Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aprendizes dos Canarinhos: Abertas as inscrições

11/02/2021

Notícias

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aprendizes do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Inteiramente gratuito, o curso, que é parte do projeto ‘Ponto de Cultura Aprendiz de Canarinho’, tem um ano de duração e é destinado a meninos e meninas entre 9 e 10 anos que sonham em crescer em contato com a música nos corais do Instituto. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro.

Contemplado por um dos editais da Lei Aldir Blanc em 2020, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, com apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, vai promover a seleção e a formação de novos aprendizes de maneira virtual sem que haja interrupção do projeto ou risco de contaminação.

Com duração de um ano, o curso – que oferece aulas de canto coral artístico, teoria musical, flauta doce, solfejo, técnica vocal e almoço (quando o ensino é presencial) – é porta de entrada para os corais do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Para participar, os meninos e meninas de 9 e 10 anos devem estar cursando o 4º ano do ensino fundamental em escolas públicas ou privadas.

Por conta da pandemia, as aulas acontecem on-line às terças e quintas-feiras, das 07h40 às 11 horas. De acordo com a gestora Rose de Mello, além dos ensaios e da formação musical, serão oferecidos pelo Instituto, também via Lei Aldir Blanc, dois concertos virtuais – sendo um deles com participação dos aprendizes, e uma live sobre “A Importância do Canto Coral na Formação Humana”.

“Nesta live haverá a inserção de depoimentos de ex-coralistas que, quando crianças, fizeram parte do Coral dos Canarinhos e a diferença que isto fez e continua fazendo em suas vidas”, explica. A seleção dos novos meninos e meninas, com base na análise da emissão sonora, disciplina, ritmo e afinação dos candidatos, será feita na plataforma mais acessível às famílias, podendo ela ser Zoom, WhatsApp ou Google Meet.


As inscrições podem ser feitas pelo site www.canarinhos.com.br ou pelo celular (24) 99926-1820.