Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Alexandre sobe o tom e pede mais compromisso com a vida

13/06/2021

Notícias

Curitiba (PR) – O pároco da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, PR, subiu o tom na Celebração Eucarística, às 11 horas, neste dia de Santo Antônio. “Por astúcia de algumas pessoas malvadas, que não têm compromisso com a vida, nós somos levados ao erro. E nós que somos filhos da ciência, filhos da sabedoria, às vezes assumimos o discurso negacionista daqueles que não têm compromisso com a vida, daqueles que têm compromisso com a morte, daqueles que em nome de outros interesses que estão acontecendo, fazem barulho aqui para, enquanto as besteiras são faladas, eles possam comprometer todo o patrimônio nacional”, criticou o celebrante em sua homilia, lembrando o pregador Santo Antônio, que denunciava os corruptos e hereges.

Segundo o celebrante, não podemos agir como crianças e vivermos ao sabor das ondas. “Não podemos permitir que ‘vou deixar a vida me levar’. A gente tem que ter clareza prioridade do que Deus quer da gente. Como eu posso, na minha vida, fazer a vontade de Deus, sobretudo para não sermos levados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e por eles, com astúcia, induzidos ao erro”, disse citando a Efésios.

“Como no passado, ainda hoje existem aqueles que manipulam as pessoas com o espírito mau. Eu falo com essa força porque Antônio falou com essa força no seu tempo. Quando alguém um dia determinou que não houvesse envolvimento de classes sociais diferentes, quando alguém um dia disse: ‘Olha, a partir de agora quem é de determinada classe social tem que pagar tal dote para não casar pobre com rico, para não ter mistura’. Aí exigiram um dote muito grande. E Antônio disse não: O casamento deve ser motivado pelo amor”, lembrou o frade, quando explicou alguns pontos da vida do santo franciscano.

“Então, meus queridos irmãos e irmãs, o que deve nos mover é isso: ‘Ide pelo mundo inteiro, pregai a boa nova de Jesus’. A boa nova é que vocês são irmãos. Vocês não podem aceitar uma sociedade que exclui pessoas. Vocês não podem aceitar uma sociedade que só cuida do próprio umbigo no espaço de quatro paredes. Vocês têm que construir uma sociedade onde todos tenham direito à vida. E vocês devem ser motivados pelas coisas do Evangelho e não por outras coisas que não colocam a vida das pessoas em primeiro lugar”, exortou.

Segundo o frade, não podemos perder o ponto de partida, como ensinou Santa Clara de Assis. “E o ponto de partida foi nos revelado no Evangelho. Jesus manifestou aos seus onze e disse. ‘Ide para o mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura’. Esse foi o ponto de partida de Antônio e esse deve ser o novo ponto de partida. O anúncio da boa nova de Jesus. É claro, como Antônio, falou: ‘Cessem as palavras e gritem os exemplos’. O anúncio da Palavra deve ser primeiramente pela vida”, completou.

BOLO DE SANTO ANTÔNIO

Voluntárias e voluntários preparam aproximadamente 8 mil quilos do tradicional bolo. Segundo a tradição, quem encontra o “santinho”, que é uma imagem de Santo Antônio em miniatura, terá alguma graça alcançada. Cada pedaço custa R$ 7,00 e está sendo vendido desde o dia 10, das 6h30 às 20h. Há três opções de embalagens: para um pedaço, dois pedaços e cinco pedaços.

A pedido da Prefeitura, a entrega está sendo feita na forma de take away, ou seja, as pessoas pegam e levam sem consumir no local. Desde sábado, também está funcionando o atendimento de drive thru, onde as pessoas podem comprar sem sair do carro.

Todos os procedimentos de preparação e venda seguem rigorosamente as orientações sanitárias exigidas pelas autoridades. No momento das entregas, a temperatura dos consumidores são aferidas e recebem álcool em gel nas mãos.

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões fica na Praça Rui Barbosa, 149.


Fotos: Joka Madruga, pela Pascom da Paróquia (texto Moacir Beggo)