Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Assembleia da Missão de Angola começa nesta segunda

13/07/2016

Notícias

fidencio

Assim como os frades menores desta Província da Imaculada Conceição do Brasil se reuniram em Capítulo Provincial em janeiro último, quando definiram a vida e a ação evangelizadora dos frades nos próximos três anos e elegeram o novo governo provincial, também a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola terá a sua Assembleia Capitular, de 18 a 21 deste mês, na capital Luanda. Para participar deste momento importante na vida dos frades da Província e da Fundação, viajaram na quarta-feira (13 de junho) para Luanda o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel; o coordenador da Frente das Missões, Frei Alexandre Magno C. da Silva e o Secretário para a Formação e Estudos, Frei João Francisco da Silva.

“Esta assembleia capitular é, antes de tudo, um encontro com os frades que lá estão em missão, um momento de celebração e ação de graças”, explica Frei Fidêncio. “Queremos estar com eles, senti-los e ouvi-los nas suas diferentes fraternidades e diferentes frentes de evangelização”, observou o Ministro Provincial. “Depois, vamos participar de um momento muito forte, determinante, que é a Assembleia propriamente dita. Creio que as mesmas perguntas que fizemos durante o nosso Capítulo, realizado em janeiro último em Agudos, estarão em pauta na Missão, com a mesma temática do lava-pés (serviço) e com o lema ‘Evangelizar como Irmãos e Menores’. Esse também é o nosso desafio na Missão. Não queremos, por assim dizer, fazer lá igual ao que se faz aqui, mas a mística deve ser a mesma, tanto no Brasil como na Missão. Ou seja, o rosto angolano do carisma franciscano da Fundação”, acrescentou.

Frei Fidêncio explicou também que a Assembleia é eletiva e que o novo presidente deverá ser escolhido entre três nomes que já foram homologadas pelo Definitório da Província da Imaculada: o atual presidente Frei José Antônio dos Santos, Frei Angelo José Luiz (o presidente anterior a Frei José Antônio)  e Frei Alisson Zanetti. “Vamos deixar para o Espírito Santo esse discernimento, para que nos ilumine nesse momento”, pediu o Ministro Provincial. Além do presidente serão eleitos três conselheiros, sendo que o mais votado assume automaticamente como vice-presidente.

Frei Fidêncio recordou que ainda vivemos os reflexos das celebrações dos 25 anos da presença franciscana em Angola. “Creio que o Capítulo quer ser uma resposta a esta celebração. Quais são os novos passos que queremos dar, numa dimensão de redimensionamento da nossa presença, da nossa vocação e da nossa missão?”, perguntou o Ministro Provincial, que será o presidente desta Assembleia. Segundo a Regra não Bulada de São Francisco, “cada ministro pode reunir-se com seus irmãos, onde lhes aprouver (…), para tratar das coisas que se referem a Deus” (RnB XVIII). Ainda segundo os Estatutos da Ordem dos Frades Menores o “Capítulo é uma instituição da maior importância para a direção da vida e da missão dos irmãos na Província”.

Nas Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, compete ao Capítulo Provincial “analisar o estado atual da vida e atividade dos irmãos da Província, procurar e propor meios oportunos para seu crescimento e emenda, deliberar e, de comum acordo, tomar decisões sobre novas iniciativas e assuntos de maior importância, bem como realizar eleições.” (CCGG, 215).

 UM POUCO DE HISTÓRIA

No dia 27 de setembro do ano passado, a Missão em Angola celebrou os 25 anos. Nesse tempo, 52 frades estiveram em Angola como missionários, sem contar outros tantos que passaram pela Missão para um período mais curto de ajuda na formação de frades, leigos e das Irmãs Clarissas e outras atividades.

Em 1991, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil celebrava os 100 anos de sua restauração promovida pelos missionário alemães. Ao mesmo tempo, a Ordem Franciscana se dirigia aos frades do mundo inteiro através de uma Carta, escrita em 1982 pelo Ministro Geral da época, Frei John Vaughn, chamada “A África nos Chama”. Era um convite a toda Ordem que saísse em missão para aquele Continente. Dizia a carta: “O irmão missionário será, primeiramente e antes de mais nada, um hóspede e um discípulo na Igreja local; mas ele não vem com as mãos vazias; seu dom à Igreja local é a espiritualidade franciscana, que está viva na Igreja universal. Cremos que esta espiritualidade é um aspecto particular da vida total da Igreja, à qual os africanos têm direito, como qualquer outro membro da Igreja universal”.  O gesto de gratidão à disponibilidade dos alemães e o apelo do Ministro Geral impulsionaram os frades da Província da Imaculada a partirem em missão para Angola.

Hoje, os frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus (FIMDA) estão divididos em cinco fraternidades: MALANGE – Fraternidade Franciscana do Seminário Monte Alverne e Fraternidade Franciscana São Damião; QUIBALA – Fraternidade Franciscana Santo Antônio; LUANDA – Fraternidade Franciscana São Francisco de Assis; e VIANA – Fraternidade Franciscana da Porciúncula. A Missão de Angola foi elevada à condição de Fundação, com o nome de Imaculada Mãe de Deus, no dia 26 de maio de 1998.

Por Moacir Beggo