Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missa presencial encerra o Tríduo da 170ª Festa de São Pedro em Gaspar

28/06/2020

Notícias

Gaspar (SC) – Encerrando o tríduo da 170ª Festa de São Pedro Apóstolo, foi realizada na noite deste sábado (27), na Igreja Matriz, em Gaspar, a terceira celebração religiosa. Essa foi a primeira missa com presença de fiéis, já que por orientação da Diocese as celebrações presenciais estavam suspensas desde o início da pandemia, há cerca de três meses. Quem retirou a senha antecipadamente na Secretaria Paroquial pode voltar a sentir a emoção de participar da bela celebração religiosa conduzida por Frei Paulo Moura. A terceira Missa do Tríduo também homenageou São Paulo Apóstolo, Padroeiro da Diocese de Blumenau.

A celebração teve novamente focos na caridade e na partilha, seguindo o tema central da festa deste ano.  “Com São Pedro, testemunhas de uma Igreja fraterna e solitária”, os fiéis reviveram mais uma ensinamento bíblico de São Mateus: “Eu estava doente e vocês cuidaram de mim” (Mt 25,36b). As doações, desta vez, foram de fraldas geriátricas e material de limpeza que vão socorres dezenas de famílias que passam por necessidades neste momento.

Frei Paulo, em sua homilia, lembrou a Igreja fraterna e solidária que se preocupa com o próximo. Segundo ele, essa Igreja está personificada nos apóstolos Pedro e Paulo. ”Celebrar a vida desses dois apóstolos de Jesus Cristo é celebrar a vida da própria Igreja, que é constituída de muitas dimensões: a dimensão hierárquica, estrutural, administrativa, sacramental. E todas essas dimensões são símbolos da própria pessoa de Pedro, é também de Paulo na dimensão missionária”, enfatizou o pároco. Frei Paulo disse ainda que, para entender a missão dos apóstolos Pedro e Paulo, e assim entender a missão de toda a Igreja, o Evangelho aponta para uma pergunta fundamental feita por Jesus Cristo aos seus apóstolos: “o que o povo pensa quem eu sou?”. Os apóstolos responderam: – Uns dizem que tu és João Batista, Elias, Jeremias ou outros profetas. Na verdade, explicou Frei Paulo, “as pessoas viam Jesus apenas como homem bom, não haviam percebido nele sua verdadeira identidade”. Insatisfeito com as respostas, explicou o frei, “Jesus questionou os apóstolos: E vocês que andam comigo? E Pedro respondeu: – tu és o messias, o filho de Deus”. Segundo frei Paulo, Deus se revela a quem se compromete com o seu Reino, e a vocação da Igreja é ser solidária. “No tríduo deste ano, fizemos campanhas solidárias que mostram outra dimensão da Igreja, que se preocupa com os outros, testemunho de uma igreja fraterna e solidária”, finalizou.

Missa do Padroeiro

Neste domingo (28), último dia da 170ª Festa de São Pedro, vão acontecer duas missas do padroeiro: às 9 horas e 19 horas. As celebrações religiosas também terão presença de público, porém, limitado a 30% da capacidade da igreja, sendo que apenas a missa das 9 horas terá transmissão pelo Facebook da Paróquia e da TV Gaspar e no canal Youtube da TV Gaspar.

Ainda no domingo, a Paróquia vai servir, em sistema de delivery, o tradicional churrasco. A entrega será das 11h às 14h30. Quem vier de carro vai receber o churrasco no drive-thru, montado no pátio do Cristo Reis (entrada pela Coronel Aristiliano Ramos),  onde não será preciso sair do carro, garantindo total distanciamento e segurança. Durante os avisos paroquiais, frei Paulo agradeceu a participação da comunidade na 170ª Festa de São Pedro e disse que praticamente todos os cartões do churrasco foram vendidos. As pessoas interessadas em participar das missas deverão pegar a senha durante a semana na secretaria paroquial.


Pascom da Paróquia de Gaspar