Franciscanos descalços pelos mais pobres
22/06/2017
” Lá vai são Francisco pelo caminho, de pés descalços, tão pobrezinho”.
Narrada pela poesia e sensibilidade de Vinícius de Moraes, a atitude de despojamento e simplicidade do Santos de Assis são a prova de que sua pobreza nos deixou um verdadeiro exemplo a ser seguido. Seu gesto não foi somente exterior, pois sua conversão significou assumir uma nova postura, um novo modo de viver e relacionar-se com tudo e com todos, fazendo dos últimos, marginalizados e excluídos os seus verdadeiros irmãos. Para ele, os frades deveriam alegrar-se quando estivessem entre pessoas vis e desprezadas, entre pobres, fracos, enfermos, leprosos e os que mendigam pelo caminho, e que se fosse necessário deveriam pedir esmolas.
Foi essa motivação que levou a equipe de preparação das Missões Franciscanas da Juventude, reunida na noite fria do dia 20, na Paróquia Santo Antônio, em Bauru (SP), vivenciar um pouco da experiência de Francisco de colocar-se no lugar do outro.
Sensibilizados pelo trabalho realizado pelo Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade) de acolhida dos moradores em situação de rua da cidade de São Paulo, os jovens e todos os membros da Comissão Central finalizaram a reunião doando
os seus próprios calçados. No entanto, esse gesto de partilha foi complementado pela experiência de também sentirem na pele, ainda que por um breve tempo, o drama daqueles que todos os dias sentem nos seus pés a dureza da realidade de
rua, pois todos voltaram para seus lares literalmente de pés no chão.
Para Frei Diego Atalino de Melo e Frei Gabriel Dellandrea, do Serviço de Animação Vocacional, a adesão imediata e espontânea dos jovens para fazerem parte da campanha “Franciscanos pés no chão”, demonstrou que as reuniões de preparação da Missão Franciscana da Juventude já estão sendo uma verdadeira experiência evangélica, fazendo desses encontros não só um momento de discussão, organização e planejamento, mas principalmente de aprofundamento do carisma e espiritualidade franciscanas.
Acreditamos que estamos vivenciando e aprendendo que não basta apenas olharmos para o céu, se não tivermos os nossos pés bem plantados no chão da realidade onde estamos inseridos. Certamente experiências e atitudes como essa nos farão cada vez mais sensíveis às necessidades dos irmãos e irmãs, principalmente daqueles que mais precisam.
A V edição da Missão Franciscana da Juventude acontecerá de 17 a 21 de janeiro de 2018, nas cidades de Agudos e Bauru e contará com a participação de jovens de toda a Província.
Frei Diego Atalino de Melo