Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fila do pastel não tem fim em Pato Branco

28/06/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Pato Branco (PR) – Na véspera do feriado municipal do Padroeiro da Paróquia e da cidade de Pato Branco, do Sudoeste do Paraná, as movimentações e os últimos preparativos para a grande Solenidade de São Pedro e São Paulo estão a todo vapor. Nesta quarta-feira (28/06), dia chuvoso, muita gente já passou e ainda deve passar pelo salão paroquial para prestigiar a festa que envolve grande parte da cidade. Desde que a festa começou, uma grande equipe de voluntários não mede esforços e se dedica totalmente aos serviços em prol da festa do Padroeiro.

Catequista Moire Silva

A pastoral da catequese é responsável pelo setor da confecção e venda dos doces. A coordenadora Moire B. Silva conta que os catequizandos ajudam nos trabalhos de arrecadação das doações para a fabricação dos bolos. Segundo ela, são as catequistas que assumem a responsabilidade de fazer os doces e os bolos para a comercialização. Há 20 anos este trabalho é realizado pela pastoral da catequese. “Começamos num grupo bem pequeno. Primeiramente, nós apenas vendíamos o produto nos dias da festa, pois uma senhora fazia em casa. Alguns anos depois, assumimos o também o trabalho de fazer os doces. Nós produzimos bolo recheado, morango no espeto, cocada de maracujá e de coco, pé de moleque, amendoim ‘cri, cri’, doce de abóbora, canjica, arroz doce, cuscuz de tapioca, sagu com creme e puro, chocolate quente, enfim, tudo é produzido por nós, catequistas”, enfatizou a coordenadora, destacando que este ano apresentaram também a novidade do famoso “bolo no pote”, o culpado pelo grande sucesso do setor de doces.

Moire acredita que um dos desafios hoje é encontrar pessoas que sejam comprometidas para assumir os trabalhos. “Muitas vezes nos sobrecarregamos para dar conta dos trabalhos, pois não encontramos pessoas para nos ajudar”, confessou. Para ela, as expectativas para o dia do Padroeiro são as melhores possíveis. “É o dia que a gente mais espera”, disse ela, alegre e empolgada.

Segundo o pároco Frei Olivo Marrafon, o carro-chefe da Festa de São Pedro são os pastéis. São produzidos mais de 30 mil unidades e é um dos setores que conta com um grande número de voluntários, pois a ‘fila do pastel’, como dizem os patobranquenses, nunca tem fim. A coordenadora do setor, Carmem Bortolon, menciona que a preparação das massas é produzida com um mês de antecedência. “Este ano confeccionamos 35 mil massas de pastéis que exigiu de nós uma preparação grande. Contamos com os sabores de carne, pizza, queijo, banana, prestígio e chocolate, todos eles têm uma saída muito boa”, ressaltou. Carmem acredita que o maior desafio do setor é fazer um trabalho que venha carregado de amor e carinho. “A expectativa para o dia do Padroeiro é muito grande, todos nós acreditamos que vamos vender todos os pastéis que produzimos”, aposta a coordenadora, convidando: “Venham saborear os nossos pastéis!”.

Paulo e Olanda

O casal Paulo e Olanda trabalha voluntariamente há mais de 27 anos no setor da cozinha. A organização depende sempre do calendário que o Conselho Paroquial realiza. Assim, de acordo com a necessidade de cada ano, com a ajuda de uma grande equipe de voluntários, o casal coordena e distribuí os trabalhos. “Sem os voluntários, a festa não aconteceria”, destacam eles. Acreditam também que nestes últimos anos a venda e a comercialização dos produtos tem tido um grande aumento. Outra novidade é a produção do quentão sem álcool, uma norma que a Diocese de Francisco Beltrão instaurou em todo o território da Diocese. Paulo e Olanda acrescentam que para o dia do Padroeiro as expectativas são as melhores. “Estamos cansados, mas mesmo assim já bate uma saudade de fazer tudo de novo. É gratificante, graças a Deus!”, enfatizam eles.

As missas da Solenidade de São Pedro e São Paulo acontecerão em três horários. Às 7 horas, às 9h30 e às 19 horas na Paróquia. Além disso, o dia todo será de festa com a deliciosa churrascada, jogo do bingo e festejos em geral.