Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Frei Bruno já foi canonizado pelo povo”

12/03/2017

Notícias

romaria_120317_1

A 27ª Romaria Penitencial Frei Bruno marcou pelo anúncio do encerramento do processo diocesano da Causa do Servo de Deus:  30 de outubro deste ano, na Catedral de Joaçaba. Ou seja, depois de quatro anos de trabalhos, o processo diocesano está pronto para seguir a Roma.

Moacir Beggo

Joaçaba (SC) – Aos 95 anos, José Francisco da Silva não tem dúvida: Frei Bruno já é santo. “Para mim não precisa provar nada, ele é santo”, fala com convicção o ex-tropeiro que conheceu Frei Bruno Linden desde os 9 anos de idade. Essa convicção é a de milhares de pessoas que foram às ruas de Joaçaba, em Santa Catarina, neste domingo (12/3) para dar outra demonstração de fé na Caminhada Penitencial Frei Bruno, ou melhor, mostrar nesta 27ª edição da Caminhada que o frade franciscano merece o reconhecimento da Igreja como santo.

“Independentemente do processo canônico pela beatificação de Frei Bruno, creio que, de certa forma, o Servo de Deus já foi canonizado pelo povo”, acredita o Ministro Provincial dos Franciscanos, Frei Fidêncio Vanboemmel.

O bispo diocesano Dom Mário Marquez acrescenta: “Foi um homem de Deus exercendo seu ministério sacerdotal com obras de misericórdia: consolando pessoas, visitando enfermos nas casas e nos hospitais, instruindo e orientando pessoas e famílias, apaziguando e restaurando a paz entre pessoas em conflitos. Ele soube sentir o cheiro das ovelhas por ter ido ao encontro da dor e do sofrimento dos mais esquecidos e marginalizados do seu tempo”.

romaria_120317_2

Nesse clima de alegria e fé, Frei Fidêncio e o Vice-postulador Frei Alex Ciarnoscki foram convidados por Dom Mário para fazerem o anúncio do encerramento do processo diocesano da Causa do Servo de Deus: será 30 de outubro deste ano, na Catedral de Joaçaba. Ou seja, depois de quatro anos de trabalhos, o processo diocesano está pronto para seguir a Roma.

Cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar,  vindas de todo Estado em caravanas, como as de Xaxim, Rodeio e São José, juntaram-se ao povo de Joaçaba e Luzerna para percorrerem 3,5 quilômetros da Catedral Santa Terezinha até o Cemitério Frei Edgar e celebrarem este momento festivo. Neste ano, a tradicional Romaria teve início também com a Santa Missa, presidida por Dom Mário, concelebrada por Frei Fidêncio, pelo Vice-postulador Frei Alex, pelo pároco da Catedral, Pe. Pedro Angelo Manchini, frades da Província, sacerdotes da Diocese, religiosos (as) e seminaristas.

Nos últimos anos, a presença dos noviços de Rodeio, acompanhados pelo Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima, encheu as ruas de Joaçaba com a “cor da mística franciscana”. Ao longo do percurso, foi rezada a Via-sacra com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, além das manifestações de fé traduzidas em cartazes, cantos, faixas e fotos do Servo de Deus Frei Bruno Linden.

romaria_120317_3

Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial (à direita) e Frei Alex Ciarnoscki, Vice-postulador

“Esta é a segunda vez que participo da Romaria Penitencial Frei Bruno e, tanto na primeira como nesta, o que me chama a atenção é a devoção popular que se criou em torno de Frei Bruno. Creio que hoje há esse reconhecimento da parte do povo por aquilo que Frei Bruno viveu com muita simplicidade na sua vocação franciscana, na sua vocação evangélica e missionária”, enfatizou Frei Fidêncio.

“O que a gente viu hoje mais uma vez em Joaçaba, nesta Romaria Penitencial, também dentro do espírito da Campanha da Fraternidade, é essa mística franciscana que perpassa toda a vida de Frei Bruno e o povo vê nele verdadeiramente esse frade menor, exemplo de sacerdote, exemplo de religioso, de  alguém que ofereceu toda a sua vida em favor do povo de Deus. Então, vamos rezar para que de fato esse processo canônico tenha, no final, bom êxito”, frisou Frei Fidêncio.

romaria_120317_4

TRANSFIGURAR

Dom Mário lembrou, na sua homilia, da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Biomas brasileiro e defesa da vida”, e também disse que, neste tempo da Quaresma, celebra-se a Transfiguração do Senhor no Monte Tabor. “Um convite a contemplar, cuidar, preservar a nossa Casa Comum, protegendo a vida e toda a criação”, disse D. Mário, citando que Frei Bruno deu testemunho desse cuidado.

“O nosso planeta, que é a nossa Casa Comum, necessita de atitudes individuais e coletivas no cuidado e no cultivo dos dons da Criação para que possamos, como São Francisco de Assis, cantar o ‘Cântico do Irmão Sol’: ‘Louvados sejas, meu Senhor, Altíssimo e Onipotente e Bom Senhor'”, lembrou o bispo, que é Frade Capuchinho.

