Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César Külkamp é eleito Vigário Provincial

30/06/2016

Notícias

frei_cesar_830

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Reunido desde a última terça-feira, 28 de junho, o Governo Provincial concluiu na tarde desta quinta-feira, 30 de junho, seus trabalhos. Além das diversas questões tratadas, estava em pauta a eleição do novo Vigário Provincial, que substituirá Frei Evaristo Spengler, nomeado bispo da Prelazia do Marajó no dia 1º de junho.

Frei César Külkamp, que atualmente é guardião e pároco da Fraternidade do Sagrado Coração, em Petrópolis (RJ), foi eleito para o cargo de Vigário Provincial e também Secretário da Evangelização.

O frade acolheu a eleição com obediência e reverência à Província. “Não me sinto uma liderança, mas naquilo que puder, vou tentar corresponder a esta confiança que foi depositada em mim”, afirmou. Frei César disse que sente-se um pouco triste por ter que deixar o ofício de pároco, assumido neste ano, na Paróquia do Sagrado Coração, em Petrópolis, mas que faz parte da missão.

Além da função de Vigário Provincial, Frei César assume como Secretário da Evangelização. O frade destaca a experiência de pároco como um tempo de aprendizado também para esta nova missão de secretário. “Assumo com este desafio, de aprendizado e de continuidade do processo existente”, conclui.

DSC_2514

Frei Evandro Balestrin, novo definidor

Novo definidor

Além da eleição do novo Vigário Provincial, o Governo Provincial elegeu um novo Definidor para o Triênio. O escolhido foi Frei Evandro Balestrin.

É o atual coordenador da fraternidade e pároco da Paróquia Santo Estêvão, em Ituporanga (SC). Nasceu no dia 7 de novembro de 1975, em Água Doce (SC) e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 11 de janeiro de 1996. Fez a profissão solene no dia 2 de agosto de 2002 e foi ordenado presbítero no dia 16 de dezembro de 2005. No Capítulo de 2012 foi nomeado Definidor Provincial e agora volta a ocupar a função.

Conheça o novo Vigário Provincial

Frei César é natural de Ituporanga, onde nasceu no dia 26 de maio de 1969. Vestiu o hábito franciscano na Ordem dos Frades Menores em 11 de janeiro de 1988 e se tornou professo solene em 24 de setembro de 1993. Foi ordenado presbítero no dia 16 de dezembro de 1995.

Frei César tem uma extensa formação acadêmica além de Filosofia e Teologia. Formou-se em Pedagogia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1995 e fez mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Neste mesmo ano, concluiu a pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.

Aos 47 anos, Frei César tem uma história de dedicação à educação e formação religiosa franciscana. Tanto que assumiu a direção pedagógica do Colégio “Canarinhos” de Petrópolis em 1994, onde ficou até 1999. No final de 2000 foi transferido para Agudos, onde assumiu como reitor e orientador o Seminário Santo Antônio. Em 2003 foi eleito para o primeiro mandato como Definidor (2004-2006), assumindo também a função de secretário para a Formação e Estudos e vice-mestre no Postulantado Frei Galvão (Guaratinguetá).

No Capítulo Provincial de 2006, foi reeleito Definidor para o triênio 2007-2009. Acumulou as funções de guardião da Fraternidade de Rondinha e Secretário para a Formação e Estudos. No Capítulo de 2009 ele seria mais uma vez confirmado como Definidor até o ano de 2012, também acumulando a função de Secretário para a Formação e Estudos e Mestre para os professos temporários no tempo de Teologia em Petrópolis.

No Capítulo de 2012, Frei César continuou como Secretário para a Formação e Estudos, assumindo também como guardião da Fraternidade do Sagrado, em Petrópolis.

Em 2016 o frade foi reeleito como definidor com 87 votos. Tomou posse no dia 19 de abril como pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis.

definidores_830

Governo Provincial reunido na tarde desta quinta-feira (30). Frei Fidêncio Vanboemmel, Frei Paulo Pereira, Frei João Mannes, Frei César Külkamp, Frei Walter de Carvalho Jr. (secretário), Frei Gustavo Medella, Frei José Francisco de Cássia dos Santos e Frei João Francisco da Silva.