EPISÓDIO ENTREVISTADO DATA
1 – CF 2022 – Apresentação Geral Pe. Patricky Samuel Batista (coordenador de Campanhas da CNBB) 25/02
2 – Jesus: Mestre e Educador Prof. Fernando Altemeyer Jr. (teólogo e professor da PUC-SP) 27/02
3 – Educar para a Escuta Osmar Ponchiroli (Professor de Filosofia da FAE – Centro Universitário) 06/03
4 – Educar para um Projeto de vida Mário Renato Longen (Professor da Associação de Ensino Senhor Bom Jesus) 09/03
5 – Informação, conhecimento e sabedoria Frei Vagner Sassi (frade franciscano e professor de Filosofia) 11/03
6 – Educação escolar e universitária Dilnei Lorenzi (pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco) 16/03
7 – Educação e inclusão Cássia Bighetti (professora do Curso de Psicologia da USF) 19/03
8 – Educação franciscana Frei Claudino Gilz (coordenador da Frente de Evangelização da Educação) 23/03
9 – Pacto Educativo Global Frei Mário Knapik (vice-presidente da Associação de Ensino Senhor Bom Jesus) 30/03
10 – Educar para o diálogo Ester Baptistella (professora do curso de Psicologia da USF) 01/04
11 – Educação e tecnologia Renato Pezenti (coordenador do Ensino à Distância da USF) 05/04
12 – Os desafios do Cenário Educacional Brasileiro Frei Gilberto Garcia (reitor da USF) 07/04
13 – Educação e Igreja Edgar Xavier Ertl (Bispo de Palmas-Francisco Beltrão e Referencial para a Educação do Regional Sul 02 da CNBB) 13/04
14 – O papel da música na Educação Ceres Medeiros (professora da Associação de Ensino Senhor Bom Jesus) 20/04