Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César aos jubilandos: “A luminosidade de vocês nos enche de esperança e alegria”

09/12/2019

Notícias

Moacir Beggo

 Bragança Paulista (SP) – A festa dos Jubileus dos frades da Província da Imaculada Conceição, que começou na Fraternidade do Sagrado em Petrópolis (RJ), no último dia 4 de dezembro, estendeu-se para a Fraternidade São Francisco de Assis, em Bragança Paulista nesta segunda (9/12), às 10 horas. Os frades idosos e enfermos celebraram seus jubileus de vida religiosa e sacerdotal durante Celebração Eucarística realizada em um salão mais espaçoso da residência,  já que este dia marcou o encerramento festivo das atividades dos Regionais de São Paulo da Província da Imaculada Conceição.

Frei Carlos José Körber, o guardião da Fraternidade, acolheu a todos e falou da alegria de reuni-los na celebração e no almoço festivo encerrando as atividades deste Regional. O Ministro Provincial, Frei César Külkamp, presidiu a Santa Missa nesta Casa que acolhe todos os idosos e enfermos da Província, tendo como concelebrantes, além de Frei Carlos, o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella; e Definidor do Regional, Frei Mário Tagliari. Entre os presentes, o Moderador da Formação Permanente, Frei Fidêncio Vanböemmel, o Reitor da Universidade São Francisco (USF), Frei Gilberto Garcia, e colaboradores da Universidade e da Fraternidade. Um total de 69 frades estiveram presentes.

Liturgicamente, foi tomada a Missa da Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira da Província, celebrada neste domingo. Ao redor dos celebrantes estavam os jubilandos: Frei Olavo Seifert, 78 anos de vida religiosa; Frei Ciríaco Tokarski, 75 anos; Frei Juvenal Sansão, 71 anos; Frei Floriano Surian, 70 anos. Frei Olavo, que em agosto passado completou 100 anos de vida, celebrou 73 anos de ministério sacerdotal. Foi ele que fez a leitura do Evangelho, com extrema lucidez e clareza.  Frei Juvenal Sansão celebrou 65 anos; Frei Marcos Hollmann, 50 anos; e Frei Adalim Uber, 25 anos.

Na sua homilia, Frei César partiu do ‘sim’ de Maria ao projeto de Deus (Lc 1,26-38) para traçar paralelos com a vida consagrada nesta celebração dos jubileus. Segundo Frei César, Maria se entrega a esse projeto mesmo que ele seja desconhecido, seja assustador. “Essa atitude nasce da fé, de acreditar, de se colocar nos braços Daquele que lhe faz essa companhia”, observou.

O Ministro Provincial lembrou que o Concílio Vaticano II já apresentava Maria como modelo de Igreja. “Nós, hoje, que estamos celebrando em Fraternidade e com júbilo, a alegria da vida consagrada, da vida entregue através dos diversos serviços – também o serviço ministerial ordenado -, buscamos em Maria um modelo da própria consagração. Queremos também encontrar nela esse modelo de consagração: aquela que se consagra a ser mãe, a ser filha de Deus e a ser esposa do Espírito Santo. Por isso, habita essa plenitude, essa grandeza de Deus, que se faz misericórdia tão abundante”, explicou.

“E que nós sejamos esses consagrados, esses cristãos, de corações e braços abertos a todos aqueles que chegam até cada um de nós. Sejamos consagrados, sejamos Igreja que proclama a grandeza e a misericórdia de Deus também nas nossas vidas, nas nossas ações, sendo sinal também de esperança a todos aqueles que padecem, que sofrem com todas consequências da maldade presente no mundo. Consagrados e cristãos que sabem dizer ‘sim’ ao projeto de Deus, àquilo que nós professamos como obediência, uma obediência criativa a esse plano de amor. Nós não temos respostas para tudo, não somos perfeitos no conhecimento de todas as coisas e, por isso, somos também à imagem de Maria, convidados a uma atitude de diálogo, a buscar conhecer o que é o bem. E o bem está naquilo que é diferente de nós, das nossas opções. É o que Maria também nos ensina ao saber tudo o que iria acontecer com ela. Ela se abre ao diálogo com o anjo enviado por Deus”, acrescentou. “Queremos a humildade de quem escuta, de quem aprende tudo do Senhor, para que possamos então com nossa vida, feita instrumento, comunicar essa graça de Deus, esse mesmo Evangelho, tornando-nos, acima de tudo, instrumentos carnais dessa graça de Deus”, exortou.

Frei César convidou os frades a serem “Igreja contemplativa em missão” – expressão muito usada nos fóruns da Ordem Franciscana –  porque hoje “celebramos esse mistério tão grande da obra-prima realizada em Maria e da obra magnifica de Deus”, realizada na vida de cada irmão, de cada irmã, da nossa fraternidade humana. “Nós contemplamos esse mistério e, ao contemplar esse mistério, nós também participamos dele. Assumimos como nosso ideal, nossa vida, aquilo que conduz, que configura a nossa própria existência e a nossa própria consagração. E queremos que isso se torne também elemento muito forte no nosso serviço, no nosso modo de servir e de estar presente nesse mundo com sinais de maldade, mas procurando fazer brilhar aquela luz, que já lá do Gênesis, brilhou na esperança dessa mulher que vivia para superar o mal. E ao contemplar o mistério desse imenso privilégio na vida de Maria, que se torne um pouco mais realidade para que a nossa vida, a nossa consagração, seja também um sinal luminoso de esperança no mundo em que nós vivemos”, salientou.

Frei César lembrou as celebrações dos jubileus em Petrópolis como um momento muito rico de ações de graças, onde durante três dias foram feitas partilhas de vida, de conhecimentos, de experiências e que continuaram aqui também na vida, nos serviços de nossos irmãos até um pouco mais à nossa frente. “Não é Frei Olavo? 78 anos de vida franciscana! 73 anos de sacerdócio! Não dá para a gente imaginar todo esse tempo”, disse ao interagir-se com o frade mais idoso da Província. “Gostaria, então, de em nome de todos os confrades de nossa Província, de todas aquelas pessoas que participam de nossa missão, de agradecer a cada um de vocês que hoje celebram o seu jubileu. Agradecer pelo ‘sim’ generoso, à imagem do sim’ de Maria, que se entregou também à missão que Deus lhe ofereceu. Assim também, cada um de vocês soube dar um ‘sim’ uma vez, mas que foi continuado ao longo da vida. Muito obrigado pela presença de vocês, que também são um ponto de muita luminosidade e enchem a vida de todos nós que estamos caminhando atrás, de muita esperança, de muita alegria de que Deus também realiza as suas maravilhas, a sua salvação, na vida de cada um de nós. Muito obrigado. Deus abençoe a todos”, concluiu.

No almoço de confraternização, Frei Vitorio Mazzuco, chamou os aniversariantes do mês, especialmente Frei Leonir Ansolin, que fez aniversário neste dia. Lembrou que ele e Frei Aladim Uber (foto acima) são símbolos de resistência. “Eles mostram para nós que saúde não é ausência de sintoma e que saúde não é contrário de doença. Saúde é fazer o que o corpo e o coração pedem. A vida de nossos frades é uma história e um arquétipo para nós. Isso é muito importante”, disse, numa referência à luta que os dois travam para superar problemas de saúde.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO