Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Augusto e Frei David serão ordenados diáconos no dia 17

11/12/2022

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei David Belineli serão ordenados diáconos pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, no dia 17 de dezembro, às 16h15, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ). O lema escolhido para a ordenação foi tirado da Carta aos Romanos 1,5: “É por Ele recebemos a graça da vocação para o apostolado”. Conheça os futuros diáconos:

Frei Augusto Luiz Gabriel

Natural de Xaxim (SC), nasceu no dia 9 de julho de 1994. Ingressou no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP) em 2009, onde cursou o Ensino Médio, concluindo em 2011 no Seminário São Francisco de Assis em Ituporanga (SC). Fez o Noviciado em Rodeio (SC) durante os anos de 2013 até 2 de agosto de 2014, data de sua primeira profissão religiosa. Fez uma experiência pastoral em Santo Amaro da Imperatriz (SC) antes de cursar Filosofia (2015-2017). Em 2018, viveu o Ano Missionário no Convento São Francisco em São Paulo, onde atuou na Frente de Evangelização da Comunicação. Cursou Teologia de 2019 a 2022. Em 5 de dezembro de 2020 fez sua Profissão Solene e, em 2023, estará a serviço da Evangelização em Colatina (ES), na Fraternidade Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, e será também animador das Juventudes.

Jesus Cristo nos ensina o verdadeiro sentido de ser um discípulo servidor, como diácono da Igreja, da Província, da Fraternidade da qual estarei inserido. É um tempo propício de serviço em que poderemos exercer com maior atenção o cuidado daqueles que necessitam. Mesmo sendo de passagem, é um período também de aprendizado na vida prática e local de um povo. Creio que na vivência profícua desse tempo de graça e também de alegrias e desafios, poderei responder com maior afinco e propriedade o que é ser diácono. Mas tenho certeza que ser diácono é estar disponível todos os dias para o convite de lavar os pés uns dos outros. Este serviço é o símbolo vivo da diaconia do mesmo Cristo, nosso Senhor. Assim, a missão do diácono é ser aquele que serve, com constância. E tal missão expressa-se no cuidado dos pobres, enfermos, doentes e marginalizados, em outras palavras: sua missão é ser a encarnação da própria caridade. Deste modo, compete ao diácono animar, reavivar, organizar, sempre pensando no bem-estar dos pobres. Ainda cabe ao diácono o anúncio do Evangelho e a sua prestação de serviço na liturgia. É diante dessa teologia do serviço e do servir, do “lavar os pés” dos mais necessitados, que se expressa a missão teológica do diaconato. Somente se coloca a serviço, aquele que abriu mão do desejo de ser servido. E é assim que se justifica minha motivação para este serviço e missão: “Estar no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Frei David Belineli

Natural de São Bernardo do Campo (SP), nasceu no dia 20 de Agosto de 1982. Entrou para a vida religiosa em 2012, na Fraternidade Franciscana São Benedito, em Amparo (SP). Fez a sua primeira profissão no dia 5 de janeiro de 2015, no Noviciado São José, em Rodeio (SC). Cursou Filosofia (2015-2017) em Curitiba, residindo na Fraternidade Franciscana São Boaventura, em Campo Largo (PR). Fez o Ano Missionário em 2018, na Fraternidade Santo Antônio de Quibala, em Angola. Cursou Teologia de 2019 a 2022, residindo em duas Fraternidades: os dois primeiros anos na Fraternidade Franciscana Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis; e os outros dois anos na Fraternidade Franciscana Nossa Senhora Mãe Terra, em Duque de Caxias (RJ)o. A sua profissão Solene foi no dia 5 de dezembro de 2020, em Petrópolis. Atualmente, Frei David Belineli reside na Fraternidade Franciscana São Francisco, em Duque de Caxias, a serviço da Evangelização.

Estar a serviço de Deus, da Igreja, da comunidade, da família, dos amigos, sendo como o Cristo, agir com sua misericórdia e despojamento, levando a mensagem da Boa Nova. Estar atento os sinais dos tempos, ensinar, exortar, no testemunho da simplicidade e humildade, agindo com amor e caridade, com todos os povos e criaturas, sem distinção. Ser a extensão do projeto salvífico de Deus, sendo o diálogo, sendo a ponte para o mundo sinodal de paz e bem.

A diaconia revela a missão de servidores e mensageiros do Reino dos Céus. Para este itinerário, o elemento necessário é ação do Espírito Santo, que move, impulsiona, entusiasma, dá coragem, nos enriquece com sua sabedoria. Este ministério proporciona a comunhão eucarística, o lavar os pés dos irmãos.

É um instrumento nas mãos de Deus para edificação de toda a humanidade, permanecendo na palavra do Senhor e sendo alicerçado na vida cristã, na busca da vivência dos ensinamentos de Jesus. Ter abertura do coração, dos gestos e palavras em prol da missão da Igreja. Portanto, a diaconia é ser luz, ser alegria, ser fermento, ser sal diante dos desafios que cercam o ser humano e o mundo. O servo fiel que conduz as pessoas a Deus e valoriza os dons recebidos pela gratuidade do Senhor.