Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Ademir Sanquetti celebra 25 anos de Ministério Presbiteral

28/08/2023

Notícias

Aos 27 de agosto de 2023, foi realizada a Celebração Eucarística dos 25 anos de Ordenação Presbiteral (29.08.1998-29.08.2023) do guardião do Seminário Santo Antônio de Agudos,  Frei Ademir Sanquetti. Embora o mesmo faça o aniversário de ordenação no dia 29/08/2023, a intenção pelo aniversário de ordenação foi colocada na celebração do domingo que antecedeu o Jubileu de prata do frade. Durante a celebração tivemos a participação de muitos fiéis, que possuem um carinho muito grande pelo frade.

Confira o  depoimento de Frei Ademir Sanquetti

“Com o tema: “O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros” (Isaías 61, 1-3), Frei Ademir Sanquetti foi ordenado presbítero, nas mãos de Dom Aloysio José Leal Penna, no dia 29 de agosto de 1998, na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Cabrália Paulista.

Nasci em 27 de novembro de 1966, em Cabrália Paulista, no interior de São Paulo e ingressei na vida religiosa Franciscana quando já era adulto.

Minha mãe, Anália Leriano Sanquetti e meu pai, José Sanquetti, residem na cidade de Cabrália Paulista, interior de São Paulo, onde nasci e tiveram três filhos (dois homens e uma mulher), do qual eu sou o mais velho.

Eu nasci e fui criado, praticamente na zona rural, num berço cristão, embora não fosse assíduo nas Missas. A vida não era tão fácil. O trabalho na roça começa muito cedo, fiz todo tipo de trabalho braçal, como “boia fria”, assim éramos chamados e o estudo realizado à noite.

Fiquei na minha cidade até o final do ano de1986, quando terminei o Colegial, na época se falava assim. Fui para Guaratinguetá para fazer o Postulantado, em 1987, onde permaneci por dois anos.

Fiz os Encontros Vocacionais na Diocese de Bauru, no Seminário Santo Antônio de Agudos, até o final de 1986. Segui, então, para o Sevoa (Seminário de Vocações Adultas, em Guaratinguetá), em 1987. Ali fiz um ano de Aspirantado e um de Postulantado.  Naquele tempo ainda existia o Seminário de Agudos, e durante dois meses convivi com a turma do Seminário, que ia para o Noviciado, em Rodeio.

No ano 1989 fui para o Noviciado. Foi o “ano da provação”. Aprofundei na vida de São Francisco, e na espiritualidade franciscana, tendo como mestre Frei Uli (atual Cardeal Leonardo Ulrich Steiner). Nos anos de 1990, 1991,1992 permaneci em Rondinha para fazer o estudo de Filosofia. Ali, o irmão de Frei Uli, Frei Wilson Steiner, foi meu mestre e Frei Fidêncio Vanbommel, vice mestre. Havia uma grande Fraternidade a serviço da formação. De Rondinha para Petrópolis, em 1993, 94, 95, 96 para cursar a Teologia no Convento do Sagrado.  Em dezembro de 1996 fui transferido para Nilópolis (RJ), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Ali fui ordenado Diácono e no ano 1998 fui ordenado Padre em Cabrália Paulista.

Comecei meu Ministério na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis, como Vigário Paroquial e como Administrador da Paróquia Santíssima Trindade. No Ano 2000, fui nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde fiquei até 2004. Foi o tempo das Santas Missões Populares. Fui Missionário na Diocese de Nova Iguaçu. Quando estava em Nilópolis (RJ), eu vim para a Paróquia São Paulo Apostolo, em Domélia, para fazer missões no ano 2000. Também administrei a Casa da praia, de Lazer da Província Franciscana em Ibicuí, RJ.

Fui transferido para a Paróquia São Paulo Apóstolo em Agudos, em 2004, e fiquei até o ano 2016. E enquanto Pároco, consegui realizar as Missões Populares, que são as visitas para bênção nas casas e visitas aos doentes. Consegui visitar todas as casas e famílias dessa Paróquia. E também colocar um pouco deste espírito missionário nos setores. Foram muitas colaborações que permitiram conseguir pintar as imagens na igreja, reformar a cozinha e o salão, a pintura da igreja, início da Igreja São Francisco e muitas outras reformas nas capelas. Na parte Pastoral formei turmas de catequeses de adultos para receber o Sacramento da Crisma; a Pastoral da Comunicação; mestres de cerimônia; motivação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013; Romaria a Aparecida; Missões Paroquiais; Pastoral da Acolhida e Grupo de Homens Católicos.

Em 2017 fui nomeado Pároco da Paróquia Santo Antônio em Bauru, onde fiquei até janeiro de 2022. Fiz a cobertura do espaço para quermesse entre o salão de festa e a igreja. Também o estacionamento com objetivo de ampliação de espaço para a quermesse. Também foi inaugurada a Capela Bom Jesus, e início da Capela São João Batista.

Em 2018, fui nomeado Administrador da Paróquia Santa Clara de Assis, onde fiquei por um ano.  Muita responsabilidade ter duas Paróquias, mas a comunidade dividiu comigo esta função. Até conseguimos realizar as Santas Missões nas duas Paróquias.

Em 2022 fui transferido para o Seminário Santo Antônio, em Agudos, como Guardião e já estou a um ano e meio. Já instalamos uma caldeira nova e assim ativando as panelas de pressão a vapor, com objetivo de atender encontros com trezentas pessoas e os encontros simultâneos.

A segunda ala também foi reformada para possibilitar os encontros simultâneos, com sala grande, para 140 pessoas.  Na terceira ala foi feita uma sala de recreio com churrasqueira para uso dos encontros e aluguel. A lavanderia foi reformada e pintada. E também um gerador de 125 kva foi adquirido, para resolver o problema dos apagões. Uma escola de futebol para crianças e jovens também já está funcionando a mais de um ano. As missas abertas para o povo também estão contando com equipes de canto e música, com uma grande presença de fieis nas missas de domingo as 10h. Nossa agenda de alugueis está bem concorrida, com funcionamento todos os dias, de domingo a domingo.

Tenho mais coisas boas do que não boas. Porque eu me realizo na minha vocação Franciscana e Sacerdotal. Não consigo ficar parado, “é mais forte do que eu” sempre querer fazer mais.

Eu sou uma pessoa muito tímida. Sempre fui. Sempre gostei de estudar a Bíblia. Mais velho, mais sábio e mais animado! Aprendi muito, fiz o curso de Psicologia e atendi vários pacientes.

Enfim, foram muitas experiências de vida e convivência. Tudo que falei nas homilias e sermões, em primeiro lugar foram para mim, aprendizagem e espiritualidade. Sempre me preparei, nunca deixei de celebrar nenhuma missa e de preparar-me para celebração. Isto me ajudou a ter mais equilíbrio e harmonia espiritual.

Que a vida passa e devemos aproveitar cada momento, cada celebração. Tudo é muito valioso! Devemos colocar tudo nas mãos de Deus. Não deixar de agradecer e rezar, jamais”.