Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“E você, Frei Augusto,  está capacitado para esta missão, pode estar certo disso!”, anima Frei Gustavo

15/10/2023

Notícias

Xaxim (SC) – Ordenado presbítero neste sábado, Frei Augusto Luiz Gabriel celebrou a sua Primeira Missa neste domingo (15/10), 28º Domingo do Tempo Comum, na Capela da Comunidade Linha do Tigre, onde reside seus pais e o viu nascer e crescer. A igreja, que tem como Padroeira Nossa Senhora Salete, lotou para celebrar este momento tão especial na vida do neopresbítero. Normalmente, a primeira Missa é um momento de expectativa e ansiedade, mas Frei Augusto conduziu a celebração com leveza, devoção e segurança, tendo ao seu lado os concelebrantes Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial; Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial; Frei Gabriel Dellandrea, do Serviço de Animação Vocacional; e Frei David Belineli, no serviço do altar.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Um grande número de frades de toda a Província, entre eles o pároco Frei Gilson Kammer e o guardião Frei Jacir Zolet, que não mediram esforços para tornar essa celebração uma grande festa, como disse Frei Medella na homilia. A celebração começou às 10 horas de uma manhã dominical com temperatura agradável. E o Coral dos Canarinhos encantou o povo novamente, deixando a liturgia solene e bela.

Como é de costume na Província, o neopresbítero não faz a primeira homilia e convida uma pessoa que marcou a sua história de vida, especialmente no período de formação.  Frei Augusto convidou o o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, seu formador e amigo.

“O Reino de Deus é uma festa. É o que Jesus nos ensina na parábola deste domingo, tentando fazer aquele povo de cabeça dura entender a proposta de Deus para os filhos e filhas que Ele tanto ama. Festa é alegria, confraternização, música, dança, comida e bebida, mas é, sobretudo, presença. Sem presença, mesmo que tudo esteja pronto e preparado, do bom e do melhor, não há festa”, abriu a sua reflexão Frei Medella.

A Frei Augusto disse: Na Festa do Reino, você já escolheu, e precisa seguir escolhendo, ser presença garantida. Presença próxima e fiel ao Dono da Festa, Jesus Cristo. Você já respondeu SIM ao convite, no Batismo, na profissão religiosa, na ordenação diaconal e reafirmou seu sim na Ordenação Presbiteral. Você não é mais convidado! Você é escolhido!

“E esta escolha, Frei Augusto, é um privilégio, uma graça!”, disse.

“Sua missão não é apenas aproveitar da Festa, mas garantir que ela aconteça. Olhos, ouvidos, mãos, pés, coração, cem por cento atentos e sintonizados com Cristo para contornar qualquer imprevisto ou dificuldade, dispondo-se a fazer o que for, quando preciso for. Você vai ser porteiro, garçom, faxineiro, assador, repórter, enfermeiro, ou seja, vai ter que ‘se virar nos trinta…’”, acrescentou.

Para Frei Medella, o compromisso maior de Frei Augusto é garantir que a festa seja para todos e que todos se sintam bem: festa da fartura, festa da inclusão, festa da bênção, festa do respeito, festa da dignidade, festa da partilha, festa do Cuidado com a Casa Comum. Cada sacramento que você celebrar seja sinal deste compromisso que você tem abraçado de sinalizar o amor e a bondade de DDeus onde quer que se encontre.

“E você está capacitado para esta missão, pode estar certo disso! Aprendeu desde os seus primeiros passos, no seio da família! É emocionante ler o relato da sua família. Gente simples, trabalhadora, honesta, perseverante, gente de fé. O terço em família, a fidelidade no serviço, a generosidade nas relações, tudo isso, Frei Augusto, é a base do Ministério que você escolheu assumir. Gostei da história revelada em primeira mão pela Dona Elenir, quando, ainda no ventre materno, você imitou São João Batista e se movimentou no momento em que, numa carona, sua mãe ouviu uma provocação de que já estava na hora da Vila Tigre, terra do querido Frei Ludovico Garmus, oferecer mais um frade franciscano à Igreja e ao Mundo. Antes de nascer, ainda na barriga da mãe, você se apresentou para a missão, inspirado no capixaba Roberto Carlos, e disse, sem falar: 3Esse cara sou eu!’”, recordou o Vigário Provincial.

“A figura que você escolheu para ilustrar o convite de ordenação é muito sugestiva. A imagem do Cristo, Bom Pastor, num modelo para os dias de hoje. Parece até você, no relato de sua mãe, chapéu cheio de estilo, calça jeans de pegar frango, camiseta regata, sandália. Faltaram os óculos escuros que, segunda a Dona Elenir, faziam parte do visual. Este Cristo traz uma ovelha pequena nos braços, que faz lembrar os bezerrinhos de quem você se despediu quando partiu para Agudos, segurando para não chorar. Os bezerrinhos ficaram na Vila Tigre, mas o cuidado e a atenção você trouxe consigo e é com eles que você vai levar o propósito que assumiu no lema de ordenação: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura’ (Mc 16,15). Da Vila Tigre para o mundo inteiro. E agora, Frei Augusto, este mundo inteiro se chama Fraternidade Santo Antônio de Santana Galvão, na Paróquia Santa Clara, em Colatina. É ali o seu chão sagrado, o lugar para onde o Senhor lhe enviou para ser Sal na Terra e Luz do Mundo”, exortou.

“Nesta missão abençoada, Frei Augusto, Nossa Senhora o acompanha. A Virgem da Salete, que nesta Comunidade lhe viu nascer e crescer, será a grande intercessora de seu Ministério. Jamais se esqueça dela, nenhum dia sequer, porque ela é a Mãe do Dono da Festa, a quem ele disse: ‘Mãe, não deixe faltar nada para ninguém’. A Dona ELenir sabe que o pedido do filho, para a mãe, é uma ordem. A Festa, com o carinho e a atenção da Mãe, fica mais bonita, mais alegre, mais plena. É Frei Augusto, a Festa está só começando. O seu lugar, você já escolheu. O lugar do serviço alegre e generoso ao Povo, serviço empenhado, incansável, para que o Reino de Deus se torne realidade de vida plena, vida para todos. Muito obrigado pelo seu SIM é que Deus sempre lhe abençoe”, concuiu o Vigário Provincial.

Frei Augusto recebeu mais homenagens da Vila Tigre, onde todos o conhecem e também da caravana que veio de Colatina, onde ele reside. Convidou a todos para o almoço e agradeceu a sua família que se dedicou para oferecer a melhor confraternização na festa do filho. Frei Augusto também fez uma homenagem aos professores, lembrando que hoje é o seu. Muitos que deram aulas para ele, estavam presentes. No grande salão da Comunidade, recebeu outras homenagens.

Frei Augusto fica até sexta-feira em Xaxim e volta a celebrar a Eucaristia na Vila Tigre, na próxima quinta-feira, às 19 horas.


Moacir Beggo