Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos e beneditinos fazem momento celebrativo em Sorocaba

13/07/2022

Notícias

Muita gente não sabe, mas as duas Ordens, a Beneditina e a Franciscana, têm uma aproximação peculiar. O fato é que Francisco se aproximou dos monges beneditinos do Monte Subásio, nas proximidades de Assis, na Itália, há mais de 800 anos, e ganhou deles a igrejinha da Porciúncula, que depois se tornou o berço da Ordem Franciscana.

No sábado, dia 9 de julho de 2022, o grupo de jovens “Peregrinos”, da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos (Sorocaba, SP), familiares dos jovens, catequistas e o Frei José Raimundo de Souza, OFM, foram até o Mosteiro de São Bento (Sorocaba) para um momento celebrativo entre Beneditinos e Franciscanos. O dia de São Bento é celebrado em 11 de julho.

Pela primeira vez as duas Ordens se reuniram dentro do Mosteiro de São Bento. Na “Celebração da Gratidão”, nome escolhido para o encontro, Frei José Raimundo leu o texto nas Fontes Franciscanas – Compilação de Assis, capítulo 56 – que narra como os Monges Beneditinos disponibilizaram a Francisco e seus companheiros o uso da igrejinha, como os frades passaram a retribuir a gentileza e generosidade dos monges, e o valor que o local passou a ter na vida do santo de Assis.

Em seguida, Frei José propôs uma reflexão sobre a querida capela de Santa Maria dos Anjos., acentuando o seguinte trecho biográfico: “Francisco disse aos frades que jamais deveriam abandonar este lugar. Se alguém expulsasse os frades por uma porta, que entrassem pela outra. Este lugar é sagrado”, ressaltou ele.

Dom Rocco Fraioli, OSB, confirmou o fato pela visão beneditina ao destacar que os monges entregavam aos frades um barril de azeite, especiaria muito importante para a época: “servia para acender as lamparinas, para fazer comida, para cuidar das feridas”. O monge também explanou sobre o modo de vida dos beneditinos e a importância do Mosteiro para a cidade de Sorocaba.

Foi com muita alegria e entusiasmo que Dom Rocco, monge responsável pelo mosteiro, acolheu a todos, possibilitando um agradável encontro fraterno de troca de experiências. Reunidos no presbitério da igreja do mosteiro, em clima celebrativo e descontraído, aconteceram as trocas de presentes, conforme o que diz nas Fontes Franciscanas: “E quando os frades levavam todos os anos os peixinhos para os monges, eles, por causa da humildade do bem-aventurado Francisco, que fazia aquilo porque queria, davam a ele e a seus irmãos uma vasilha cheia de azeite (Compilação de Assis, 56).

E assim foi feito: os beneditinos entregaram aos visitantes uma garrafa de azeite e uma de vinho e os franciscanos levaram aos beneditinos peixes e uma cesta de frutas.

O encerramento da celebração ocorreu na área lateral do mosteiro, onde todos os participantes se confraternizaram e tomaram um lanche oferecido por Dom Rocco. Nesse momento uniu-se ao grupo outro monge que trabalha no mosteiro, Dom Inácio Caciagli, OSB.

A “Celebração da Gratidão” foi concluída com a bênção final dada por Dom Rocco. Que os santos, São Francisco de Assis e São Bento, intercedam a Deus por nós!


PasCom/Paróquia Bom Jesus dos Aflitos – Sorocaba (SP)