Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa junina na Comunidade da Rocinha

17/06/2019

Notícias

Durante os dias 7, 8, 14 e 15 deste mês realizou-se, na Comunidade da Rocinha, a tradicional Festa Junina da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Evento que mobiliza todos os membros de pastorais e que proporciona à comunidade quatro noites de alegria e de resgate das heranças culturais nordestinas, região de onde veio a maioria dos moradores da Rocinha.

Canjica, milho, churrasco, forró, quadrilhas e muitas brincadeiras transformam o pátio da igreja em um refúgio para toda a família, onde é possível se divertir e aproveitar as festividades de junho sem grandes preocupações. A única preocupação talvez tenha sido o espaço, que se tornou um formigueiro por conta das milhares de pessoas que passaram por lá nos dois finais de semana. E os paroquianos podem aproveitar não só a festa, como também seus frutos, já que com o dinheiro arrecadado são esperadas diferentes obras de reforma e ampliação da Casa de Deus.

Legado e Tradição

A Paróquia, que no ano passado completou 80 anos de existência, teve sempre em sua história a presença desta festa que já mobilizou diferentes gerações. Dona Therezinha, de 92 anos, lembra que “antigamente as salsichas do cachorro-quente eram preparadas em sua casa e em seguida levadas para a barraca”. Já seu neto, que fez a crisma recentemente, pelo terceiro ano atua em diferentes barracas, mantendo assim vivo o legado de sua vó e também a tradição paroquial de tantas décadas.

E festa é conhecida como Arraiá da Fundação devido à antiga presença da Fundação Leão XIII que auxiliava os moradores e funcionava num prédio anexo à igreja. Ainda hoje, essa localidade na Rocinha é conhecida como Fundação, ainda que ela já não exista mais ali, como ocorre com os nomes de outros sub-bairros da comunidade.

Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem