Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Alunos promovem ações solidárias durante o semestre

07/08/2015

Notícias

alto2

Ana Paula Moreira

A missão franciscana está presente na rotina dos alunos da Universidade São Francisco (USF) seja na realização de atividades práticas, que agreguem conhecimento e solidariedade ou em ações de apoio a comunidade. O 1º semestre de 2015 foi marcado por atividades desenvolvidas por alunos e docentes de diferentes cursos, que promoveram a fraternidade.

O semestre teve início com a programação de Acolhida aos Calouros, que visa integrar os novos alunos. No Campus Bragança Paulista, a Pastoral Universitária firmou uma parceria com a Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC). Calouros, veteranos, colaboradores, além da comunidade externa puderam doar cabelos para a confecção de perucas. No total, 70 participantes doaram cabelos e 10 cabeleireiros atuaram voluntariamente na realização dos cortes.

interna2Para a disciplina Mecanismos de Estudos Sistêmicos (MES) aplicada aos alunos dos Cursos de Tecnologia em Logística, Processos Gerenciais e Gestão da Qualidade, foi desenvolvido o projeto Mãezinhas do Coração, realizado no mês de maio. Com o apoio dos alunos dos Cursos de Engenharia da Produção, Engenharia Civil, Administração, Contábeis, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, cerca de 130 alunos da USF visitaram a Vila São Vicente de Paula, que atende 79 idosos, na cidade de Bragança Paulista.

O objetivo do projeto Mãezinhas do Coração foi comemorar junto às mulheres que residem no asilo o mês das mães. Foi promovido um dia com várias atividades, entre elas o oferecimento de massagens, medição dos índices de glicemia e aferição da pressão arterial dos moradores. Também foi realizada a apresentação de música ao vivo e em seguida, ocorreu a entrega de presentes para todos os internos. Também foram arrecadados produtos de higiene pessoal.

interna1Para a aluna do 1º semestre do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Diandra Maniezzo, a atividade foi um momento importante de aprendizado. “Não há palavras que eu possa expressar, cada olhar cada sorriso, cada abraço. Foi um aprendizado muito significante que pude presenciar no Asilo São Vicente de Paula. Foram momentos valiosos”, afirmou a aluna.

O projeto Cuidar Faz Bem, que busca a conscientização da população em relação aos aspectos da saúde e da cidadania promoveu uma série de ações, no mês de maio, no Campus Campinas (Unidade Swift). Os alunos do 1º semestre de Farmácia foram divididos em grupos responsáveis por montar espaços que pudessem atender a população e esclarecer dúvidas.

Foram abordados os seguintes temas: dengue, H1N1, diabetes, câncer de mama, câncer de próstata, obesidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Também foi possível fazer a aferição da pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e teste de glicemia.

Os alunos do Curso de Odontologia, do Campus Bragança Paulista levaram a população local momentos de lazer, descontração e também prestação de serviços e orientações durante o Projeto Ação Total, desenvolvido pelo Conselho dos Ministérios Evangélicos da cidade (Comebrag), em parceria com a Prefeitura de Bragança. No total foram atendidas cerca de 10 mil pessoas. Durante o evento os alunos da USF colaboraram com a prestação de serviços de saúde bucal, proporcionando a adultos e crianças orientação de higiene bucal e prevenção do câncer de boca.

No Curso de Medicina, os alunos desenvolvem durante toda a graduação ações de apoio a comunidade, como a 9ª Edição do Projeto Se Liga na Saúde, da cidade de Vargem, em São Paulo. O evento reuniu 246 alunos, que sob orientação dos médicos Vítor Piquera e Alexandre Angione, realizaram ações de promoção da saúde e prevenção de doenças para a população.

O evento beneficiou cerca de 200 pessoas, que tiveram acesso à triagem, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e ao Teste de Visão. Além disso, a população foi conscientizada a respeito dos mais diversos tipos de patologias, como câncer de mama, câncer de pele, câncer colorretal e doenças vasculares. Os beneficiados também puderam se informar a respeito da doação de órgãos, de dietas balanceadas para crianças e aprender a realizar a manobra de Reanimação Cardiopulmonar.

interna3Para a aluna do curso de Medicina e Presidente do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (Gestão 2014-2015), Maria Thereza Barsotti Badari, o projeto contribui para a prevenção e a promoção da saúde, além de contribuir para a formação do aluno de Medicina. “Tem grande importância para os acadêmicos de Medicina, pois provoca uma discussão a respeito da amplitude e complexidade do conceito de saúde, além de estimular uma relação mais humana dos futuros profissionais com seus pacientes”, afirmou Maria Thereza.

Para os alunos de Fisioterapia o contato com a comunidade e a realização de ações que promovam o bem-estar é essencial para um ensino diferenciado. Ao longo de todo o semestre foram feitas uma série de atividades. Entre elas está a ação desenvolvida para a disciplina “Estágio Supervisionado em Saúde da Criança”, ministrada pela professora Carolina C. Oliveira, realizada nas escolas de ensino fundamental, em creches e orfanatos.

Durante todo o mês, os alunos avaliaram o desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos sensório-motores nos lactentes e crianças residentes no Abrigo “Casa da Benção”. O objetivo foi realizar uma triagem para identificar sinais de comprometimento e encaminhar para atendimento específico. Foram atendidas em torno de 15 crianças. “Esta vivência prática enriqueceu o aprendizado acadêmico dos alunos, colocando-os em contato com situações diferentes das vividas na Clínica de Fisioterapia Escola da USF”, afirmou a coordenadora do Curso de Fisioterapia da USF, professora Patrícia Teixeira da Costa.

Para a disciplina Estágio Supervisionado em Saúde da Criança, os alunos participaram de atividades práticas no “Centro de Equoterapia Pé de Pano”, de Bragança Paulista. Os alunos do último semestre do Curso de Fisioterapia, sob a supervisão da professora Carolina Camargo de Oliveira, especialista em Fisioterapia em Neuropediatria e da coordenadora do Curso, professora Patrícia Teixeira Costa, realizaram uma vivência prática na Instituição, que recebe crianças com necessidades especiais. Durante a atividade, além de acompanhar atendimentos a pacientes com diferentes disfunções neurológicas e psiquiátricas, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar algumas condutas como praticantes (como são chamados os pacientes na Equoterapia), montando a cavalo e executando exercícios simples, propostos pelos profissionais do Centro.

alto3

Conheça a USF

A Universidade São Francisco (USF) é uma instituição de ensino superior, sem fins lucrativos, mantida pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que tem presença secular no ensino e está presente nos estados de Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. A USF tem 39 anos de tradição e mais de 10 mil alunos matriculados. Presente nas cidades de Bragança Paulista, Campinas, Itatiba e São Paulo, oferece estrutura completa para mais de 40 cursos de graduação e 30 de pós-graduação, incluindo três programas Stricto Sensu. Os alunos da instituição contam ainda com o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo e o Núcleo de Relações Internacionais, que promovem formação profissional e intercâmbio estudantil por meio de parcerias com universidades estrangeiras. Sendo uma Instituição de Ensino Superior (IES) Confessional e Comunitária é inspirada no lema “Educação para a Paz” e movida pelo seu Patrono, São Francisco de Assis, tem como missão a produção e a difusão de conhecimento, da fraternidade e da solidariedade. Informações no site: usf.edu.br