Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades professos temporários fazem retiro antes da renovação dos votos

06/12/2021

Notícias

Os frades de profissão temporária do tempo da Filosofia da Fraternindade São Francisco de Assis, Palanca, estiveram em retiro, no Cento Franciscano, desde a tarde do dia 3 até o dia 5 de dezembro, terminando, às 17h30, com Adoração ao Santíssimo no Mosteiro das Irmãs Clarissas, presidida por Frei João Alberto Bunga. O retiro teve como pregador Frei Joaquim Mateus Barata, OFMCap.

Frei Joaquim levou os retirantes a refletirem sobre a dimensão dos votos, da admoestação e da correção dos irmãos e como exercer a autoridade e a obediência na fraternidade, relações entre ministros e súditos (Regra Bulada X).

Frei Joaquim lembrou que “os votos devem levar o frade a ter o espírito de pertença e uma identidade de frade menor. Os mesmos expressam um caminho para a vivência radical da doação a Deus, tendo como finalidade proporcionar a ruptura de todos os condicionamentos humanos, sejam personalistas, culturais ou ideológicos. Os votos expressam um gesto de total liberdade e disponibilidade”, disse.

Fazendo e dando explicações detalhadas sobre cada voto, acrescentou: “A pobreza evangélica significa a maturidade em adequar os bens materiais em prol da missão evangelizadora. Sendo um ato de fé em Deus, de humildade e expressão de amor. A castidade significa oferecer a Deus ‘o holocausto’ de nossos desejos corpóreos, tendo fidelidade de proporcionar a liberdade dos afetos. Frei Barata acrescentou que “os votos nos possibilitam fazer estabelecimento de relações maduras e centradas para além do desejo puramente sexual”.

Já a obediência, segundo o pregador, visa a maturidade plena, tornando-o dócil a inspiração do Espírito e capaz de renunciar às suas vontades personalíssimas. Declarou que “a pobreza é a primeira virtude a ser descoberta pelos santos fundadores”, mas também a primeira a ser esquecida pelos sucessores.

Frei Barata aconselhou aos frades a buscarem o Espírito do Senhor e a terem atitudes e comportamentos fundamentais de frade menor. A renovação dos votos dos frades professos temporários será neste dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, às 17h30, no Mosteiro Sagrado Coração de Jesus.


Frei Luís José Fernandes e Frei Tomás Gaspar