Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Adriano faz a Primeira Profissão em Uberlândia

09/01/2015

Notícias

Moacir Beggo

O noviço Frei Adriano Cézar de Oliveira fez a Primeira Profissão na Ordem dos Frades Menores, neste domingo, durante a celebração eucarística às 10 horas na Igreja Nossa Senhora de Fátima, que é sede da Fundação Franciscana Nossa Senhora de Fátima. Com isso, toda a turma de noviços de 2014 do Noviciado São José de Rodeio (SC) fez a Primeira Profissão. Numa bonita celebração, Frei Adriano professou nas mãos de Frei Ezimar Alves Pereira. Ele é o último noviço da Fundação a fazer o Noviciado em Rodeio, uma vez que a Fundação mineira vai se juntar à Custódia do Sagrado Coração de Jesus, de São Paulo, em março. A partir de agora, o noviciado será feito na cidade de Catalão (GO).

Frei Adriano é natural de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Filho de uma família tradicionalmente católica, desde criança participa da Comunidade São Pedro, em Olaria (MG), na Arquidiocese de Mariana. “Tive uma infância e adolescência bastante inseridas na Comunidade. Por volta dos 15 anos, percebi o chamado e o desejo de seguir a Cristo mais de perto. Continuei em oração e buscando o discernimento”, conta Frei Adriano, que antes de ingressar nos franciscanos, conheceu a Congregação dos Missionários dos Operários, onde cursou o terceiro ano do Ensino Médio e fez o curso de Filosofia, concluído em 2012.

“Em 2013, iniciei a minha preparação para ingressar na Ordem Franciscana fazendo o Postulantado Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP)”, explica Frei Adriano, que concluiu com a turma de noviços o “ano da provação e da graça” no último dia 5 de janeiro.

Neste domingo, Frei Adriano professará os votos de obediência, pobreza e castidade, numa celebração  bastante simples, mas cheia de símbolos e gestos significativos. “Nesta celebração, com o gesto de colocar minhas mãos entre as mãos do Superior, selo minha consagração e entrega Deus e a esta Fraternidade de irmãos. Este gesto ainda se torna mais significativo, pois nossa Igreja vive um momento muito especial e fecundo. Como todos sabem, estamos vivendo o Ano da Vida Consagrada e professar os votos dentro desta dinâmica é algo muito especial e ao mesmo tempo mais exigente”, completou Frei Adriano, pedindo orações a ele: “Rezem, igualmente, pelas vocações religiosas e sacerdotais e pelas famílias que são o berço das vocações. Que todos nós tenhamos a graça e a coragem de buscar o ‘espírito do Senhor e seu Santo modo de operar’, como nos pede São Francisco de Assis”.