Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Augusto é ordenado presbítero: “Coloco-me à disposição de toda Fraternidade”

14/10/2023

Notícias

Xaxim (SC) – “Nós vos pedimos, Pai todo-poderoso, constituí este vosso servo na dignidade de Presbítero; renovai em seu coração o Espírito de santidade; obtenha, ó Deus, o segundo grau da Ordem sacerdotal, que de vós procede, e sua vida seja exemplo para todos”. Foi ouvindo esta prece da ordenação e quando sentiu sobre a sua cabeça as mãos do bispo diocesano de Chapecó (SC), Dom Odelir José Magri, que o coração de Frei Augusto Luiz Gabriel bateu mais forte. O momento que tanto esperava, havia chegado: ele recebia o segundo sacramento da Ordem Presbiteral.

A Celebração Eucarística, às 16 horas deste sábado (14/10), teve início num dia com o clima ameno, contribuindo para o espírito festivo e alegre do momento único na vida deste jovem xaxinense. A riqueza da liturgia da ordenação presbiteral ganhou mais graça, beleza e leveza com as vozes únicas dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt. Frei Augusto, no tempo de estudos da Teologia, fez seu trabalho pastoral no Instituto dos Canarinhos.

(toque para ampliá-las)

O povo de Xaxim (SC), um grupo de paroquianos que veio de Colatina (ES), onde reside o ordenando, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), conhecidos e amigos de Frei Augusto lotaram a Matriz São Luiz Gonzaga, e participaram com alegria desta festa de toda a Comunidade, da Ordem dos Frades Menores e de toda a Igreja. E a festa ficou ainda mais bonita com a presença dos seus confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição, especialmente os que fizeram parte da Semana Missionária. Além do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, do Vigário Provincial, Frei Gustavo Wayand Medella, o governo se fez presente com o Definidor Frei Alex Ciarnoscki.

Depois que terminou Teologia, no ano passado, Frei Augusto passou a residir na Fraternidade Franciscana Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Colatina, servindo ao povo da Paróquia Santa Clara, sendo também da equipe que anima os eventos provinciais das juventudes. O processo formativo da Província da Imaculada Conceição teve início ao ingressar no Seminário em 2009, portanto uma caminhada de catorze anos.

INÍCIO DO RITO

O Rito da ordenação começou depois da Liturgia da Palavra, com a eleição do candidato, onde ele foi chamado pelo pároco Frei Gilson Kammer para se apresentar diante da comunidade. O Ministro Provincial testemunhou a seu respeito, lembrando que ainda menino começou o seu itinerário vocacional conosco, na família franciscana. “Com muito proveito, ele trilhou o caminho dos estudos e também com muita dedicação o caminho da formação religiosa franciscana. Portanto, ouvindo seus formadores, ouvindo os confrades que com ele conviveram durante todo este tempo e, sobretudo, trazendo com ele a voz do povo que com ele convive, nossa Província o escolheu para receber esse dom da Igreja”, disse Frei Paulo. Dom Odelir, então, escolheu “este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado”.

Dom Odelir saudou Frei Paulo Roberto  e, em seu nome, todos os frades, Frei Augusto e sua família, e saudou toda a comunidade presente e o Coral dos Canarinhos que veio de Petrópolis. Perguntou como estava o coração para Frei Augusto e de sua mãe.

Na sua homilia, partiu da leitura do Profeta Jeremias que fala: “Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei”. “Isso para dizer que toda vocação, em primeiro lugar, é dom de Deus. E nós poderíamos começar dizendo que a primeira vocação é a vocação à vida.

Depois temos outras, como a vocação à vida consagrada, a vocação de ser pai e mãe, a vocação presbiteral”, explicou.

A vocação, segundo ele, é um mistério. “Esse chamado de Deus se manifestou de alguma forma e ele o sentiu e foi respondendo. Todo esse processo de diferentes mãos e pessoas pelos quais a vocação foi sendo trabalhada. E certamente você vai lembrar de todo mundo que faz parte de sua história. Teus formadores, professores, a comunidade, pessoas que rezaram e rezam por você. Tudo isso faz com esse mistério vá se realizando, vá se concretizando até chegar esse dia, em que você tem essa graça do ministério ordenado. Colocando a sua vida nas mãos de Deus, à disposição de Deus para o serviço da missão e da Igreja numa congregação, num carisma específico, os freis franciscanos. E aí com missão desafiadora. Não é muito simples ser franciscano. É uma exigência e uma missão que já traz no nome toda uma responsabilidade”, observou.

Na segunda leitura, Paulo vai dizer “não sou nada, um vaso frágil, mas aquilo que carrego é uma coisa digna, e eu não sou nem digno dessa graça que recebi. Mas na minha pequenez, eu sei que o que testemunho, o que vivo, o que sou, não vem de mim, mas vem de Deus”, situou.

