Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de São Pedro Apóstolo: 2º dia do Tríduo tem doações para Campanha do Agasalho em Gaspar

27/06/2020

Notícias

Gaspar (SC) – Caridade, partilha, fraternidade e união são palavras que reforçam a proposta religiosa da 170ª Festa de São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Na 2ª Missa do Tríduo, realizada na noite desta sexta-feira (26) na Igreja Matriz, os fiéis mais uma vez não puderam estar presentes, porém, através da internet assistiram a celebração presidida por Frei Aldo, transmitida pelo Facebook da Paróquia e da TV Gaspar e canal YouTube da TV Gaspar.

Neste ano, a festa do Padroeiro São Pedro tem como tema “Com São Pedro, testemunhas de uma Igreja fraterna e solitária”, acompanhado do lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,25-37. Na celebração religiosa desta sexta-feira, a caridade, partilha e fraternidade se materializaram no ensinamento bíblico do Evangelho segundo Mateus: “Eu estava sem roupa e vocês me vestiram” (Mt 25,36a). Durante a semana, os fiéis puderam doar roupas, calçados e cobertores novos ou usados para a Campanha do Agasalho 2020, que coincidiu com a chegada de uma massa de ar frio ao Estado neste fim de semana. As doações serão entregues à Conferência Vicentina, braço social da Paróquia São Pedro Apóstolo em Gaspar, que depois irá distribuir às famílias cadastradas junto à instituição.

Em sua homilia, Frei Aldo afirmou que embora as circunstâncias da Festa do Padroeiro sejam atípicas não impede a renovação e a comunhão espirituais. O frei lembrou que o tema da Festa deste ano não foi escolhido por acaso. Ele repousa sobre o testemunho de São Pedro sobre a primeira comunidade eclesiástica de Jerusalém, e alertou: “Queremos, sim, uma Igreja de irmãos solidários, pois se não formos solidários, então nós não seremos uma Igreja Cristã nem discípulos de Jesus”. O celebrante reforçou a importância de servirmos aos mais necessitados, dando-lhes de comer e vestir, porém, não podemos nos esquecer das carências espirituais dessas pessoas e conclamou todos os cristãos a aprenderem mais sobre os ensinamentos de São Pedro e a imitarem suas virtudes. “Celebrar São Pedro é ter união, assim como a unidade das nossas 17 comunidades religiosas que formam a Paróquia”, finalizou frei Aldo.

Terceira Missa do Tríduo – Nos avisos da missa, Frei Paulo Moura, pároco da Matriz São Pedro Apóstolo, lembrou que as ações solidárias da 170ª Festa de São Pedro continuam neste sábado (27), quando acontece a 3ª Missa do Tríduo, a partir das 19 horas, tendo como tema “Eu estava doente e vocês cuidaram de mim” (Mt 25,36b). A proposta agora, segundo ele, é que as pessoas doem fraldas geriátricas, que vão beneficiar centenas de idosos moradores de Gaspar.

A grande novidade da missa deste sábado é o retorno do público à igreja matriz depois de mais de três meses. Em função das medidas de segurança sanitária, o templo está com sua capacidade reduzida a 30%. Desta forma, explica o pároco Frei Paulo Moura “as pessoas precisarão de uma senha para participar das missas presenciais”. Para as celebrações deste fim de semana, a senha deve ser retirada até 11 horas da manhã deste sábado na Secretaria da Paróquia. “É a única forma de controlarmos o acesso”, justifica o frei. Ele reforça que o uso de máscara é obrigatório durante a celebração, assim como a higienização das mãos com álcool em gel no acesso à igreja. Paralelamente, a celebração será exibida no Facebook da Paróquia São Pedro e da TV Gaspar e no canal YouTube da TV Gaspar, que vem transmitindo todas as missas na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo desde o início da pandemia. Para as missas da semana, as pessoas devem retirar a senha na Secretaria Paroquial, das 8 às 17 horas.

No domingo (28), último dia da festa, as celebrações religiosas (9h e 19h) também terão presença de público limitado a 30% da capacidade da igreja. Ainda no domingo, a Paróquia vai servir, em sistema de delivery, o tradicional churrasco. A entrega será das 11h às 14h30min no sistema drive-thru, onde as pessoas nem precisarão sair de seus carros garantindo total distanciamento e segurança. Frei Paulo avisa que não haverá venda de cartões no dia. Portanto, os interessados no churrasco devem procurar a Secretaria da Paróquia até o final da manhã deste sábado, para a compra do cartão. Por fim, convida a todos a prestigiarem os festejos da 170ª Festa de São Pedro Apóstolo.

 

Pascom da Paróquia de Gaspar