Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

ITF acolhe com festa os novos bacharéis em Teologia

08/12/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – Com alegria e festa o Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis (RJ), acolheu na noite desta quarta-feira (7/12), os novos bacharéis em Teologia. Os formandos Augusto Luiz Gabriel, David Belineli, Diego Oliveira da Silva e Thereza Cristina Diehl, receberam das mãos de Frei Sandro Roberto da Costa, diretor do ITF, o grau do bacharelado, em um clima de muita gratidão.

No início da solenidade de Colação de Grau, os professores Frei Elói Dionisio Piva, Frei Gilberto da Silva, Frei James Luiz Girardi, Frei Marcos Antonio de Andrade, Frei Francisco Morás e Frei Ronaldo Fiuza Lima, foram convidados para compor a mesa. Na sequência, os formados foram recepcionados no Salão Acadêmico pelo público presente e por Frei Sandro que acolheu a todos os presentes, os professores e Frei Marcos, Definidor Provincial. “Quero felicitar a todos pela conclusão desta etapa formativa, onde quatro estudantes concluem hoje uma etapa importante na vida de cada um deles nesta instituição franciscana”, disse. “Depois de quatro anos, onde todos reconhecemos que não foram anos fáceis, mas podemos dizer que conseguimos concluir esta etapa com êxito”, acolheu.

Após a execução do Hino Nacional brasileiro, todos os presentes foram convidados a participar de um momento orante, que foi conduzido por Frei David e pela Theresa. Depois, Frei Augusto, orador da turma, proferiu seu discurso.

“Começo esse discurso agradecendo ao Sumo Bem, nosso Criador, pela dádiva da inteligência, sabedoria, da saúde e do estudo. Sem sua intercessão, nada disso seria possível. Quero cumprimentar meus amigos formandos e agradecer pela oportunidade de representá-los neste momento de fala. Ressalto que não foi fácil escrever esse discurso, mas em nome de todos desejo expressar o sentimento que emana de dentro de nós neste dia: gratidão”, disse.

“Ao longo de nossa jornada, criamos laços de amizade, de fraternidade, amadurecemos como cristãos católicos, franciscanos, como pessoas, conhecemos e convivemos com profetas, evangelistas, frades, padres, pais da igreja, papas, autores e professores que com maestria nos indicaram o caminho a ser seguido, o de Jesus Cristo, o profeta do Pai que comunica a todos “o caminho, a verdade e a vida”, acrescentou.

“Enfim, “a gratidão é a memória do coração”, e é a forma mais bonita de demonstrar-se grato por aquilo que foi vivido. Por isso, agradecemos a todos os professores e do Instituto Teológico Franciscano, pelo tempo dispensado para conosco, pelas aulas, pelos ensinamentos, pela compreensão de nossos anseios, dúvidas, questionamentos, e também pela paciência. Ao agradecer nossos docentes, estendemos nossa gratidão ao Frei Sandro, diretor do ITF, e a todos os docentes da Universidade São Francisco”, destacou.

“Nestes quatro anos, alguém nos acompanhou de perto, auxiliando, ensinando e nos encorajando a sempre mais buscar e questionar. Tornamo-nos próximos da sabedoria na medida em que submergimos em seus saberes. Por isso, queremos louvar e agradecer a Deus por todo bem dispensado a cada um de nós”, disse e concluiu citando Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”.

Logo em seguida, passou-se para o juramento e outorga do Grau do Curso de Teologia. De mãos estendidas, os formandos leram juntos o juramento que ressalta a importância de empenhar-se pelo conhecimento da verdade, tendo como instrumento principal, a Sagrada Escritura. E, por fim, o diretor do ITF e coordenador do curso de Teologia, Frei Sandro Roberto da Costa proferiu seu discurso.

Segundo ele, o labor acadêmico não é tarefa fácil, exige vocação ao estudo, disciplina, empenho e dedicação. “Para nós franciscanos, sobretudo, o estudo tem um sentido muito específico que exprime em si mesmo toda uma identidade no modo de fazer e viver a proposta de vida de Francisco de Assis e de seus seguidores”, disse. “O estudo, como todas as outras coisas em nossas vidas de fraternidade deve ser enxertado no vigor espiritual de São Francisco”, destacou.

“Nesse sentido, é importante esclarecer que estudo não significa apenas e tão somente atividade acadêmica formal nas salas de aula, nos bancos das escolas. A palavra estudo traz em si o sentido de empenho com todas as forças, com todas as energias, traduz-se no bem comum, na dedicação ao próximo, na abertura a toda fraternidade humana e a todas as criaturas. Para o franciscano, o estudo não significa ter títulos, privilégios, engrandecimento, estudar, a partir do carisma franciscano significa abrir-se a toda humanidade querida por Deus, a toda criação, na busca de conhecer o Altíssimo, o eterno e Sumo Bem. Assim, o estudo tem a ver com contemplação, que na boa tradição franciscana, une o conhecimento científico à sabedoria de vida, que inclui também a ação religiosa”, acrescentou.

A cerimônia terminou com a foto oficial e uma confraternização no refeitório do ITF.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para obtenção do grau de bacharel pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF) e após quatro anos de graduação em Teologia, no dia 1º de dezembro, Frei Augusto e Frei David apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Confrades, amigos, professores e colaboradores acompanharam este momento.

Com o tema “Da experiência comunicativa de Jesus Cristo e Francisco de Assis à nova evangelização virtual na Igreja e Província da Imaculada Conceição do Brasil”, Frei Augusto apresentou aspectos teológicos do modo comunicativo de Jesus Cristo, comunicador por excelência do Pai. Com um contexto histórico, mostrou como foi que a Igreja adentrou no universo da comunicação religiosa moderna, tendo na linha de frente os Sumos Pontífices.

Segundo ele, é a partir da experiência comunicativa de Jesus Cristo e da Santa Sé que se desenvolveu o estilo comunicacional na Província da Imaculada, que há décadas, dedica tempo e espaço para o cultivo do serviço da evangelização, através da comunicação. “O modo comunicativo de Jesus Cristo inspira a postura de se fazer comunicação na Província da Imaculada. Assim como a trajetória do verdadeiro Messias nesta terra, há mais de dois mil anos, a comunicação acontece por obra e condução do Espírito Santo”, explicou Frei Augusto que teve sua banca composta pelo orientador, Frei James Luiz Girardi e o professor, Frei João Fernandes Reinert.

Já Frei David Belineli, discorreu sobre a temática de 1Jo 3,23-5,4, tendo como tema: “Como crer em Jesus Cristo e praticar o amor ao próximo. Segundo o frades, os assuntos que permeiam esta perícope são a fé e o amor. “Muito embora tais temas estejam presentes ao longo dos escritos joaninos, este exercício de leitura pretende oferecer elementos que permitam uma compreensão da obra no horizonte da espiritualidade e da pastoral”, explicou.

“Para tanto, o caminho de investigação levará em conta as pesquisas realizadas sobre as cartas e o Evangelho. Não é um trabalho exaustivo, mas uma tentativa de aproximar o mais possível das linhas tão fundamentais desta teologia do Novo Testamento. O desenvolvimento desta investigação levará em conta um olhar sobre os escritos joaninos como um todo”, frisou o frade. “Fé e amor são os elementos norteadores de toda a reflexão. Eles permitem que seja avaliada a teologia joanina neste fragmento da Primeira Carta”, acrescentou. Compuseram sua banca os docentes professor Altamir Andrade que foi seu orientador e Carlos Frederico Schlaepfer.


Frei Andrei Nascimento dos Anjos (fotos)