Para o bispo, dirigindo-se a Frei Augusto, disse que em primeiro lugar não é mérito dele, mérito da sua resposta e da sua disponibilidade, mas aquilo que Deus está realizando em você e vai realizar através de você. Essa é a graça da missão. Por isso, o único e verdadeiro sacerdote é Jesus Cristo. Sacerdote por excelência. Nós, como sacerdotes, somos representantes de Jesus Cristo. Através de nós é Cristo que realiza o mistério da consagração do pão e do vinho, que perdoa os pecados”, lembrou.

(toque para ampliá-las)

“E por isso, no mundo em que vivemos, pensar que um jovem de 29 anos, como o Augusto, nessa idade teve a oportunidade de se preparar, teve uma vida bela, tem uma família, um cara que não é feio, é bonitão né? Mas que teria tantas oportunidades na vida, decide consagrar a sua vida vivendo os conselhos evangélicos, fazendo voto de pobreza, obediência e castidade. No nosso mundo de hoje, parece que aquilo que conta, aquilo que é importante seria o contrário disso. Mas por isso que a vida consagrada, o sacerdócio tem esse aspecto de testemunho pela própria escolha que faz. Temos nossos limites, mas contamos com a força de Deus. E essa missão não é para ser vivida só para mim, nem só para a minha congregação, mas para o mundo inteiro, por isso o lema que o Augusto escolheu. Ai claro, mais do que eu falar do lema, ele vai dizer porque escolheu esse lema. Diga para nós”, pediu.

Segundo o ordenando, “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda Criatura”, foi o lema que escolheu para a Ordenação Presbiteral, um versículo retirado do Evangelho de São Marcos 16,15. “Ao longo de nossos estudos e de nossa caminhada formativa, a gente vai pensando com carinho e atenção em um lema que marcará nossa ordenação e eu escolhi este por alguns motivos e eu destaco três”, disse

“Primeiro, neste mês de outubro a Igreja vive o Mês Missionário. E nós como batizados somos todos convidados a sermos missionários onde quer que nos encontremos. Eu sendo batizado aqui nesta igreja, então, sou convidado a ser um missionário, a anunciar pelo mundo inteiro o Evangelho, onde que que eu seja enviado, transferido!

Em segundo, anunciar o Evangelho a toda criatura é um apelo de nosso Seráfico Pai e de nosso Papa, ambos com o nome de Francisco. E esses dois personagens, Francisco de Assis e Francisco de Roma, me fazem reafirmar que o Evangelho de Jesus Cristo, do Bom Pastor, é para todos, sem distinções, sem raça, cor. Então, Jesus, ao dizer aos seus discípulos “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda Criatura”, também me desafia na realidade em que me encontrar, a comunicar por todo o mundo, o ‘Evangelho a toda criatura`.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

E em terceiro, Francisco de Assis nos ensina que é precioso anunciar o Evangelho com obras, com ações concretas e se necessário usar de palavras. Caro Dom Odelir e todos aqui presentes, é com este desejo honesto, que me coloco à disposição de toda Fraternidade, como frade menor, ao assumir este serviço, com responsabilidade, afinco e gratidão por até aqui ter nos conduzido a graça do Senhor”, completou Frei Augusto.

Motivado pelo bispo, Frei Augusto manifestou seu consentimento a respeito de seu chamado ao Ministério Presbiteral, suas funções e seu modo de vida. O momento em que Frei Augusto se prostrou ao chão, pedindo a oração e intercessão de todos, ilustra bem o sentido de toda a celebração: “Roguemos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso que derrame com largueza a sua graça sobre este seu servo, que ele escolheu para o cargo de Presbítero”, pediu Dom Odelir José antes da Ladainha de todos os Santos.

(toque nas imagens para ampliá-las)

MOMENTO CENTRAL

Frei Augusto se levantou com o término da Ladainha e se aproximou do Bispo, ajoelhando-se diante dele. Em silêncio, o Bispo impôs as mãos sobre a sua cabeça, gesto que foi acompanhado por todos os presbíteros. Cada um deles foi se posicionando para formar um círculo em torno do bispo e do ordenando, enquanto o bispo rezou a oração consecratória.

A Celebração seguiu seu ritmo normal e sereno e cada momento ou gesto foi explicado pelo comentarista Frei Gabriel Dellandrea. Segundo Frei Gabriel, pela imposição das mãos do bispo e pela prece de Ordenação foi conferido a Frei Augusto o dom do Espírito Santo, que o transforma e o capacita para a sua missão.

Terminado este momento, Frei Augusto recebeu as vestes de presbítero (casula e estola), trazidas pela irmã Tatiana, o cunhado Luciano e a sobrinha Angela. Ele foi revestido com as vestes presbiterais por Frei Lauro Formigoni, Frei Pedro Oliveira (seu guardião) e Frei Gabriel Dellandrea (colega de turma) e foi saudado como o novo presbítero. Depois, com a unção das mãos com o óleo do santo Crisma, Dom Odelir amarrou as mãos de Frei Augusto e coube a seus pais desatá-las, para receberem, com grande emoção, a primeira bênção do neopresbítero. Momentos fortes que, sem dúvida, emocionaram a todos, principalmente àqueles que participaram de uma Ordenação pela primeira vez.

