Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César aos professos temporários de Rondinha: Firmeza, compaixão e perseverança

08/12/2019

Notícias

Frei Franklin Matheus e Frei Marcelo Tadeu

Campo Largo (PR) – Neste dia 8 de dezembro, que a Igreja celebra a Imaculada Conceição de Maria, 14 frades estudantes do tempo da Filosofia renovaram os seus votos de viver por mais um ano o projeto de Deus, seguindo os passos de São Francisco de Assis.

O sol iluminou desde cedo o convento Franciscano São Boaventura, onde na Missa das 9h30 os frades estudantes renovaram seu desejo de viver com vigor e alegria por mais um ano a vida Franciscana. São eles: Frei Odilon Voss e Frei Frei Lucas de Moura J. Souza (3º ano); Frei Bruno Gonçalves Cezário, Frei João Manoel Zechinatto e Frei Ruan Felipe Sguissardi (2º ano); Frei Daniel Maciel, Frei Franklin Matheus da Costa, Frei Gabriel Nogueira Alves, Frei Guilherme Plotegher Neto, Frei Josielio da Silva Oliveira, Frei Lucas Moreira Almeida, Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso, Frei Roberto Rocha da Silva e Frei Sérgio Hide Honna (1º ano).

Após o ano de estudo, trabalho, oração, vivência fraterna e cuidado, esses frades fizeram o seu retiro anual, que foi conduzido por Frei Fidêncio Vanboemmel, e se prepararam para este grande momento.

No início da celebração, Frei José Antônio da Cruz Duarte, guardião da Fraternidade acolheu os frades que iriam fazer a renovação, o Ministro Provincial e presidente da celebração, Frei César Külkamp, o mestre Frei Samuel Ferreira de Lima, Frei Mario Jose Knapik, Frei Claudino Gilz e todos os fiéis presentes na capela do Convento.

Frei César acolheu aos frades, à Fraternidade de Rondinha e ao povo de Deus e iniciou a sua homilia com o Salmo do dia:”Cantai ao Senhor Deus um canto novo”, conduzindo assim uma analogia entre a liturgia da Palavra e a beleza da música. “A música tem o poder de proporcionar o encontro entre as almas. O salmista convida o fiel a Cantar ao Senhor porque tem a certeza de que o Senhor, por sua vez, jamais deixa de cantar aos seus filhos e filhas”.

Falando da Anunciação do anjo a Maria, Frei César falou de que ela compôs a orquestra de Deus com o seu ‘sim’, ao citar Santo Antônio de Pádua. Aos frades estudantes e a toda a assembleia reunida, Frei César deixou três palavras: firmeza, compaixão e perseverança. “É justamente sobre estas três posturas decorrentes da justiça e que observarmos com tanta clareza em Maria Santíssima, que gostaria de tratar com vocês hoje, queridos confrades, que renovam seus votos neste dia tão especial para a nossa Província, consagrada à Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

“Sejam sempre, queridos confrades, homens de firmeza, da compaixão e da perseverança. Que o sacramento da palavra proferida publicamente por vocês na fórmula de Profissão seja música de profecia e entusiasmo para todos nós, seus irmãos “mais velhos”, na caminhada da vida religiosa Franciscana. Seja também melodia suave e confortante para esta comunidade de fé aqui reunida, sinal da Igreja “Povo de Deus”, “Corpo de Cristo” espalhada em todo o mundo e que espera de vocês um testemunho vivo e vivificante do Evangelho”, concluiu o Ministro Provincial.

A emoção tomou conta de todos na hora de fazerem o pedido de renovar a promessa de viver em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Cada frade publicamente se apresentou e pediu para viver por mais um ano na vida Franciscana, por meio da fórmula presente nas Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, no artigo 5.

Ao final da celebração, Frei César agradeceu aos frades, à comunidade, à Fraternidade e ao guardião Frei José Antônio, que cumpriu a sua missão em Rondinha e agora vai ter uma nova missão em Bragança Paulista.

Que Maria Imaculada rogue a Deus pelos frades. Que o seu exemplo de dedicação e serviço os motivem para que estejam sempre disponíveis e prontos ao seguir mais de perto os passos de seu Filho e lhes dê a perseverança no caminho do evangelho.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO