Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa da Penha 2024 destaca a importância da vida em fraternidade

01/04/2024

Notícias

Neste domingo o céu se abriu e o sol brilhou para que os devotos de Nossa Senhora da Penha pudessem viver o início dos festejos em louvor a padroeira do estado do Espírito Santo. A partir do tema: “Ó vem conosco, vem caminha”, inspirado na canção ‘Pelas Estradas da Vida’, dos anos 90, o povo é convidado a viver experiências da fé durante nove dias, até o encerramento das celebrações, no dia 8 de abril. 

Inspirado pelo tema central da 454ª edição da festa, Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha, localizado em Vila Velha, iniciou o primeiro dia do Oitavário, no Campinho do Convento, na tarde do dia 31 de março, quando também celebramos o Domingo de Páscoa. Citando momentos e antigas características do espaço de devoção, o frade abriu a reflexão sobre a abordagem escolhida para este ano. “‘Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás’. Isso é justamente para entendermos que não caminhamos sozinhos”.  

Mencionando outro trecho da música: ‘Contigo pelo caminho, Santa Maria vai’, Frei Djalmo, falou sobre a força da presença de Nossa Senhora na caminhada de seus filhos e filhas. “ Maria que caminha conosco, que assume nossas dores, nossos sofrimentos, mas também nossas alegrias”, reforçou.  Ao final, o frade lembrou dos estragos provocados pelas chuvas na cidade de Mimoso, no sul do estado capixaba, e a mobilização do poder público e da comunidade para levar mais dignidade às pessoas que sofrem. Ele falou sobre o novo manto doado pelo padre Wanderson Braga para a imagem de Nossa Senhora da Penha.

Santa Missa

Firmes na fé e na devoção a santa, o povo acompanhou, após o primeiro Oitavário, a Santa Missa presidida pelo Frei Gustavo Medella, Vigário provincial, que também representou Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. O frade iniciou a celebração cantando ‘Tocando em frente’, do cantor e compositor Almir Sater, e espontaneamente os fiéis cantaram junto com o sacerdote.

A celebração foi acompanhada pelo Frei Luciano Lopes e Frei Eduardo Vely de Mesquita, da Província de Santa Cruz (MG). Da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil estavam: Frei Felipe Carretta, Frei Vinícius de Oliveira Betim, Frei Pedro Engel, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Djalmo Fuck e Frei Augusto Luiz Gabriel.

Em sua homilia, o frade destacou o Domingo de Páscoa e a relação desse dia com a presença de Maria na vida de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, a relação do tema da Festa da Penha com o chamado que a Mãe de Deus faz para a humanidade, relacionando sua figura materna com o movimento da caminhada para a salvação. “É Nossa Senhora em movimento! Mesmo movimento que permitiu ao Filho de Deus vencer a frieza e a dureza do sepulcro de pedra para ressuscitar! Movimento que fez Maria Madalena levantar muito cedo na manhã medrosa de um dia em que apenas lhe restava cuidar com carinho da sepultura d’Aquele de quem ela era discípula. Movimento potente, expansivo, contagiante, surpreendente, partilhado com os discípulos Pedro e João, que os coloca e marcha imediata para testemunhar a verdade que lhes preencheu o coração: “O Senhor está vivo! Ele ressuscitou! ”, exclamou.

Frei Gustavo ainda falou sobre o sentido do movimento que coloca a Igreja em Caminhada, como a relação do estar junto, do viver em fraternidade, de ser discípulos junto com Maria de ser promotor e promotora da paz, além do movimento feito pelos devotos. “A Festa da Penha, você já sabe, é a Festa da Caminhada: das romarias, do sobe e desce da ladeira, dos encontros e abraços, da acolhida e da renovação da esperança. E é nesta força que, em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e dos Frades que doam sua vida caminhando o ano inteiro com os devotos de Nossa Senhora da Penha, que desejo acolher a cada um”, afirmou. 

O prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho e a primeria-dama, Andressa Barcelos; assim como o Secretário Cultura e Turismo, Roberto Patrício Júnior e esposa participarem do primeiro Oitavário. A programação da noite foi encerrada com apresentação do Concerto da Penha.

O dia começou cedo

Ainda no domingo os devotos da Penha puderam participar de celebrações na Capela do Convento, logo cedo, às 5h. Também no período da manhã foi realizada a 11ª Corrida da Penha, entre a Praça dos Ciclistas, em Itaparica, e o Parque da Prainha. Mais de 2,5 mil atletas percorreram 7 quilômetros.

No entanto, no sábado pela manhã, ainda na fase de preparação para o início das festividades, a população de Vila Velha e da região pode acompanhar a instalação no terço gigante, no Campinho do Convento da Penha. A peça é um dos símbolos da festa que já está completando 26 anos. Ainda no sábado, no período da noite, foi acesa a imagem de luz, na orla da Praia da Costa. A obra leva 100 mil lâmpadas representando os romeiros em procissão de fé que tomam conta das homenagens à Mãe das Alegrias, como também é conhecida Nossa Senhora da Penha.

VEJA COMO FOI O 1º DIA DE FESTA DA PENHA


Adriana Rabelo e Frei Augusto Luiz Gabriel (fotos)