Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Santo Antônio celebra na praça o Dia Mundial da Paz

02/01/2015

Notícias

duque

Duque de Caxias (RJ) – Este ano, a Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS) promoveu na manhã do dia 1º de janeiro, na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias, uma celebração pela paz mundial que reuniu dezenas de fiéis, recordando que São Francisco de Assis é reconhecido por outras religiões e até mesmo por não crentes como homem da paz e da fraternidade universal.

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que o Dia Mundial da Paz fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil, a partir de 1968, evento que acontece até hoje.

O papa Francisco escolheu para a sua Mensagem para o 48º Dia Mundial da Paz, celebrado neste primeiro de janeiro, “Não mais escravos, mas irmãos”, uma reflexão sobre a escravatura e o tráfico de pessoas na qual aborda as causas desse mal bem como as formas de solucioná-la, o que envolve um esforço comum para globalizar a solidariedade.

Esta é a segunda mensagem assinada pelo Papa Francisco para a celebração anual do Dia Mundial da Paz, que em 2014 teve como tema ‘Fraternidade, fundamento e caminho para a paz’. De fato, uma vez que todos são filhos de Deus, os seres humanos são irmãos e irmãs com uma igual dignidade.

No entanto, julga-se, habitualmente, que a escravatura seja um fato do passado. No entanto, esta chaga social continua muito presente no mundo atual. A escravatura representa um golpe de morte para uma tal fraternidade universal e, por conseguinte, para a paz. Na verdade, a paz existe quando o ser humano reconhece no outro um irmão ou irmã com a mesma dignidade.

Persistem no mundo múltiplas formas abomináveis de escravatura: o tráfico de seres humanos, o comércio dos migrantes e da prostituição, o trabalho-escravo, a exploração do ser humano pelo ser humano, a mentalidade escravagista para com as mulheres e as crianças.
Há indivíduos e grupos que se aproveitam vergonhosamente desta escravatura, tirando partido dos muitos conflitos desencadeados no mundo, do contexto de crise econômica e da corrupção. A escravatura é uma terrível ferida aberta no corpo da sociedade contemporânea, é uma chaga gravíssima na carne de Cristo!

Para combatê-la eficazmente, tem de se reconhecer acima de tudo a inviolável dignidade de cada pessoa. Além disso, importa ancorar firmemente esse reconhecimento na fraternidade, que exige a superação de todas as desigualdades, as quais permitem que uma pessoa escravize outra. É-nos ainda pedido que o nosso agir seja próximo e gratuito para promover a libertação e inclusão para todos.

O objetivo a alcançar é a construção de uma civilização fundada sobre a igual dignidade de todos os seres humanos, sem qualquer discriminação. Para isso, é necessário o compromisso da informação, da educação, da cultura em favor de uma sociedade renovada e que se assinale pela liberdade, pela justiça e, logo, pela paz.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares, pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.
“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (São João Paulo II)
Cláudio Santos, OFS, especial para este site