Fraternidade Santo Antônio alerta sobre hanseníase
26/01/2017
O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase foi instituído em 1954 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é lembrado no último domingo de janeiro(dia 29 de janeiro). No Brasil, a data foi instituída pela Lei n.º 12.135, de 2009. A Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias (RJ) da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS) promoverá uma campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, além de combater o preconceito e o estigma aos hansenianos.
A Fraternidade aderiu à Campanha “Franciscanos pela eliminação da Haneníase”, em outubro de 2011 e, desde então, divulga informações de como prevenir e curar a doença. O objetivo geral do projeto é realizar um trabalho socioeducativo e de articulação com o poder público e com a sociedade civil para a eliminação da hanseníase no Brasil, alertando-a sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e oferecendo informações.
A Hanseníase é uma doença silenciosa e endêmica, causada pelo bacilo ‘Mycobacterium leprae’, que ataca a pele e nervos periféricos, mas que também pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. A doença se apresenta de maneira contagiosa ou não, sendo transmitida pelo ar. Os principais sinais da doença são manchas avermelhadas pelo corpo e sem sensibilidade. Além disso, o paciente pode ter dor neural (nos nervos), dormência, cansaço e fisgadas nas pernas e nos pés. Se esses sintomas surgirem é necessário buscar um especialista. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, é possível evitar lesões permanentes e possíveis amputações. Em geral, os primeiros sintomas da doença aparecem entre três e cinco anos depois do contato com a bactéria.
O Brasil registrou 28.761 novos casos de hanseníase em 2015, incluindo 24.612 novos casos. Segundo a OMS, foram registrados 211.973 novos casos em todo o mundo. A Índia detém cerca de 60% dos casos mundiais, seguido pelo Brasil e a Indonésia. Juntos, esses países respondem por 81% dos novos pacientes.
A doença, que durante séculos foi chamada de lepra, é considerada praticamente extinta em países desenvolvidos. Os avanços da ciência garantiram o tratamento e cura da doença, mas para reduzir as estatísticas é preciso que se intensifiquem esforços nas ações de prevenção e no tratamento da doença sem interrupções.
PLANEJAMENTO PARA 2017
A Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias realizou, no último dia 22, a primeira reunião mensal de 2017. A fraternidade apresentou os resultados do Capítulo Avaliativo realizado no último mês de novembro e o novo calendário de atividades para o corrente ano.
Trazer para a realidade cotidiana as orientações da Igreja e da Ordem Franciscana Secular é a meta do Capítulo Avaliativo e do trabalho de planejamento. O Espírito Santo vem conduzindo a Igreja, abrindo novos caminhos próprios para os tempos de hoje.
As deliberações foram aprovadas após um intenso trabalho de consulta e avaliação que envolveu toda a fraternidade, de forma que os irmãos puderam construir propostas que pretendem contribuir para o avanço da ação pastoral da Igreja consoantes com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
A ministra local, Aline Milani, fez uma retrospectiva com fotos das principais atividades promovidas em 2016 e dos eventos nos quais a fraternidade se fez presente na Catedral de Santo Antônio e no Regional Sudeste 2 da Ordem Franciscana Secular.
Em 2017, por ocasião do Ano Vocacional e da celebração dos 300 anos da devoção a Nossa Senhora Aparecida, a fraternidade desenvolverá novos projetos vocacionais e de formação, além do apostolado com as famílias na perspectiva de uma Igreja em saída segundo exortação do Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (do latim, ‘Alegria do Evangelho’).
Que o Senhor da messe ajude-nos a perseverar nesta peregrinação rumo ao céu, concedendo-nos coragem e entendimento para servi-lo com humildade onde for preciso.
Informações sobre como ingressar na OFS podem ser obtidas pelo telefone (21) 2240-4565 ou pelo correio eletrônico: ofsbr@terra.com.br