Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cinco jovens fazem a Profissão Solene na Ordem dos Frades Menores

02/09/2019

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – A Província da Imaculada Conceição do Brasil e a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola celebrarão o ingresso definitivo na Ordem dos Frades Menores de cinco jovens frades no dia 8 de setembro, na Celebração Eucarística, às 10 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ). Os futuros professos são os jovens angolanos Frei Canga Manuel Mazoa e Frei Santana Sebastião Cafunda; e os brasileiros Frei Gabriel Dellandrea, Frei Hugo Câmara dos Santos e Frei Roger Strapazzon.

Frei Marcos Antônio de Andrade, mestre do tempo da Teologia, explica que, segundo a doutrina da Igreja, «pela profissão religiosa, os membros se comprometem com voto público a observar os três conselhos evangélicos, são consagrados a Deus pelo ministério da Igreja e são incorporados no instituto com os direitos e os deveres definidos pelo direito».

“Na verdade, é uma profissão pública, de um compromisso de buscar seguir mais de perto a Jesus Cristo, observando os conselhos evangélicos, de viver por todo o tempo da vida sem nada de próprio, em obediência e em castidade. E isso se dá após um percurso de vida que começa com a consagração batismal, passando pelo discernimento vocacional, as etapas da formação inicial na Ordem (postulantado, noviciado e profissão temporária) até o frade, de livre e espontânea vontade, com gestos visíveis, se entregar definitivamente à fraternidade provincial”, detalha Frei Marcos.

Para o mestre, a profissão solene, além de ser um ato próprio da vida religiosa, que acontece na presença dos frades da Ordem, é também um ato eclesial, pois a Ordem está inserida na Igreja. “Na introdução do ritual se diz: ‘O rito da profissão solene ou perpétua, se realize durante a missa e seja celebrado de preferência num domingo ou numa Festa do Senhor… e que os fiéis sejam informados a tempo sobre o dia e a hora da celebração, para que possam participar em maior número’. É a igreja que, nesse dia, irá acompanhar e testemunhar a profissão dos religiosos, especialmente com a oração e a prece”, continua Frei Marcos.

Segundo ele, por ser um ato público e eclesial, o frade, mediante a autoridade do Ministro Provincial, que recebe os votos, passa a ser então incorporado definitivamente na Ordem dos Frades Menores com seus direitos e deveres.

“É o momento mais importante da vida de um frade e da Província, não somente porque marca o término de uma das etapas da vida religiosa, mas porque teremos mais alguns irmãos que juntos, como diz o final da fórmula da profissão, estaremos no caminho da perfeição e da caridade no serviço a Deus, à Igreja e à humanidade”, completa Frei Marcos.

Depois da leitura do evangelho, começa-se o rito na seguinte ordem: chamado do professando; apresentação de sua trajetória vocacional; diálogo com o celebrante; homilia; prostração e ladainha de Todos os Santos; profissão dos votos e bênção aos professandos.