Segundo o bispo, a Transfiguração não é apenas e simplesmente mudança de figura, mas revelação da essência do que somos diante de Deus: Filhos (as) amados de Deus. “A mudança no rosto de Jesus se dá no momento em que ele reza. Na oração se faz a mudança do coração e da vida. Frei Bruno foi um homem de oração e, por isso, Deus o fez instrumento e bênção para nós”, ensinou.

A PRIMEIRA VEZ

O Definidor e coordenador da Frente de Evangelização na Comunicação da Província da Imaculada, Frei Gustavo Medella, participou pela primeira vez da Caminhada Penitencial Frei Bruno. “Já tinha ouvido falar e participar foi uma experiência muito importante. Dois aspectos me chamaram atenção. O primeiro é a força que possui uma vida quando ela é vivida conforme o Evangelho. Frei Bruno viveu há tanto tempo na simplicidade, na dedicação, na fidelidade do seguimento de Cristo, como franciscano, de pequena estatura, um homem simples, mas atencioso, por isso muito amado e reconhecidamente com poder de santidade e intercessão junto a Deus conforme atesta a devoção do povo e as milhares de pessoas que fazem parte desta Romaria”, disse.

O segundo aspecto que chamou atenção de Frei Gustavo é o volume de trabalho para se obter o reconhecimento oficial de uma pessoa que viveu santamente. “Fiquei admirado com a seriedade e a complexidade do processo até agora encaminhado, com mais de 5 mil páginas de depoimentos e dados históricos, tudo isso concluindo a etapa diocesana do processo e o quanto ainda há para caminhar. Mas tenho certeza que todos têm trabalhado com muita dedicação e por uma boa causa. Então, apesar de trabalhoso, vale a pena todo esse esforço, buscando o reconhecimento da Igreja, pela santidade de nosso confrade Frei Bruno”, explicou Frei Gustavo.

romaria_120317_6

José Francisco, no centro, com o filho e a nora. Para ele, Frei Bruno é “santo”.

COM FREI BRUNO

O ex-tropeiro José Francisco da Silva é uma simpatia. Aos 95 anos, lúcido e disposto, “exigiu” que o trouxessem ao Cemitério Frei Edgar para participar da Santa Missa, como fazia quando estava mais próximo de Frei Bruno. “Via ele sempre nas Missas”, conta José, acompanhado do seu filho de 63 anos e da nora Altomila Borges do Amaral da Silva. “Mas também ajudei a ele na construção de duas igrejas, a do Bom Jesus e a de Santo Antônio do Herval Velho”, revelou. Outro momento que sempre era abordado pelo “santo”, como diz, acontecia quando levava as suas mulas para beber no rio em frente à igreja, onde hoje é o Bonatto. “Ele era uma pessoa simples, passasse quem passasse, ele daria atenção”, enfatiza, recordando do frade que sempre percorria a pé a região, inclusive visitando as pessoas que viviam mais distantes da cidade, especialmente os agricultores.

Altomila conta que José “está doutrinando todo mundo lá em casa com base nos ensinamentos de Frei Bruno”. Ela também diz que nem sempre o ex-tropeiro gozou de boa saúde. Há dois anos, precisou retirar um tumor do intestino. “Foi um susto, mas pedi a intercessão de Frei Bruno e ele não me abandonou”, disse. “O vô ficou novo de novo”, brincou Altomila.

Os direitos autorais do hino “Frei Bruno de Deus”, com letra de Jaime Telles e música de Roberto Garajo, foram cedidos pelos autores à Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, no final da celebração Eucarística, segundo declaração feita “de forma irrestrita e irrevogável”. “Queremos humildemente aque esta pequena obra possa de alguma sorte encontrar guarita no coração daqueles que têm Frei Bruno como  alguém especial, merecedor de santidade. Que a sua sonoridade possa de alguma sorte auxiliar no processo de sua beatificação e, por conseguinte, a sua canonização”, explicou Jaime Telles.

HINO FREI BRUNO DE DEUS

Ele é como um anjo de Deus
Tantos anos de missão branquearam seus cabelos
De amor e de fé foram sempre os dias seus
Amparando seu rebanho e ouvindo seus apelos

Na igreja, na rua ou lá no interior
Um amigo sempre pronto a servir seu semelhante
Pelos morros do vale deixou marcas de amor
E por isso seu luz continua tão brilhante

Nosso Frei Bruno de Deus, que Deus lhe bem-diga
E lhe tenha junto a Ele por ter sido tão fiel
Que sua santa presença conosco aqui prossiga
E em seu nome nos atenda com as graças lá do céu.

romaria_120317_8

IMAGENS DA ROMARIA

Desde a saída da caminhada na Catedral, mostrando alguns pontos do percurso, até a chegada ao Cemitério Frei Edgar. Na chegada, uma parte da multidão vai diretamente para o túmulo de Frei Bruno, outra parte da multidão nem chega a entrar no cemitério e acompanha a celebração do lado de fora pelos alto-falantes. Uma grande maioria se acomoda por entre os túmulos e árvores para participar da Missa.