Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Feira leva o Nordeste para o Seminário São Francisco

21/06/2013

Notícias

feira

seminarioPor Frei Gilberto Silva

Começa neste domingo, dia 23 de junho, a 3ª Feira de Conhecimentos do Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, SC. Neste ano, o tema é “Isto é Nordeste, isto é Brasil”.  Para tratar a temática, a feira apresenta uma exposição de obras de arte de artistas da região, estatísticas regionais, a literatura de cordel, momentos importantes da história nordestina, bem como o polêmico projeto da transposição do Rio São Francisco, as diversas expressões da religiosidade popular (dentre a elas a devoção a São Francisco das Chagas, cultivada em Canindé, no Ceará) e outros temas. Merece destaque a pequena casa de pau a pique construída  especialmente para a Feira.

Preparada pelos seminaristas com o acompanhamento dos professores e dos frades, a Feira de Conhecimentos é um evento já tradicional nos seminários da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e teve seu início no Seminário Santo Antônio, em Agudos, SP. Com a transferência do Ensino Médio para Ituporanga, a iniciativa veio junto, alcançando grande aceitação entre as várias escolas da Região. No ano passado, mais de 4.500 alunos de todas as etapas de ensino visitaram o Seminário durante a Feira. Neste ano, a expectativa é que este número seja ultrapassado.

A Feira de Conhecimentos é  uma iniciativa acadêmica interdisciplinar na qual professores e alunos se reúnem em torno de um tema previamente escolhido e desenvolvem diversos trabalhos com as mais variadas características. Em 2012, o tema foi “Política em Foco”, abordando questões como  ditadura militar e literatura, questão financeira, políticas públicas, entre outros.  Em 2011, com a “estreia” do Ensino Médio em Ituporanga, o tema do evento foi o Próprio Seminário São Francisco de Assis. A Feira de Conhecimentos 2013 começa neste domingo e vai até a próxima sexta-feira, dia 28 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3533-1197.