O rito está quase no final quando, do meio da Igreja, Maria e Onório Pecinatto trazem o pão na patena, e o vinho e a água no cálice, para a celebração da Missa. O casal é muito querido por Frei Augusto e pela sua família, por ser vizinho deles. Trazer o vinho teve um significado especial porque eles são viticultores e também fabricam o vinho.

Finalizando o rito, Frei Augusto recebeu das mãos de Dom Odelir o cálice e a patena para poder oferecer a Deus, em nome de seu povo, o santo sacrifício eucarístico. Após o ritual de ordenação, num gesto de comunhão fraterna, os presbíteros e confrades acolheram com entusiasmo o mais jovem ordenado na Ordem do Presbiterado.

A Celebração continuou com a preparação das oferendas e a liturgia Eucarística.

AGRADECIMENTOS

Rosane Gasparin falou em nome do Conselho Paroquial. “Que a sua vida seja guiada pela luz e pela força do Espírito Santo. Que esse seu sim possa produzir muitos frutos na vida franciscana”, desejou.

Segundo Frei Paulo Roberto, coube a ele falar em nome dos freis franciscanos que partilham do privilégio de viver aqui em Xaxim. “Nossa Fraternidade Franciscana está aqui há bastante tempo. E essa igreja construída pela devoção, piedade e generosidade desse povo, pode ser vista de diversos ângulos. Quando a gente vem ali pela estrada, logo avista e chama atenção essa igreja, inclusive está sendo restaurada. E essa igreja já foi testemunha de muitas ordenações, inclusive de frades franciscanos também. É verdade que tem um intervalo muito grande entre a última ordenação e a do Frei Augusto. Fica aqui o convite para os jovens xaxinenses. Dom Odelir já lembrava que ser franciscano não é muito fácil e até chamou muito a atenção no rito da ordenação e muitos meninos vieram ver de perto quando o Augusto se prostou. É sinal que entende que é difícil, frágil, feito de chão da terra. Mas com o auxílio dos irmãos, e o auxílio do Céu, a gente vai muito longe, Frei Augusto. Conte conosco! E rezem por nós e pelo Frei Augusto, que ele seja fiel anunciador do Reino, que seja espalhador da Paz e do Bem”, pediu o Ministro Provincial.

Frei Augusto, na sua mensagem disse que o coração batia mais forte de gratidão. “É imprescindível dizer que não cheguei até aqui sozinho e que a celebração de hoje não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida”, disse o neopresbítero.

“Dito isto, começo assim agradecendo a Deus pela dádiva da vida e pelo dom da vocação, agradeço o Bispo Dom Odelir, o atual Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e os anteriores, Frei Fidêncio Vanboemmel e Frei César Külkamp, que foram meus formadores. Em nome do Ministro Provincial, gradeceu a todos os frades da Província da Imaculada Conceição, especialmente os frades do Serviço de Animação Vocacional, os frades da Paróquia São Luiz Gonzaga, Frei Gilson Kammer e Frei Jacir Zolet”, acrescentou, não esquecendo das famílias acolhedoras e das comunidades.

“Aos meus familiares, em especial ao sr. Domingos, Dona Elenir, minha irmã Tatiana, cunhado Luciano e a pequena Angela Hellena, as palavras não têm tamanho suficiente para agradecer vocês que sempre acreditaram, me incentivaram e me acompanharam com muita alegria”, disse.

Também reservou um longo agradecimento para o Coral dos Canarinhos, que enfrentou mais de 28 horas de viagem! Também de longe, da Paróquia Santa Clara de Colatina (ES) vieram 16 pessoas, bem como ao seu confrade de Fraternidade, Frei Pedro de Oliveira. E não esqueceu das Irmãs Clarissas: “Obrigado por nos acompanhar, abençoar e estarem sempre em sintonia conosco através de suas orações”.

No final, citando o lema “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda Criatura”, agradeceu aos profissionais de comunicação, como os do Conexão Fraterna, projeto que participa; a PASCOM da Paróquia São Luiz Gonzaga; ao jornalista da Província, Moacir Beggo, e a equipe do Marcelo Bassi. “E a você, estimado irmão e irmã que veio até esta igreja celebrar conosco, muito obrigado pela sua presença e participação. Paz e Bem e muito, muito obrigado!”, completou.

Sua Primeira Missa será celebrada no dia 15 de outubro, às 10 horas, na Comunidade Nossa Sra. da Salete de Vila Tigre, em Xaxim.


Moacir Beggo e Diogo Rossoni, pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga